Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Estilo esportivo: descomplique e aposte no conforto

Estilo esportivo

O que vem à sua cabeça quando a gente fala em estilo esportivo? Se você pensou em roupa de academia, este post vai mudar os seus conceitos. Isso porque, apesar do nome, esse estilo nada tem a ver com a prática de esportes. E sim, com o desejo por peças básicas e confortáveis que descomplicam a nossa rotina.

Nossa enciclopédia de estilos universais ganha mais um capítulo. Hoje vamos falar sobre o estilo esportivo ou natural. Roupas mais básicas e confortáveis são as estrelas de quem adota esse mood como principal. Então tome nota: descomplicar sem perder a bossa é uma das máximas do esportivo.

Mas afinal, o que é estilo esportivo?

Estilo esportivo

O estilo esportivo tem a ver com usar roupas de atividades físicas no dia a dia? Não necessariamente. Apesar do nome, o estilo esportivo ou natural tem como suas principais peças aquelas são mais básicas, lisas ou com estampas mais tradicionais como o xadrez e as listras. De todos os estilos universais, o esportivo (ou natural) é o mais casual e versátil deles. Peças básicas, modelagens soltinhas e poucos detalhes são essenciais para caracterizar esse estilo, que surgiu para facilitar as atividades do dia a dia, com muita liberdade de movimento.

Por falar em origem, o estilo esportivo feminino surgiu na França. Uh-la-lá! No começo do século 20, Gabrielle Coco Chanel introduziu os primeiros trajes esportivos no prêt-à-porter. Inspirada pelo conforto e pela praticidade das roupas usadas pelos homens que trabalhavam no mar, Mademoiselle Chanel trouxe as listras e os shapes mais soltos para o guarda-roupa feminino, em oposição aos vestidos volumosos e aos espartilhos. Uma verdadeira revolução para os modos e modas da época. Mas que a gente agradece até hoje.

A verve mais casual dos looks desse estilo explora shapes mais soltinhos, comfy e sem linhas muito rígidas. O lado sporty fica por conta dos tênis, quando falamos de conforto nos pés, eles estão sempre em primeiro lugar.

Despojado que só, em um bom visual natural não vão faltar t-shirts, tons mais neutros e coringas, muito jeans. Por quê? Pois são peças que favorecem os movimentos em qualquer momento do dia. Essas roupas mais fluidas chegaram aos looks do dia em meados dos anos 1980 e 1990 para ficar.

Como montar um guarda-roupa esportivo

Estilo esportivo

Se a essência do estilo esportivo é descomplicar, montar um look nessa estética só pode ser muito simples, certo? Certíssimo. O guarda-roupa das adeptas do esportivo, normalmente, é composto por peças lisas, em tons neutros ou com estampas despojadas, como o xadrez e as listras. Os shapes prezam pela liberdade de movimento, assim como os tecidos, que são leves e confortáveis, a exemplo do algodão. Os sapatos, tênis e rasteiras, são propositalmente baixos para acompanhar o vai e vem na cidade.

A paleta de cores do estilo esportivo é prática e versátil. Os clássicos para toda a vida, preto, branco e cinza dividem espaço com os tons naturais (bege, marrom, marinho e oliva) na hora de criar looks à prova de erros. Afinal, como já deu para perceber, tudo no estilo esportivo é pensado para facilitar a vida na hora de se vestir.

Estilo esportivo

O combo preferido de quem segue esse estilo é, sem dúvidas, jeans e camiseta branca. Mas eles não são as únicas peças-chave por aqui: malhas em tricot, chemises, moletons, jaquetas, vestidos e macaquinhos também marcam presença no guarda-roupa esportivo.

Nos acessórios, quem dá as cartas é a leveza. Para isso, pedras brutas, miçangas, detalhes em madeira e couro ajudam a transmitir a naturalidade e a imagem easy going desse estilo.

Mix & match de estilos

Estilo esportivo

O desafio na hora de criar um look esportivo é justamente não cair no básico ou no excesso de informalidade. Mas nessa hora, você pode adicionar algumas pinceladas de outros estilos para deixar a produção mais interessante. Não sabe por onde começar? A gente te ajuda! 

Como as peças do estilo esportivo são básicas e versáteis, elas naturalmente se conectam com as do estilo clássico. Inclusive a paleta de cores neutra – comum aos dois estilos – facilita esse match. Elementos clássicos ajudam a deixar o look esportivo um pouquinho mais formal. Peças em alfaiataria, por exemplo, elevam o visual das t-shirts e fazem uma dupla pra lá de moderna com tênis.

Estilo esportivo

O esportivo também pode ganhar um toque romântico quando combinado com tecidos fluídos ou detalhes estruturados, como as mangas bufantes. Experimente trocar a calça jogging por uma saia plissada e dê cara nova ao duo tênis e camiseta.

Misturar listras com animal print, por exemplo, faz o esportivo colocar um pezinho no estilo criativo. Mas se você prefere ir com calma nas combinações, comece brincando com os acessórios. Incluir um colar ou uma bolsa statement no seu look tira qualquer t-shirt branca do lugar comum. 

Seja como for, o estilo esportivo é uma ótima base para você experimentar novas possibilidades. O importante é se divertir e deixar o look com a sua cara, como fez a Renata Freitas neste vídeo:

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.