Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Feng Shui: afinal, o que é isso?

Não é segredo que a arquitetura pode facilitar muito nosso dia a dia e ser um deleite estético. Mas muita gente nunca ouvir falar que por trás de móveis, concretos e disposições visuais está a função de proporcionar bem-estar e transformar nosso humor. É o que propõe o Feng Shui, técnica chinesa que promete harmonizar as energias dos espaços para deixar a vida bem mais fluida.

Hoje conversamos sobre essa ciência milenar com Aline Mendes, arquiteta e mestre no assunto, mentora oficial do Feng Shui Research Center no Brasil e autora do livro Feng Shui – Terapia de Ambientes.

“Amo meu trabalho. Me traz uma satisfação incrível poder colaborar para que as pessoas sejam mais felizes, saudáveis e prósperas”, conta a arquiteta, dona de uma alma inquieta e curiosa, apaixonada por livros, pela natureza e dança. Ela, inclusive, já fez jazz, flamenco, afro e até dança do ventre.

Que a Aline continue a mover objetos e espaços com maestria como mexe seu corpo, deixando seus passos e a energia do entorno sempre leve e criativa!

Confira a entrevista:

Como você chegou ao Feng Shui?

Logo depois de me formar em arquitetura, em 1994, comecei a sentir falta de um sentido maior para o meu trabalho, além da funcionalidade e da estética. Foi quando tomei conhecimento “por acaso” de uma palestra de Feng Shui e percebi que ele me proporcionava tudo que eu almejava no meu trabalho: uma participação ativa na criação de condições melhores de vida, mais saúde e bem-estar para meus clientes. Continuei estudando e acrescentei ao meu trabalho de consultora a Geobiologia e a Reprogramação Energética de Ambientes. Percebo agora que, com essa tríade, alcanço todos os níveis de interação com as energias dos ambientes.

O que é Feng Shui?


O Feng Shui é uma ciência milenar chinesa que estuda os efeitos das energias do ambiente, natural e construído, sobre as pessoas, sua saúde, seus relacionamentos e sua prosperidade. Esse estudo nos permite ajustarmos nossos ambientes e nos posicionarmos corretamente neles, para que possamos nos beneficiar do fluxo das energias geradas pelo universo. Na prática, a harmonização proposta pelo Feng Shui é obtida por meio da correta distribuição do mobiliário e pela escolha de cores, formas e materiais mais adequados para a construção, os móveis e os objetos decorativos.

Qual a ligação entre arquitetura e energia?

Nós somos parte do universo e devemos estar em harmonia com ele. Toda construção carrega padrão energético, que influencia cada aspecto da vida de seus ocupantes, condicionando suas emoções e reações. Assim como uma pessoa tem dons e dificuldades, que podem ser estudados por meio de um mapa astral, de maneira análoga, as construções possuem pontos fortes e fracos, que podem ser identificados pelo Feng Shui do imóvel. As energias dos locais onde vivemos e trabalhamos exercem uma grande influência sobre nossa vida, ainda que não estejamos conscientes disso. Mas se passamos a conhecer essas tendências, podemos aproveitá-las ao máximo, minimizando os problemas e incrementando os benefícios. O estudo do Feng Shui nos permite não somente decorar os ambientes de maneira harmônica, mas criá-los desde o começo da melhor maneira. Na escolha do bairro, do terreno, a implantação de uma construção, posição de cada cômodo, circulações e portas de acesso.

Qual é a diferença entre Feng Shui e Geobiologia?

O Feng Shui e a Geobiologia são disciplinas complementares. Ambas tratam da influência dos ambientes sobre a vida dos seres humanos. A geobiologia tem seu foco maior nas questões de saúde e avalia possíveis causas de desequilíbrio nos ambientes, provenientes do subsolo (como veios d’água e falhas geológicas), radiação (antenas e torres de alta tensão), materiais de construção tóxicos (vinil, laminados) ou radioativos (granitos e ardósia), falta ou excesso de iluminação ou ventilação dos ambientes, entre outros. O Feng Shui abrange uma gama maior de aspectos da vida humana, incluindo saúde, relacionamentos e prosperidade, além de lidar tanto com aspectos físicos da paisagem e das construções quanto com aspectos sutis dos fluxos de energia.

Como o feng shui criou seus valores? Da onde vem as filosofias dessa ciência?

O Feng Shui tem suas raízes no I Ching e na filosofia taoísta. Ele faz parte do conjunto da Cinco Artes Chinesas, que incluem medicina, acupuntura, artes marciais, qi gong, astrologia e alquimia, entre outros. O feng shui originou-se há mais de 3 mil anos e, a princípio, tinha a finalidade de determinar os locais mais adequados para posicionar os túmulos e lápides. Ao longo do tempo, foram sendo desenvolvidos métodos para a análise das casas. Existem atualmente diversas escolas de Feng Shui. As duas principais vertentes são Feng Shui do Chapéu Negro e o Feng Shui Tradicional Chinês, que tem como destaque o método das Estrelas Voadoras. O Chapéu Negro, popularizado em revistas e livros, é uma versão mais recente e simplificada do Feng Shui e divide a casa em 8 direções a partir da porta de entrada, com tipos de energias fixas em cada uma delas. No das Estrelas Voadoras, mais complexo e detalhado, cada imóvel tem um mapa de energias particular, definido a partir da sua data de construção e orientação em relação ao Norte Magnético.

