Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Faça as malas: lugares para conhecer no Brasil

Por Tati Sisti, @triptofollow

Recarregar as energias no início do ano é essencial para que os próximos 365 dias sejam ainda mais poderosos, cheios de energia e com realizações. 

O mês mais desejado do ano, janeiro, é perfeito para quem quer explorar várias regiões do Brasil. Elas oferecem diferentes experiências para o viajante. Que tal começar 2022 dando “check” em alguns dos destinos mais incríveis do país?

Anota essas dicas e já pode fazer as malas! Existem lugares no Brasil para conhecer e se encantar.

Alter do Chão

Em 2021, Alter do Chão, no Pará, foi eleito o “Melhor Destino Turístico Nacional 2021” pelo Prêmio UPIS de Turismo. O destino também já teve destaque internacional quando o jornal inglês “The Guardian” elegeu o local como uma das mais belas praias do Brasil. Se você está procurando por um destino “uau”, encontrou! Pensa em um lugar com muita praia de água doce, sendo muitas delas com areia bem branquinha. Não por acaso, Alter do Chão também é conhecido como o Caribe da Amazônia.

O destino muda completamente dependendo da época do ano que você escolher conhecer. Na chuva ou na seca, e a altura do rio determina a quantidade de praias acessíveis. Janeiro já é considerado o inverno amazônico e é o período no qual os rios começam a subir. Mas ainda assim é possível curtir algumas praias paradisíacas. De qualquer forma, é uma região que faz calor o ano inteiro. Essa época é perfeita para quem quer fazer passeios de barco em meio à floresta e deseja ver mais da fauna da região. 

Ilha do Amor

A Ilha do Amor, um dos pontos turísticos mais famosos de Alter, é invadida pelas águas e a faixa de areia diminui muito de tamanho. É nesse período em que igarapés, florestas e canais estão repletos de água e muita vida. A paisagem é surreal e, segundo os próprios moradores, é a época mais bonita e tranquila da região.

Quando estiver por lá, não deixe de assistir ao pôr do sol na Ilha do Amor – procure uma prainha só para você, é bem fácil de achar – e no CAT (Centro de Atendimento ao Turista), em uma pequena faixa de areia que forma um cenário inesquecível.

Tapajós

Nadar no Tapajós durante um date tapajônico, navegar pela Floresta Encantada, visitar o Lago Preto. Ver de pertinho vitória-régia (e provar algumas especiarias preparadas com ela) no Canal do Jeri. Além de se deliciar em uma Piracaia, uma espécie de luau tradicional dos índios Borari em que o peixe é assado em brasa na areia da praia. Em alguns lugares, ela é complementada com uma apresentação de carimbó, dança típica da região.

Se você quiser viver uma experiência ainda mais autêntica, dormir uma noite no meio da selva amazônica é fundamental. Não é um hotel 5 estrelas, já que você dorme em redes amarradas nas árvores, mas com certeza você dormirá sob mais de 5 milhões de estrelas. 

A experiência na Flona (Floresta Nacional do Tapajós) é única. É necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 4,5km, cruzar um igarapé impressionante, encontrar uma Samaúma (árvore rainha da Amazônia, também conhecida como Árvore da Vida e Mãe das Árvores) para, em seguida, dormir ao som da natureza. Prepare-se para viver essa emoção.

Jalapão

Você pode conhecer um dos destinos queridinhos do Brasil, o Jalapão, no Tocantins, e ainda tirar proveito por não ser alta temporada – a baixa temporada vai de outubro a abril. Faça as malas e prepare-se para uma das viagens mais lindas no Brasil. O Jalapão é bruto. Sim, é bruto, mas é de uma natureza tão delicada que o contraste deixa a região ainda mais encantadora.

Ir de uma atração para a outra no Jalapão exige paciência. Você praticamente não caminha por lá, mas para ir de um lugar ao outro, passará horas dentro do carro, mas com visuais incríveis. Acredite, você se sentirá minúsculo na imensidão do cerrado.

O Jalapão é um Parque Estadual criado em janeiro de 2001 e é considerado o maior do Tocantins. É famoso por guardar joias raras, também conhecidas como fervedouros. Eles são cercados por bananeira, tem águas azul claro e só são acessados por aqueles que enfrentam longos caminhos com carro.

