Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Hora do xadrez: dicas para dar xeque-mate no look

Looks xadrez feminino

O look xadrez feminino faz parte daquele seleto hall de produções estampadas que não perdem sua majestade jamais. Isso porque a cada temporada o print se renova e mostra suas várias facetas. Do clássico ao moderno, o xadrez marca presença sempre e faz questão de não passar despercebido.

Falando em refresh, para figurar nas produções de verão, o xadrez deixa suas linhas ainda mais em evidência. Aliás, de alinhar as roupas com a estampa entende bem. Ela é uma ótima pedida para um office look estampado mas com desenhos mais discretos.

Mas é importante lembrar que o xadrez é versátil que só, portanto, ele vai bem tanto nas produções mais formais quanto nas casuais de todo dia. Mas será que o xadrez apareceu na moda por acaso e hoje em dia segue seu caminho fashion? Senta que lá vem história!

A origem do xadrez na moda

Looks xadrez feminino
Imagem: Reprodução

Não se sabe ao certo quando a estampa xadrez surgiu, mas existem estudos que comprovam que desde o período a.C, o print pode ter feito seu début no vestuário. As indumentárias celtas podem ter sido as primeiras a serem estampadas pelo xadrez.

Mas foi apenas no século XVII que o xadrez se tornou mais popular. Na Escócia da época, o padrão que era conhecido como tartan aparecia nas vestes típicas de rebeldes, como os kilts, que chegou até mesmo a ser proibido de ser usado. Com o chamado renascimento escocês, o tartan voltou a ser permitido e aos poucos se difundiu.

Imagens: Reprodução

A partir de 1815, as várias padronagens do tartan foram identificadas e reconhecidas como uma verdadeira estampa. Desde então, o xadrez evoluiu muito e em alguns casos, desprendeu-se por completo de seus antepassados da Escócia.

O xadrez tem muitas variações e algumas delas marcaram a história da moda para sempre. O vichy é um dos clássicos padrões que reconhecemos de longe, o argyle e seus losangos também fazem parte do time do xadrez. Os francesinhos pied-de-poule e pied-de-coq pedem passagem e mostram que pode mudar ainda mais as formas do tradicional xadrez.

A lista de variações do xadrez é longa e nunca para de ser atualizada. A cada novo ciclo, as padronagens recebem novos detalhes, se misturam com outros desenhos ou se tornam mais minimalistas. Mas uma coisa é certa, não perdem seu posto de elegância no visual.

Camisa xadrez em preto e branco

Looks xadrez feminino
Fotos: Wendy’s Lookbook e Maria Filó

Uma estampa à prova de defeitos e uma dupla de cores que é coringa para todas as horas. Esse é o combo perfeito para criar um look descomplicado e prático. A camisa por si só já é uma peça que te acompanha em vários momentos e em cada um deles pode assumir um protagonismo diferente.

Quando a peça tem um print como o xadrez, você pode ter certeza de que ela será sua companheira em produções para as reuniões de trabalho e também para o encontro com as amigas. Com a troca de uma peça ou adicionando acessórios, a roupa atualiza o seu astral e o seu look.

Para a peça de baixo, as possibilidades são infinitas. Na hora de compor seu office look, apostar em uma calça preta pode reforçar a verve mais sóbria e arrematar com toda a elegância. Já no quesito realçar o visual, vale investir em acessórios com pedras coloridas e que atraiam a atenção.

Mas se a camisa xadrez for a sua companheira do fim de semana, os shorts e as calças mais levinhas podem formam duos poderosos. Para dar um toque mais moderno à produção, uma bermuda ciclista jeans pode ser o bottom versátil e easy going da vez. Rasteirinhas e tênis são ótimas opções para os pés.

Vestidos xadrez

Looks xadrez feminino
Fotos: Stockholm Streetstyle e Maria Filó

As peças únicas pedem passagem e mostram que adoram ficar no xadrez. O contrato de versatilidade e praticidade dos vestidos foi assinado há tempos e nós não cansamos de ratificar isso.

Um bom vestido xadrez pode ser a peça que vai protagonizar um visual rico visualmente e para lá de atualizado. Isso porque a padronagem da vez, o windowpane, se destaca pelo minimalismo das linhas, mas ainda sim elas fazem questão de mostrar para quê vieram.

As clássicas cores preto e branco dividem espaço com um terroso alegre e para lá de quente. Portanto, seja para um look diurno ou noturno, o xadrez merece espaço no seu look. O mood mais minimal das linhas pede acessórios que esbanjem formas diferenciadas e detalhes que não passam despercebidos. Fique de olho nas peças com cristais coloridos!

Seja curto, longo ou midi, o vestido xadrez pode ganhar complementos de peso. Convidar outras roupas para o show é sempre interessante, por isso, usar uma t-shirt branca por baixo do vestido de alça é uma opção. Coletes também são alternativas levinhas para incrementar o visual.

Look com calça xadrez

Fotos: Maria Filó e Style Pantry

A calça, que antes era uma peça exclusiva do vestuário masculino, foi trazida para os looks femininos por Coco Chanel e, desde então, nunca mais saiu das produções. A peça xadrez promete dar outra cara ao visual e, mais uma vez, é pedida certa para diversas produções.

As cores neutras como branco e preto são fáceis de combinar, tanto entre elas mesmas ou até com tons vibrantes como o vermelho, rosa e azul. Mas a paleta da temporada vai muito além dos tons sóbrios e traz os terrosos como novo coringa colorido.

Combinar outras roupas com a calça xadrez está longe de ser uma tarefa difícil. Para manter o visual harmônico, aposte em uma blusa lisa da cor da calça. Essa é a dica mais fácil e prática de combinação. Mas se quiser colorir ainda mais o look, brinque com cores complementares ou tríades. Azul e laranja é uma dupla color power que funciona perfeitamente.

Blusa xadrez: 1 peça, vários looks

Looks xadrez feminino
Fotos: Reprodução e Maria Filó

As blusas estão sempre no topo do visual e sabem como se destacar. Quando falamos de um modelo xadrez, a certeza de versatilidade é protagonismo é certa. As possibilidades de combinar cores, misturar estampas e criar sobreposições são só algumas das formas de compor um mix interessante com a peça.

Para os dias mais quentes, deixe as pernas à mostra e aposte um short de alfaiataria ou jeans. Falando nele, a famosa calça jeans também é uma aposta casual que não tem erro. Mas se o momento pedir um look mais estruturado, aposte no shape diferenciado da calça clochard, por exemplo, e divirta-se com as proporções.

Os conjuntos estão mais em alta do que nunca, então, para deixar o xadrez dominar, use uma calça com a mesma estampa da blusa. A nota 10 de estilo e equilíbrio é garantida.

Explorar ao máximo todas as maneiras de usar uma peça é garantir sua vida longa no armário e deixar de lado aquele pensamento de não tenho roupa. Com toda a certeza, o xadrez é uma estampa que vai atravessar anos no seu visual sem perder sua bossa jamais. Por isso, esteja alinhada e jogue-se nos looks com a estampa!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.