Cada ambiente tem suas particularidades ou há regras que podem ser adaptadas a todos os ambientes?

Uma análise de Feng Shui é feita combinando dicas gerais, que servem para praticamente qualquer imóvel, e recomendações específicas para cada espaço, em função de seu mapa de energias. Um consultor de Feng Shui avalia qual regra deve prevalecer em cada situação.

Quais as principais dicas para a energia fluir melhor numa casa?

O fluxo da energia vital, chamada pelos chineses de qi, deve ser suave e livre pelos cômodos. Não criamos impedimentos para esse fluxo, como móveis grandes ou excesso de bagunça. Devemos abrir as janelas de todos os cômodos durante algumas horas por dia, de preferência pela manhã. Isso permite a renovação do ar e o equilíbrio entre as energias yin, da noite, e as energias yang, do dia. Mantenha a manutenção da casa em dia. Nada de portas rangendo, maçanetas emperradas, torneiras pingando, relógios quebrados, paredes com infiltração… Tudo isso traz estagnação ao ambiente e à vida dos moradores.

Há objetos que atraem boas energias em qualquer ambiente? E cores?

Cristais e plantas são bem vindos em qualquer ambiente. Eles ajudam a manter a vitalidade do local e transmutam energias negativas em benéficas. Uma turmalina negra próxima à porta de entrada da casa absorverá qualquer energia negativa que entre por ali. Plantas no banheiro ajudam a compensar a perda de energia natural desse ambiente. Mas só podem ser usadas se o espaço possuir um mínimo de iluminação natural. Plantas também são úteis próximas ao computador, ajudando a neutralizar as radiações nocivas dos aparelhos eletrônicos. Na sala e na cozinha, você pode usar cores fortes. No quarto, prefira as cores claras e suaves. Nesse ambiente, cores intensas podem causar agitação, perturbando o sono, e cores escuras podem deprimir.

E para quartos de bebê, quais são os seus conselhos?

Em qualquer quarto de dormir, devemos evitar aparelhos eletrônicos, que geram um campo eletromagnético artificial nocivo à saúde. Essa recomendação é especialmente importante em quartos de bebês e crianças, mais suscetíveis que adultos às energias dos ambientes. Dê preferência aos materiais naturais, como madeira, algodão, sisal e tintas à base de água. Evite os tecidos e revestimentos sintéticos.

Quais dicas você dá para quem não tem tempo e/ou dinheiro para reformar o ambiente?

O Feng Shui pode ser aplicado sem necessidade de reformas. Uma manta no sofá, quadros, tapetes, almofadas, flores e objetos de decoração podem tornar os ambientes mais harmônicos. Caso não possa contratar um consultor de feng shui, separe algumas horas para observar cada ambiente e tentar sentir a energia do lugar. Caso algum objeto ou móvel te cause uma impressão ruim, experimente retirá-lo ou trocá-lo de posição. Torne a sentir a vibração do ambiente e vá fazendo as mudanças, uma por vez, até sentir uma energia de paz, de “finalmente tudo está em seu lugar”. Essa é a maneira intuitiva de aplicar o Feng Shui, acessível a todos.

Quais são as suas dicas para um local de trabalho?

Nunca fique de frente para uma parede, isso bloqueia seus horizontes, sua criatividade e sua prosperidade. Evite também ficar de costas para a porta. Essa posição o deixa vulnerável e sua produtividade cairá, além de torná-lo suscetível a intrigas e mal entendidos. Trabalhar embaixo de vigas aparentes no teto pode causar dor de cabeça e prejudicar a criatividade. A solução é mudar a posição da mesa. Proteja-se de quinas de pilares, paredes e estantes apontando em sua direção. Desvie o fluxo acelerado da energia com a colocação de algum objeto, como uma planta ou uma escultura, entre a quina e você. Na mesa de trabalho, uma drusa de ametista ajudará a manter a boa vibração, transmutando energias nocivas e criando um campo de proteção.

Há práticas aliadas ao Feng Shui que você aconselha?

Na China antiga, sentir os fluxos de energia da terra, chamados de veios do dragão, era parte essencial da formação de um mestre em Feng Shui. Essa prática se perdeu na transição do Feng Shui para o Ocidente. A ciência acessível a nós, ocidentais, é a Geobiologia, que recupera esse saber. Uso também em meu trabalho a Reprogramação Energética de Ambientes, feita com auxílio da Mesa Radiônica, que facilita a interação com energias mais sutis, permitindo a limpeza de velhos padrões vibracionais impregnados nos ambientes e a implantação de novas frequências, alinhadas aos desejos dos moradores. Essa técnica acelera e intensifica os efeitos das correções feitas com o Feng Shui e a Geobiologia, quando aplicadas em conjunto.

Saiba mais sobre outras técnicas que promove bem-estar aqui:

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.