O blog da Maria Filó

Natal natural

Guirlanda
Fotos: Catherine Lazure

No nosso Natal tropical acabamos acolhendo muitas tradições do Hemisfério Norte, como o próprio Papai Noel que vem lá da Finlândia, as árvores feitas de pinheiro e até uma certa neve cenográfica que não condiz muito com o calorão daqui. Mas longe de ser um problema, a verdade é que abraçamos com afeto a acabamos traduzindo para nossa cultura algumas graças natalinas que se tornaram universais.

Guirlanda
Fotos: Heather Page | Helen Redpath

Uma delas é a guirlanda, belezura que celebra o Natal com folhas, galhos, sementes e frutas típicas do fim do outono e começo do inverno por lá, mas nem por isso deixam de encantar e ornar as portas brazucas para celebrar a época mais afetiva do ano.

Fotos: South by North | Heather Page

E uma sugestão legal para entrar no clima é a fazer a sua própria guirlanda, aproveitando o que a natureza tem a oferecer do lado de cá. Basta uma olhada pelo seu bairro, no seu quintal ou nas áreas verdes ao redor para encontrar inspiração. Quem mora na Serra ou em regiões mais frescas tem vantagens nessa hora, podendo lançar mão de pinhos, pinheiros, cedros e outros verdinhos para servir como base principal.

Foto: Catherine Lazure

Senão uma sugestão é usar o eucalipto, que além de tudo deixa um perfume gostoso no ar, mas qualquer folhagem pode fazer a festa, como folhas de limão ou laranjeira e até raminhos de alecrim. O primeiro passo é juntar galhos ou cipós bem flexíveis, juntá-los e formar um anel, tenha à mão barbantes e elásticos para amarrar a base e e algumas partes da estrutura ao redor.

Depois vai encaixando as folhas de cores e tamanhos variados que escolher, o mais interessante da guirlanda é que quanto mais formas e texturas, melhor! O formato arredondado pode ser coberto de maneira assimétrica, robusta ou minimalista, a graça é escolher o estilo que combina com sua casa e com você.

E deixar o espírito natalino fluir naturalmente!

  • Tags

compartilhar post

posts relacionados

    MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.