Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Muito além da princesa

Em tempos que novas palavras e ideias brilham no dicionário feminino, não podemos dizer que “empoderamento” e “sororidade” são conceitos exatamente novos.

Na verdade já faz muito tempo que as crianças podem encontrar referências cheias de atitude, que vão muito além do ideal de “princesa”. Personagens infantis que são para lá de corajosas, aventureiras, levadas e espertas?

Alice no País das Maravilhas

Se viajarmos no tempo, não podemos deixar de citar Alice, uma mocinha que em 1865 embarcou sozinha num aventura maravilhosa, que até hoje inspira e encanta meninos e meninas de todas as idades.

Mágico de Oz

Pois Alice, criação do inglês Lewis Carroll, não estava sozinha. Logo depois, uma outra menina também embarcou numa aventura por um lugar esquisito e maravilhoso. No Mágico de Oz, escrito por L. Frank Baum em 1900, Dorothy aprendeu a usar suas emoções, coragem e inteligência para voltar para casa sã e salva.

Dorothy e Alice podem não ter se encontrado no País das Maravilhas, mas na nossa estante estão ao lado uma da outra. E,  junto delas, está outra menina bem destemida e brasileiríssima.

Sítio do Picapau Amarelo

Emília, a boneca de pano criada por Monteiro Lobato na década de 20, é uma boneca tagarela, divertida e muito esperta, que fez meninas descobrirem que não precisam ser exatamente recatadas e delicadas.

Pippi Meialonga

Vinte anos depois, nascia na Suécia uma outra menina levada e livre, esperta e bagunceira. Acima de tudo, incrivelmente forte e generosa. Pippi Meialonga inspirou gerações com suas trancinhas ruivas e ótimas aventuras.

A boa notícia é que os livros foram reeditados recentemente no Brasil e podem continuar inspirando meninos e meninas.

E pais e mães, por que não?

Sabia que a cantora Rita Lee escreveu um livro infantil? Descubra aqui.

Conheça aqui a Filózinha, nossa linha de roupas infantis.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.