O blog da Maria Filó

FAÇA SUA MALA

Um passeio por Porto

Famosa por ser dona de um dos mais famosos vinhos do mundo, envelhecidos nas caves junto ao Rio Douro, Porto é uma cidade que transborda história e charme. O seu centro histórico, Patrimônio Mundial da UNESCO, conserva edifícios históricos magníficos. Sua arquitetura do período barroco coincide com a riqueza e glória alcançadas por meio do comércio de vinho do Porto. Hoje, no Dia do Turismo, destacamos aqui os lugares imperdíveis fazendo um tour a pé por essa linda cidade.

porto 1
Foto: gardenvisit.com

Começamos pelo Jardins do Palácio de Cristal, esse da foto acima, lugar ideal para ter uma primeira perspectiva da cidade do Porto e de Gaia, que fica na outra margem do rio. Dos jardins, a vista é privilegiada. Vale a pena visitar!

Deixando o Palácio de Cristal, indo pela Rua D. Manuel II, chegamos ao Hospital S. Antonio, um dos mais antigos e importantes hospitais da cidade. Olhando de cara a arquitetura da fachada principal, jamais diríamos que é um hospital, não é mesmo?

Seguindo pela Rua do Carmo, encontramos duas igrejas que vale a pena conhecer: Igreja do Carmo e Igreja das Carmelitas. Continuando, do lado direito tem um edifício que pertence à Universidade do Porto. Atravessando esse pátio, à sua direita, você encontrará a Rua das Carmelitas. No início dela, passamos pela Livraria Lello, considerada a terceira mais bonita do mundo. Uma curiosidade bacana: ela inspirou o cenário do filme Harry Potter.

porto 4
Foto: ruralea.com

Linda, né? Continuando: no final da rua avistamos a igreja Torre dos Clérigos. Não deixe de subir as escadas até ao miradouro no seu topo, 0 ponto mais alto da cidade, com uma vista de tirar o fôlego. Em seguida, descendo a Rua dos Clérigos, chegamos à Avenida dos Aliados, uma das mais importante do Porto. Ela abriga desde o edifício da Câmara Municipal até o mais “elegante” McDonalds que já vimos por aí!

No final da Avenida dos Aliados, virando à direita e caminhando mais um pouco, passamos pelo Mercado do Bolhão (o mais típico do Porto, vale muito a pena visitar). Descendo a Rua de Santa Catarina (repleta de lojas), é obrigatório fazer uma parada no Café Majestic. Se já estiver na hora do almoço, aproveite para comer porque é uma delícia. É o mais antigo e famoso café de lá, um charme só.

porto 2
Foto: mafaldaagante.com

Continuando a descer a rua, no final passamos pela estação de trem de São Bento. Por dentro, o enorme painel de azulejo vale um prêmio top ten de estações mais bonitas do mundo.

Descendo a Avenida Vimara Peres, chegamos à Catedral e, depois, ao Palácio da Bolsa. O interior dele é uma beleza só! Ah, aconselhamos  verificar os horários das bilheteiras com antecedência.

porto 3

Depois do Palácio da Bolsa, sugerimos que você pegue a Rua Infante Dom Henrique, vire à direita na Rua São João e desça junto ao rio até ao Cais da Ribeira. A zona lá muito típica e bela. Do outro lado do rio, encontramos o Cais de Gaia, local das caves de Vinho do Porto. No Cais da Ribeira, cruze a ponte D. Luis e visite as caves da Calem.

porto 5
Foto: Hotel Yeatman

Agora, após rodar a cidade, nada mais justo que pegar um táxi e subir até  à varanda do Hotel Yeatman. A vista é absolutamente sensacional!

AT logo

 

 

 

As autoras do Art of Travel são Julia Duvivier e Mari Sanson, consultoras de viagens e especialistas em roteiros personalizados.

www.artoftravel.com.br
Instagram: @art_of_travel
Facebook: Art of Travel

  • Tags

  • Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Composte...
    saiba mais
  • Amor no Caminho
    04.03.2020 • Lifestyle
    A escolha de alguns caminhos pode mudar, marcar a vida para sempre e d...
    saiba mais
  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.