O blog da Maria Filó

FAÇA SUA MALA

Paraty, a cidade que respira história

faça sua mala 1
Foto: paratyimperial.com.br

Ainda no clima de Pindorama, mergulhamos nos encantos de Paraty. No início de sua história, a cidade foi reconhecida como um importante porto de escoamento de ouro e café que embarcavam de Minas Gerais para Portugal. A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve também grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar e, por isso, era considerada sinônimo de boa aguardente.

Mas a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico. Porém, com a criação de rotas alternativas, a cidade se tornou isolada, vivendo quase um século de estagnação. Apenas na década de 1970, com a construção da rodovia Rio-Santos, voltou a se integrar à região. Bela cidade colonial, considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos.

faça sua mala 2
Foto: Casa Turquesa

A charmosa Paraty respira história. Ladeado pela Mata Atlântica e pela Baía de Ilha Grande, o conjunto arquitetônico é um grande tesouro da cidade, mas não é o único. A região oferece atrativos para todos os gostos, desde passeios vagarosos pelo Centro Histórico devido às ruas com calçamento “pé de moleque” (muitas apenas para pedestres) através de casarões coloniais, igrejas e praças bucólicas, e dos alambiques usados na fabricação de cachaça; até opções de ecoturismo- com caminhadas, cachoeiras e observações de pássaros- e passeios de barco para ver o encontro do verde exuberante da Mata Atlântica com o azul intenso do mar que cria uma paisagem única e encantadora.

Esse cenário mágico recebe durante todo o ano concorridos eventos e festivais culturais. A FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty) é a mais esperada – e famosa – delas.  Mas é sempre bom ficar de olho no calendário da cidade, que recebe muita coisa bacana ao longo do ano, como o ‘Paraty em Foco’ (Festival Internacional de Fotografia) agora em setembro; o Mimo, festival de música instrumental em outubro.

Selecionamos duas pousadas muito charmosas e a cara da cidade para quem gosta de se hospedar com muito conforto, boa comida e excelente hospitalidade.

Pousada Literária Paraty

Foto: Pousada Literária de Paraty

Situada no coração do Centro Histórico de Paraty, a Pousada Literária convida os seus hóspedes a desfrutarem deste Patrimônio Histórico Nacional com charme e sofisticação. Cercada pela riqueza cultural e pela exuberância natural da costa de Paraty, a Pousada ocupa um casario colonial dentro do centro histórico, restaurado e decorado pelo escritório Jacobsen Arquitetura.

Toda pousada tem uma essência literária. Nas histórias vividas e escritas pelos hóspedes durante a estadia e pela inspiração nas artes e na cultura da cidade. Nos últimos anos tem sido a Pousada Oficial da FLIP e teve a curadoria do jornalista Miguel Conde, que se inspirou em referências da literatura para garantir à pousada sua identidade cultural. A biblioteca da Pousada possui em torno de 4 mil títulos e em todos os quartos estão disposto livros para o prazer de leitura de nossos hóspedes. Alguns poucos casarões adiante da Pousada, na mesma rua, a Livraria das Marés pertencente à Pousada e oferece aos hóspedes mais um espaço para leitura e a pâtisserie com cardápio do chef Frederic De Maeyer.

faça sua mala 8
Foto: Casa Turquesa

Possuem um serviço de alta qualidade, instalações com conforto e lazer absolutos. São 23 acomodações, entre quartos e suítes, equipadas com cama king size, toalhas e roupões Trussardi de algodão de alta qualidade, amenities Natura e lençóis 600 fios para o bem estar do hospede. Um luxo só!

E ainda possuem  piscina climatizada na área central, bar, sauna seca, sala de massagens e o restaurante Quintal das Letras, conduzido pela chef Claudia Mascarenhas, servindo gastronomia contemporânea usando especialmente ingredientes da região de Paraty.

faça sua mala 9
Foto: Casa Turquesa

Um programa bem legal que eles organizam é o piquenique gourmet com produtos direto da horta da Fazenda Murycana,  propriedade da Pousada,  com vinhos e champanhe, para serem degustados durante a apreciação de pequenos riachos de água corrente ao sons dos pássaros. Imperdível!

 

 

 

 

 

 

  • Tags

  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  •       Sabe aqueles momentos de mudança, quando sentimos...
    saiba mais
  • Lua de mel romântica no Caribe
    07.01.2020 • Cultura
    É sempre difícil escolher o destino da lua de mel, mas é fácil imagina...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.