O blog da Maria Filó

ROUBANDO A CENA

Grandes personagens

Nada como conhecer histórias de outras mulheres para nos inspirar. Neste mês dedicado à força feminina, selecionamos alguns filmes para mostrar que nós somos grandes protagonistas.

E Almodóvar, sem sombra de dúvida, concordaria em gênero, número e grau. Em todos os seus filmes, o cineasta conta a história de mulheres potentes, guerreiras e cheias de personalidade. Entre eles, Volver, Tudo Sobre Minha Mãe, Julieta e Abraços Partidos.

Falando em luta, Menina de Ouro é outro filme que aborda a força feminina – nesse caso, não estamos falando apenas no sentido figurado. O longa aborda a relação carinhosa entre a lutadora Maggie e seu mentor Frankie, mostrando que as mulheres podem ser quem quiserem, inclusive grandes lutadoras.

Grandes personagens

A revolução feminina pode estar em cada detalhe. Quando o assunto é moda, impossível não citar Coco Chanel, que trouxe um novo olhar ao universo das roupas, incorporando as calças aos nossos armários. Como foi a vida dessa mulher tão forte antes da fama? A história dela ganha as cenas de Coco antes de Chanel, filme que revela curiosidades pouco conhecidas da estilista.

E se Chanel mostrou que para mudar o status quo é preciso muita coragem, a médica Nise deu uma aula de força e empatia no filme homônimo, lutando pelas mudanças no tratamento agressivo de hospitais psiquiátricos na década de 40. Uma mulher admirável que deu carinho e atenção para seus pacientes, incentivando a evolução artística deles como forma de expressão e socialização.

Grandes personagens

Assim como Nise, as mulheres do filme Estrelas Além do Tempo precisam provar seu potencial e valor numa sociedade dominada pelos homens. Além de serem mulheres, ainda eram negras em plena década de 60, precisando lidar com o preconceito da NASA, onde elas trabalham. Nossas protagonistas não fogem à luta e estudam por horas a fio, buscando respeito para fincar seu espaço na história.

Grandes personagens

Outro filme brazuca incrível é Aquarius, que conta a história de Clara, uma mulher marcada por uma vida de luta. Vivida por Sônia Braga, a personagem é a última moradora do edifício onde mora e se vê numa situação difícil diante das investidas de uma construtora que pretende comprar o prédio a todo custo.

Ainda nos filmes brasileiros, Que Horas Ela Volta é uma obra repleta de sensibilidade. Ela retrata relações sociais e afetivas, dando luz a questões estruturais da sociedade brasileira e revelando a força de mulheres nordestinas de diferentes idades. Na época do vestibular, a jovem Jéssica sai de Pernambuco e vai para o Rio se hospedar na casa dos patrões da mãe, e essa viagem traz uma série de reflexões importantes. Imperdível!

Grandes personagens

O preconceito e a luta por mais igualdade também é tema de Histórias Cruzadas, que conta a história de uma aspirante à escritora, Jackson (Emma Stone), e sua busca por entrevistas com mulheres negras nos anos 60, que dedicam suas vidas à criação dos filhos da elite branca. Um filme sobre coragem que dá voz a muitas mulheres guerreiras.

Para nos tornarmos grandes mulheres, nada como belas inspirações e referências. É o que mostra O Sorriso de Monalisa, filme que aborda a história de uma professora vivida por Julia Roberts que abre a mente e incentiva as suas alunas a se tornarem muito mais que “boas esposas” e “mães responsáveis”.

Grandes personagens

O mais recente dos filmes da nossa lista é O Estranho que Amamos, dirigido por Sofia Coppola, que mostra a união de mulheres de um internato quando um homem desconhecido entra em suas vidas. No elenco estão grandes atrizes como Nicole Kidman e Kirsten Dunst.

Filmes que instigam a reflexão e trazem força para nossos dias. Hoje é dia de colocar os pés para cima e a cabeça em histórias que são pura inspiração!

  • Tags

  • #Grandes personagens
  • Mulheres viajantes no cinema
    11.02.2020 • Inspiração
    Viajar é uma das melhores coisas da vida. Pegando carona na nossa cole...
    saiba mais
  • Meu dinheiro, minhas regras
    11.02.2020 • Inspiração
    Dicas de como se organizar financeiramente   “Não deixe o c...
    saiba mais
  • O que temos para fevereiro
    06.02.2020 • Cultura
    Fevereiro é o segundo mês do ano e um dos mais agitados. O motivo é......
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.