O blog da Maria Filó

Looks formais com um refresh especial

Looks formais

Quando falamos de looks formais, quais peças vêm à sua cabeça? Já sabemos a resposta. Camisas com shapes elegantes, calças com linhas retas e perfeitas, saias e vestidos impecáveis são elas. Mas a cada temporada, as produções nesse mood aparecem com um fôlego novo e reinventam o visual de forma instantânea.

Mas engana-se quem pensa que as roupas mais formais são boring e não se destacam por si só. As produções alinhadas da vez ganharam toques modernos mas sem perder sua verve sofisticada.

Os looks formais são companheiros perfeitos para locais de trabalho que pedem um dress code mais refinado, à prova de defeitos. Mas claro, comemorações ou encontros também podem receber produções com um styling mais apurado.

Outra ideia é a de que os looks formais costumam ser entediantes, que só circulam no universo das cores neutras e das modelagens retas. Hoje, vamos provar que o visual formal ganhou um refresh mais do que merecido. Agora, ele flerta com outros estilos e rouba a cena por onde passa. Combinações de cores e estampas são os destaques das produções formais do momento.

Bege

Looks formais
Fotos; Maria Filó e Reprodução

Para quem quer fugir um pouco da companhia do preto e/ou do branco, o bege é a uma cor perfeita para se investir. Isso porque, ela é suave, elegante mas sabe bem mostrar para que veio.

Se os looks formais fazem parte do seu a dia a dia, escolher cores fáceis de combinar e que facilitam o seu trabalho é algo precioso. Portanto, não deixe o bege ficar de fora da sua paleta. Mas será que dá pra ter uma bossinha especial usando um tom tão claro? Claro que dá! Ficar bege não é só sinônimo de ficar surpresa com algo, na moda, esse é o tom que pode surpreender muito no visual.

O modo mais fácil de usar a cor em um look formal, é escolher peças que são sejam lisas e que juntas formem um conjunto. Outra opção é fazer um mix and match do bege com cores como o rosa e o vermelho. Ah, mas e o p&b? O preto e branco são mais do que bem-vindos com a cor da vez.

Abusar de shapes que fogem um pouco do conhecido retilíneo das roupas formais é mais uma maneira de atualizar a produção. Calças com cós diferenciados, saias com um caimento mais assimétrico e blusas mais curtas. Ousar, de acordo com a ocasião, é sempre uma boa pedida.

Estampas

Looks formais
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Estampas e looks formais: essa mistura dá samba? Samba nós não podemos afirmar, mas que dá estilo, isso dá! Prints clássicos são sempre escolhas certeiras para montar um look elegante.

Listra, poá e xadrez formam um trio estampado que não deixa a desejar. Mas como nosso objetivo é dar um up no visual formal, vale também convidar os grafismos, prints com motivos cósmicos e os animalescos para o show.

Criar um look estampado de um jeito harmônico, não tem muito segredo. Equilibrar proporções e ornar as roupas com os acessórios é fundamental. Um print com tons sóbrios e elementos menores elevam o look sem maximalismos. Portanto, se o dia pedir uma dose a mais de alegria, aposte em um visual que mistura elegância e vivacidade.

Escolher uma cor da estampa e usá-la em uma outra peça de roupa, no calçado ou acessório é a forma mais prática de deixar o conjunto da obra ainda mais belo.

Monocromáticos

Looks formais
Fotos: Reprodução e Lady Pipa

Não existe produção que passe despercebida quando existe uma cor que reina absoluta nela. Afinal, um toque colorido é o que pode fazer toda a diferença em qualquer tipo de visual ou estilo, do romântico ao contemporâneo. Nesses casos, um bom look monocromático pode ser a opção que além de prática no quesito cores, não nada a desejar em relação às misturas.

Montar um visual monocromático nada mais é do que usar peças de uma mesma cor. Você pode variar entre os tons, claros, escuros, pastel, mas a coloração é sempre a mesma, compondo assim uma harmonia. Também vale investir em uma peça única de cor só ou explorar um mesmo tom da cabeça aos pés.

Dessa forma, o look formal ganha um perfume mais fancy e se torna uma alternativa para qualquer hora do dia. Por ser uma produção que explora ao máximo uma mesma cor, combinar com acessórios que variem as nuances dessa mesma cor é uma ótima opção. Portanto, jogue-se nas escolhas de brincos, colares e até dos calçados escolhidos.

Blocos de cores

Looks formais
Fotos: Maria Filó e Style Pantry

Saindo da estrada dos monocromáticos, chegamos na avenida dos blocos coloridos. O color blocking ou color block, por exemplo, se consagra como um dos recursos mais espertos na hora de se aventurar no mundo fashion.

Esse truque nada mais é do que criar blocos de cores com roupas e acessórios. A tendência ganhou as ruas no início dos anos 1960 e da década de 80. Nos looks formais, ela mostra que o color power vem com tudo e vai colocar seu visual em outro patamar.

Queremos que você experimente outras possibilidades no universo das roupas mais formais. Abusar das tonalidades é mais uma forma de reinventar as produções alinhadas. Seu office look, por exemplo, pode receber doses generosas de cor com uma combinação entre verde e rosa, azul e amarelo, vermelho e rosa.

Mas sabemos que nem sempre é fácil escolher a combinação colorida perfeita. Por isso, temos uma série de posts especiais para te ajudar nessa tarefa. Nela você vai saber melhor como criar um look com tons análogas, complementares ou a como fazer uma tríade de nuances para lá de rica.

Viu como renovar o visual formal não é um bicho-de-sete-cabeças? Mostramos looks que são fáceis de montar e com peças muito versáteis. Sabe aquela calça elegante até dizer chega? Ela pode compor um visual mais descontraído se acompanhada por t-shirt, por exemplo. Tirar essas roupas mais formais de seu lugar comum nos looks é mais tarefa deliciosa que a moda proporciona.

 

  • Tags

  • Os looks pretos são verdadeiros clássicos atemporais quando falamos de...
    saiba mais
  • As possibilidades na hora de se vestir são as mais diversas. Encarar o...
    saiba mais
  • Roupas versáteis e coringas para todas horas, é isso que um armário fu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.