Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

1 peça, vários estilos: 10 formas de usar lenço

Formas de usar lenço

Um bom acessório sempre faz toda a diferença no look. Hoje, nosso guia fashion fala sobre algumas formas de usar lenço. Vamos te ensinar como usar a peça de sete maneiras diferentes, mas uma coisa é certa, não vai faltar estilo. Afinal, um bom lenço estampado adiciona um ar mais cool ao visual de forma instantânea. Engana-se quem pensa que o lenço só é protagonista no pescoço. Existem infinitas formas de usar a peça, misturar com outros acessórios e transitar por vários estilos.

A versatilidade do lenço já acompanha as produções há tempos e nós podemos provar. Por volta do ano 1350 a.C, a rainha Nefertiti foi a primeira mulher da história a usar um lenço amarrado no cabelo. Mas além de embelezar o look, o acessório era um sinônimo de status social e marcou presença como item importante da vestimenta de vários povos. O lenço é uma das principais peças de vestuário para os ciganos, por exemplo.

Mas existe uma história de que o lenço só foi se popularizar nas produções femininas, entre os anos 1837 e 1843, no visual da rainha Vitória da Inglaterra e da princesa Elena da Rússia. Para além dos looks reais, o lenço ganhou as ruas e se mostra cada vez mais um acessório de peso, mesmo com toda sua leveza.

Sem mais delongas, vamos conferir três formas de usar o lenço que vão tirar seu visual da mesmice. Portanto, escolha um bom lenço estampado e experimente!

No cabelo

Formas de usar lenços
Ilustração: Camila Contreras

Se Nefertiti foi a primeira mulher a usar um lenço no cabelo, nada mais justo do que seguir fazendo a egípcia e mostrar que a peça merece o topo do look. Seu hairstyle ganha um fôlego novo quando um bom lenço colorido aparece em cena. Mas não é nada complexo fazer uma amarração na cabeça.

Experimente usar o lenço com coque, por exemplo, o clássico penteado ganhará um ar mais fresh e moderno em segundos. Amarre a peça tanto com suas pontas viradas para a frente e levemente soltinhas ou com o nó escondido na parte de trás do cabelo.

Os lenços também são perfeitos para segurarem a onda de um rabo de cavalo ou até de um penteado semi-preso. Abusar de uma amarração no alto da cabeça com os fios totalmente soltos é aquele jeitinho fácil, prático e à prova de mesmice.

Lenços mais abertos e com uma cobertura mais do cabelo são mais do que bem-vindos. Ah, usá-los como turbante são ótimas opções. As ideias são muitas, portanto, deixe os lenços fazerem sua cabeça!

No pulso

Formas de usar lenço
Ilustração: Camila Contreras

Tenha pulso firme e use um lenço na região. Reinando absoluto ou acompanhado de pulseiras, uma coisa é certa: a peça será um highlight da produção sem fazer qualquer esforço.

Usar o lenço no pulso é garantia de jogar mais uma proporção no look, já que a peça traz um volume especial ao braço. Mas como versatilidade é uma das marcas do lenço, você pode até mesmo definir como quer que ele fique. Nesse caso, se quer um destaque mais volumoso ou quer algo mais discreto. Para isso, selecione lenços maiores se quiser aumentar o volume ou outros menores, mas não menos interessantes, para um dar up na medida.

Mas claro, varie nas proporções, nas formas de amarrar e encontre seu jeito preferido. A maneira mais simples e prática de usar o lenço no pulso é dobrar a peça em várias tiras até que o processo termine. Depois disso é só ajustar como você quer e até aumentar um pouco a largura dessa tira única. Ative sua criatividade!

Na bolsa

Formas de usar lenço
Ilustração: Camila Contreras

Uma bolsa + um lenço = look estiloso com apenas duas peças de peso. Não existe contraindicação para misturar esses itens e tornar o look ainda mais especial.

Em bolsas mais neutras, um bom lenço colorido e estampado é perfeito para adicionar um ponto de cor não só ao item, mas também à produção. Nos modelos mais coloridos e texturizados, o acessório é a famosa cereja do bolo que deixa a proposta visual ainda mais rica. Mais uma vez, as possibilidades são infinitas e um único lenço pode ser usado de várias formas em uma bolsa.

Os lenços podem ser amarrados em torno da alça de uma bolsa, ou em caso de modelos removíveis, eles podem se tornar a própria alça. Em bolsas menores, amarre o lenço de maneira firme de uma ponta até a outra para evitar que ele desamarre. Mas também pode usar o item em apenas uma das alças e deixar suas pontas penduradas.

Quanto mais lenço melhor

Formas de usar lenço
Fotos: Renata Freitas

Convidamos a influenciadora Renata Freitas para expandir ainda mais nossos horizontes em relação ao lenço. Mostramos três formas incríveis de usar o acessório, mas ela promete ensinar outros truques especiais para adicionar de vez o lenço ao seu look do dia.

Será que o lenço pode virar um top para lá de estiloso? Pode sim! Ele pode virar uma bolsa repleta de movimento? Pode também! A versatilidade da peça parece até que é infinita! Dê o play e aprenda outras maneiras de usar o lenço.

Dicas práticas para adicionar o lenço ao look

 

  • Levar em conta a paleta de cores da produção pode ajudar muito na hora de adicionar um lenço. Ao usar um modelo estampado, tente selecionar uma tonalidade dele e coordenar com as roupas ou até mesmo fazer o caminho inverso.
  • Lenços coloridos são coringas e combinam perfeitamente com looks básicos e neutros. A peça sozinha é capaz de mudar completamente os rumos do seu visual.
  • Pense sempre nas formas que você gostaria de usar o lenço e fique de olho no tamanho dele. Lenços maiores permitem que você use-o de mais jeitos do que um menor, por exemplo. Então, é sempre bom se atentar a isso.
  • Para finalizar, vamos falar de uma forma para guardar seus lenços da melhor forma. Para que eles reinem absoluto nos seus looks, pendure-os em um cabide específico para eles. É sempre bom lembrar que essas peças geralmente são feitas de tecidos bem sensíveis, como a seda e o cetim. Então evitar que eles fiquem perto de peças que possam puxar seus fios é o ideal.

Se o lenço não fazia parte do seus looks, mostramos que ele pode e deve ser o destaque de um penteado, no seu pulso ou nas bolsas. Portanto, explore ao máximo os estilos que um único acessório te proporciona. Afinal, usar uma mesma peça de várias formas é mais um meio de desfrutar da criatividade e da liberdade que a moda nos oferece.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.