Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Modern love: looks românticos e atuais para usar já

Estilo romântico

Um bom romance com toques modernos. Parece a definição de mais um daqueles filmes que tanto amamos. Mas não, estamos falando do estilo romântico que está presente nos looks mais contemporâneos. Ele ganha um refresh mais do que merecido e mostra que está com tudo.

Uma das marcas das produções românticas são os babados, as estampas de poá, florais, camadas e bordados. Tendências que não perdem nunca sua majestade. Mas o romance atual ganha uma assinatura mais cool e deixa o look para lá de despojado.

Os detalhes femininos mostram que o romantismo não é nada boring, pelo contrário. Os shapes foram atualizados e as roupas mostram que podem compor um mix and match perfeito com peças de outros estilos como o esportivo. Portanto, nada de bad romance, o que vale é explorar ao máximo as combinações.

Como surgiu o estilo romântico?

A chama Era Romântica surgiu no início do século XIX. Mas como outros grandes movimentos da história, não marcou apenas as artes plásticas, a literatura e as práticas sociais. Na moda, o estilo romântico atingiu em cheio as roupas femininas da época.

As peças mais tradicionais como os vestidos se tornaram cada vez mais estampadas, com flores e listras, além de receberem babados mais elaborados e volumes. No inconsciente do período, existia a ideia de que as mulheres deveriam se vestir como verdadeiras donzelas, como aquelas que viviam em fantasias e contos de fadas. Cores como o verde, rosa, lilás, todas bem claras, formavam a paleta.

O lado mais apaixonado era representado nas roupas por detalhes que até hoje marcam o estilo. Nas vestimentas de bailes e de outros eventos, os bordados, as cores mais suaves e ditas como femininas, como o rosa, estavam sempre presentes nos looks mais usados.

Falando em atualidade, hoje, o estilo romântico se mostra mais atualizado do que nunca, mas sem perder a elegância de suas características principais. Os volumes dos famosos vestidos formais dão um up em blusas e vestidos. A paleta de cores dá o tom feminino a peças com camadas e assimetrias.

Look romântico estampado

Estilo romântico
Fotos: Maria Filó e Reprodução

As estampas clássicas dos looks românticos são o floral e o poá. Isso porque desde o século XIX elas já figuravam entre os looks femininos da época e, como falamos anteriormente, estavam sempre presentes nos famosos bailes. Mas como sabemos bem, até os clássicos se renovam e aparecem com um ar mais moderno.

A combinação de tecidos primorosos com o poá é a garantia de uma produção romântica praticamente à prova de defeitos. Tecidos como a seda e o tule tem o poder de deixar o mood mais feminino e sofisticado de imediato.

Para adicionar uma dose mais cool à produção, combine com peças que sejam de outros estilos. O romântico pode formar uma dupla perfeita com o casual. Para isso, vale usar uma jaqueta jeans ou montar uma sobreposição com uma t-shirt branca, por exemplo.

Mangas bufantes

Estilo romântico
Fotos: Reprodução e Maria Filó

É hora de dar play e aumentar o volume no topo das produções. As mangas bufantes fazem seu revival de forma triunfal e aparecem nos looks despojados e com bossa da temporada. Equilibrando-se entre o romance e um quê mais arquitetônico, seu principal objetivo é desconstruir a silhueta e brincar com as proporções.

Nas peças únicas, a manga bufante amplia as possibilidades dos vestidos. Eles se tornam uma verdadeira carta na manga na hora de montar uma produção. Na hora de complementar o visual, acrescente acessórios que tragam um perfume mais fancy. Sabe aquelas peças com cara de joia? Jogue-se nos colares e brincos metalizados.

Blusas brancas

Estilo romântico
Fotos: Maria Filó e Reprodução

O clima de romance realmente está no ar. As blusas e camisas brancas e offwhite da temporada flertam com o boho e mostram que o estilo romântico está muito bem acompanhado.

Claras e neutras, as peças brancas são grandes coringas do armário. O romance da vez fica por conta de bordados, laise e entremeios que dão um toque de feminilidade e apuro à roupa. Sem dúvidas, delicadeza e versatilidade não faltarão.

Por serem clássicas e irem bem com qualquer outra peça, as blusas brancas podem sair de sua zona de conforto com facilidade. O estilo romântico pode chamar o esportivo para o show e estrelar uma composição com jeans e tênis.

A chave é experimentar sempre e trazer mais informação de moda ao look do dia. Truques de styling também são muito bem-vindos. Por isso, nós na parte de baixo da camisa, um charme com a gola e as mangas podem arrematar a produção com estilo.

Look lilás

Estilo romântico
Fotos: Livingly e Maria Filó

Seguindo o fio dos tons claros, chega a vez do lilás entrar em cena. O perfume de lavanda está no ar e também nos looks mais modernos da temporada. Então, a hora de incluir o lilás na sua paleta é agora.

Quando falamos de cores, temos um leque enorme de possibilidades de combinações e ideias. Isso porque não existem limites na hora de colorir o visual. Se você é fã de produções mais uniformes e com a mesma cor, pense em looks monocromáticos ou ton sur ton com o lilás. Essa é uma das formas mais práticas de usar roupas coloridas, mas ainda em um modo mais easy.

Mas se o seu verbo preferido é experimentar, você pode mesclar o lilás em peças com diferentes texturas e com outras cores. O verde é uma das tonalidades que junto com o lilás formam o duo colorido da vez. Portanto, vale dar uma chance a uma calça verde ou outra peça da tonalidade.

Roupas rosas

Estilo romântico
Fotos: Maria Filó e Reprodução

O ar sutil e delicado das roupas rosas, principalmente as claras, é mais um destaque do estilo romântico. E sabemos, que isso não é de hoje. O rosa por si só já traz consigo uma energia mais feminina e que deve muito à era de dois séculos atrás.

Mas se antes o reino absoluto do rosa nos looks românticos era quase uma verdade absoluta, hoje ele mostra que sabe muito bem dividir o protagonismo na paleta. Mais uma vez, o verde é a cor que vem de encontro ao tom e deixa o romance mais moderno do que nunca.

Os babados e as mangas mais amplas imprimem um estilo contemporâneo ao look rosado. Os shapes mais fluidos são os queridinhos da vez. Mas para combinar o rosa com verde, as estampas podem entrar em cena assim como as roupas lisas, uma t-shirt clássica pode ser a aposta. Não há regras, o que vale é você vestir o que gosta e sentir ainda mais confiante.

Romance para vestir e assistir

Duas coisas ficam na nossa mente quando pensamos em estilo romântico: os looks e os filmes e séries. Já falamos da moda, agora é vez de um romancinho para assistir. O cinema e a TV sabem muito bem como explorar os mais diversos tipos de romance e nós adoramos acompanhar.

Tem aqueles romances que nos fazer chorar, os que nos fazem rir e até os que nos fazem refletir. Por isso, fizemos essa seleção bem love is in the air com algumas produções para você ver ou até mesmo rever. Mas se quiser fazer uma maratona de comédias românticas, a gente tem uma lista esperta. Prepare a pipoca e dê o play!

Por fim, deixe o romance entrar nos seus looks do dia. Adicionar babados, mangas bufantes, cores leves e estampas delicadas é a chave para um visual romântico com uma verve moderna. Equilibrar e misturar os estilos deixa a tarefa do vestir ainda mais divertida e interessante!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.