O blog da Maria Filó

Estilo criativo: truques para compor looks autênticos

Estilo criativo

Antes de mais nada, o vestir em si já é uma tarefa na qual podemos explorar muito nossa criatividade, imaginação e deixar nossos dias ainda mais divertidos. Levar esses pontos ao máximo é a proposta do estilo criativo. Ele nada mais é do que um mix repleto de referências dos outros estilos, como o romântico e o contemporâneo.

Portanto, o estilo criativo flerta com vários truques de styling, misturas de estampas, cores e outras ferramentas. O resultado desse jogo é um look exatamente com a sua cara. Isso porque com tantas possibilidades, a originalidade pede passagem e mostra toda sua personalidade através das roupas e acessórios. Se em relação aos outros estilos nós sempre dizemos que as regras devem ser esquecidas, no criativo, elas nem existem.

Explorar essa verve vai além de se envolver com a sua moda. É também uma forma poderosa de autoconhecimento. Afinal, ele possibilita que você conheça mais seus gostos e coloque-os em prática.

Checklist do estilo criativo

Exercitar toda a musa criativa que existe em você é a missão do estilo do dia. Portanto, vamos te ajudar com um checklist esperto para dar o start em um look criativo. Já adiantamos que as estampas e as cores, do preto ao verde, fazem parte da paleta  do estilo.

Estilo criativo
Foto: Jenny Walton/Reprodução

Um dos segredos para compor um visual criativo é deixar o medo de lado e experimentar combinações. Libere suas vontades e jogue-se nas cores, estampas, acessórios e sapatos imponentes. Mas, claro, nunca leve nada ao pé da letra, como uma obrigação. Ser criativa no look é sinônimo de usar o que você gosta, sem receita ou fórmula pronta.

Combinação de cores: verde e rosa

Estilo criativo
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Brincar com cores e estampas é uma das máximas do estilo criativo. Ouvimos falar sobre uma combinação colorida que pode entrar nesse jogo para dar muito samba. A dupla em questão é a do verde com rosa.

À primeira vista pode parecer que as duas tonalidades podem brigar uma com a outra no visual, mas é bem diferente disso. Sejam em nuances mais claras ou escuras, as duas se saem de forma estilosa e muito interessantes visualmente. Portanto, vale apostar nessa dobradinha colorida.

As possibilidades na hora de compor um look verde e rosa são as mais diversas. Você pode usar cada roupa em uma cor, uma estampada e a outra lisa, além escolher peças de uma mesma coloração e adicionar a outra nos acessórios. Fique à vontade e trabalhe o duo da forma que preferir.

Exercitar as várias maneiras de usar suas peças é um dos pontos mais divertidos da moda e, consequentemente, do estilo criativo. Então, a hora de colorir seu dia com de verde e rosa é agora!

Mix de estampas

Estilo criativo
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Compor um mix de estampas é algo que ainda pode gerar uma certa insegurança. Já que um print por si só já deixa o look em evidência, usar outro pode assustar. Mas garantimos que não, uma bela mescla de padronagens pode ter um resultado incrível e ser mais prática do que você imagina.

Um truque para criar essa composição é escolher uma cor que predomine nas duas ou mais estampas. Feito isso, um outro recurso é alternar as formas dos prints da parte de baixo com a parte de cima. Um exemplo é usar uma estampa menor e mais agrupada no top e no bottom usar uma maior, mais ampla, ou vice-versa.

Alaranjados, verde, lilás e vermelho são algumas das cores que você pode usar na sua paleta estampada. Outro ponto é o de que as estampas podem ser da mesma “família”, como listras verticais com horizontais, mas isso não é uma regra. Vale investir também em floral com animal print… Os encontros aqui são infinitos.

Visual poderoso

Estilo criativo
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Ainda seguindo o mood das estampas, vamos falar mais uma vez delas e enaltecer sua riqueza de detalhes. As dicas do tópico anterior seguem fortes, mas tudo que é bom pode ficar ainda melhor.