Assim como outras regiões brasileiras, o Jalapão é dividido em época da chuva (outubro a abril) e época da cheia (maio a setembro). Janeiro não é uma época muito badalada, então você provavelmente vai visitar as principais atrações bem vazias. Prepare a mala de verão porque o calor é intenso!

Fervedouros

Os fervedouros, claro, estão entre as principais atrações e já são mais de 35 catalogados. Essa é única região do mundo que tem um fenômeno natural como esse. Eles são nascentes de rios subterrâneos que não têm espaço para vazão de água e formam essas piscinas naturais. A pressão intensa da nascente que funciona como um “furo em uma mangueira”. Ela sai do lençol freático empurrando a areia fina que cobre o solo e faz com que as pessoas flutuem. 

Entre os mais famosos estão o Fervedouro Bela Vista – maior e mais disputado da região -, com 8 nascentes e 75 metros de profundidade no seu centro. O Fervedouro dos Buritis também faz sucesso principalmente porque, quando visto do alto, ele tem um formato de coração. Já o Fervedouro do Ceiça, o primeiro descoberto na região, é pequenininho, charmoso e com uma entrada estrita e com folhagens responsáveis por deixar o lugar ainda mais paradisíaco. 

Mas nem só de Fervedouro vive o Jalapão. A Cachoeira da Formiga já foi considerada uma das 5 mais bonitas do Brasil. Ela tem 1,5 metro da queda e vários poços naturais perfeitos para se refrescar. A cor da água tem um tom de azul impressionante. Outro ponto de interesse são as areias douradas do Jalapão. As dunas são alimentadas diariamente de forma natural pela erosão das serras que ficam ao seu redor. 

A Pedra Furada é um clássico e exalta ainda mais a grandiosidade da natureza da região. A gigantesca formação de rocha de arenito, que foi esculpida pela ação dos ventos e das chuvas, fica no meio do cerrado e é um cartão-postal do Jalapão.

Fernando de Noronha

Fernando de Noronha, em Pernambuco, provavelmente é um dos destinos mais desejados do Brasil e faz jus a sua fama. A Baía do Sancho já foi eleita pelo Traveler’s Choice, prêmio anual do TripAdvisor, como a melhor praia do mundo. A ilha é destino para os amantes de mergulho, da natureza, de trilhas, praias ou daqueles que preferem curtir bons drinques em algum bar descolado pé na areia. 

As praias e pontos de visitação de Noronha são divididos em Mar de Dentro (Baía de Santo Antônio, Praia da Biboca, Praia do Cachorro, Praia do Meio, Praia da Conceição ou de Italcable, Praia do Boldró, Praia do Americano, Praia do Bode, Praia da Quixabinha, Praia da Cacimba do Padre, Baía dos Porcos, Baía do Sancho, Baía dos Golfinhos ou Enseada do Carreiro de Pedra, Ponta da Sapata) e Mar de fora (Praia do Leão, Ponta das Caracas, Baía Sueste, Praia de Atalaia, Enseada da Caeira, Buraco da Raquel, Ponta da Air France).

Por isso, é importantíssimo selecionar tudo que você quer conhecer. Além de dividir as atrações de acordo com a quantidade de dias que você tem por lá. Noronha é considerado um dos melhores lugares do mundo para mergulhar. A natureza nas profundezas das águas de lá é surpreendente. Você não vai se arrepender, afinal, estará em um Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. 

Passeios

O passeio de barco ou canoa havaiana também deve entrar no roteiro. Além de fazer paradas estratégicas como nadar perto do Morro de Fora e entrar na caverna do Capitão Kid. A chance de navegar ao lado de golfinhos é gigante. Mesmo que você passe pela Baía do Sancho em um passeio de barco, vale a pena ir a pé e passar algumas horinhas por lá.

Para chegar na areia, é preciso seguir uma trilha e a famosa escadaria apertada pelas pedras que te levam até a praia.  Para ver de perto outro cartão-postal de Noronha, o Morro Dois Irmãos, visite a Cacimba do Padre.

Considere assistir ao pôr do sol uma atração a parte. Fernando de Noronha reúne vários pontos onde esse momento do dia é imperdível. Por isso, programe-se para assisti-lo cada dia de um lugar. O Mirante do Boldró, Forte dos Remédios, a Capela de São Pedro, a Pedra do Bode, o Restaurante Mergulhão e o Bar do Meio estão entre os mais lindos e requisitados. 

Faça as malas e “noronhe-se”!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.