Escolhidos os prints e as cores, é hora de explorar mais a forma como você pode usar as peças. Tirar uma roupa da sua zona de conforto também faz parte da to do list de um look criativo.

Uma camisa, por exemplo, pode ser usada de uma forma mais despojada, com uma parte por dentro do bottom e outra não. Pode receber um nó na parte de baixo, as mangas podem ser suspensas. O mesmo vale para outros modelos de blusa. Que tal jogar mais uma peça no topo? As sobreposições podem entrar na brincadeira.

Indo além das roupas, os acessórios também podem ter seu papel de destaque. Brincos e colares com formas irreverentes, grandes ou não, podem destacar o rosto e o colo. Pulseiras poderosas podem acrescentar um peso diferente aos braços. Os cintos podem dividir o look e criar um efeito para lá de interessante.

Cores + estampa

Estilo criativo
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Aprendemos na escola que as operações matemáticas nos acompanham em quase todos os momentos da vida. E podemos dizer com tranquilidade que, na moda, os cálculos também estão presentes. Mas não estamos falando de equações, nem de subtrair e efetuar, a história aqui é somar peças e multiplicar estilo.

Todos os itens de um look podem ter um resultado para lá de exato. Quando somamos cores em roupas e acessórios, o visual ganha uma informação cromática muito autêntica. Para fechar essa conta, uma dica é trabalhar com cores complementares e análogas, assim, fica bem fácil entender sobre as combinações.

Falamos tanto sobre mix de estampas, mas é importante lembrar que o estilo criativo não se resume a esse recurso. O que realmente vale é você desfrutar da liberdade de usar as peças que deseja, sejam elas estampadas ou não, sem se importar com o que os outros vão pensar. Usar a moda a seu favor e do seu autoconhecimento é deixar as regras de lado e ser ainda mais protagonista da sua história.

Colorindo em blocos

Estilo criativo
Fotos: Irony Of Ashi e Maria Filó

As criativas não economizar na hora de jogar com as cores na produção. Como bem vimos, apostar em combinações vibrantes, estampadas e repletas de detalhes é realmente a praia delas. Então, para colorir o visual com uma assinatura mais do que rica, o color blocking é mais uma tendência a ser explorada.

Assim como as outras lições coloridas, criar um look com bloco de cores não é nada burocrático. Usando o caminho dos tons complementares, análogos e investindo nas tríades, fica fácil saber quais tonalidades explorar. A paleta da temporada conta com o amarelo, roxo, azul, verde e laranja como as estrelas coloridas da vez.

Personalidade das criativas

As donas do estilo criativo na maioria das vezes são aquelas mulheres que não se prendem aos julgamentos alheios. Elas vão além do que manda o script e experimentam, mudam, se reinventam. Acima de tudo, brincam, abraçam a ideia de que a moda é um exercício lúdico de criar, misturar, mudar, se divertir.

Quer aderir ao estilo, mas ainda está com receio? Comece com uma pastinha de referências. Salve looks que fazem seus olhos brilharem e aos poucos vá incorporando inspirações ao seu dia a dia. Não é para copiar e levar ao pé da letra. Tente interpretar do seu jeito, com seu olhar único. Aos poucos, você vai instintivamente começar a brincar mais, sem medo de ser feliz!

Nosso glossário fashion pode ajudar em muito na jornada de descobrir qual ou quais são seus estilos e aprender novas formas de usar suas roupas. Já falamos por aqui sobre o estilo romântico & moderno, contemporâneo, esportivo e clássico. E agora, o criativo entra na lista. Divirta-se com seus looks e sinta-se ainda mais linda!

  • Tags

  • Não são só as cores, estampas ou bordados que se destacam em um look. ...
    saiba mais
  • Muitos benefícios especiais e novidades. É assim que será o nosso mês ...
    saiba mais
  • Criar um colorido especial no look faz toda a diferença não só no visu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.