O blog da Maria Filó

Hotspots de São Paulo

Lugares para ir em São Paulo

A capital paulista tem sempre tantas opções de entretenimento que fica difícil, até para quem mora na cidade, decidir qual é o melhor programa. O que ver, onde comer, o que conhecer, enfim, o que fazer primeiro.

Pois vamos ajudar você nesta tarefa nada ingrata. Já que a cidade tem mesmo muitas coisas bacanas acontecendo, fizemos uma lista com 5 sugestões à prova de arrependimentos. Seja em num passeio sozinha, seja acompanhada de amigos ou da família.

Para ler

Lugares para ir em São Paulo

A Livraria da Travessa já é velha conhecida de quem mora no Rio de Janeiro. Com mais de 30 anos de história, a rede carioca abriu recentemente sua 10ª loja na rua dos Pinheiros. É uma região badalada da cidade, que conta com cada vez mais restaurantes, cafés, bares e sorveterias.

Instalada num imóvel não muito grande, a livraria tem já uma das melhores seleções de prosa e poesia da cidade. Conta com muitas edições portuguesas (não por acaso, abriu também uma filial, em maio do ano passado, em Lisboa, Portugal). Além de, claro, livros de ótimos autores nacionais. Por isso, conta com eventos e lançamentos constantes na unidade. Vale a parada, sem dúvida. Mesmo que seja só para namorar as edições lindas que ficam expostas na entrada da loja.

Livraria da Travessa: rua dos Pinheiros, 513.

Para beber

Lugares para ir em São Paulo

Inaugurado no final do ano passado, o Monkey Bar, no bairro do Itaim Bibi, fica no anexo do Banana Café. É um espaço pequeno, decorado com plantas e flores. E, agora, é a embaixada oficial em São Paulo do famoso gim alemão Monkey 47.

Para quem gosta da bebida, é realmente um pedaço do paraíso. Isso porque o lugar oferece criações inusitadas, como o drink Cheeta, que leva licor St Germain, chá de pêssego, limão siciliano e gin Monkey 47. Outra bebida é, por exemplo, o Red Love, com morangos macerados, limão siciliano e gin Monkey 47.

Para comer, entradinhas deliciosas. Não só o croquete de mandioca recheado de costela bovina, como também o carpaccio de salmon com mix de cogumelos e rúcula selvagem, fazem sucesso por lá. Entre outras boas opções, claro.

Monkey Bar: Rua Jerônimo da Veiga, 194.

Para ver arte

Lugares para ir em São Paulo

Uma exposição que promete movimentar a cidade logo mais é a dos artistas Gustavo e Otávio Pandolfo, conhecidos como OSGEMEOS. Eles estarão com uma grande mostra na Pina Luz a partir do dia 28 de março. A expô ficará em cartaz até o dia 3 de agosto.

A exposição OSGEMEOS: Segredos terá mais de 60 trabalhos, muitos deles ainda inéditos no país, para mostrar a produção da dupla deste os anos 1980. Foi nessa década que começaram a grafitar no bairro do Cambuci, em São Paulo e até hoje eles mantêm o ateliê neste mesmo bairro operário.

Ao todo, serão 7 salas de exposições transitórias no primeiro andar, um dos pátios e vários espaços internos e externos. Os espaços terão pinturas, instalações e até os primeiros cadernos de desenhos e anotações da dupla. O letreiro da Pinacoteca também será substituído, temporariamente, por um luminoso feito pelos irmãos. Imperdível.

Descubra aqui 4 galerias de arte imperdíveis em São Paulo.

Pina Luz: Praça da Luz, 2.

Para passear

Lugares para ir em São Paulo

Os parques Ibirapuera e Villa Lobos são velhos conhecidos de quem vive nesta capital tão lotada de prédios, carros e motos. O que pouca gente sabe é que São Paulo conta também com pequenos oásias verdes, alguns deles incrustados em avenidas movimentadas da cidade.

Um deles fica no Museu da Casa Brasileira, em plena avenida Faria Lima. Lá, além do restaurante Santinho, que é bem gostoso, há uma enorme jardim. Para você passear tranquilamente e até se esquecer um pouquinho de que está em São Paulo.

No mesmo estilo, há a Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, no Morumbi, que tem uma casa de chá e também um jardim lindo. A vantagem destes lugares é que não há bicicletas, patinetes e afins, o que ajuda — e muito — a manter o sossego.

Museu da Casa Brasileira: av. Brg. Faria Lima, 2705.

Fundação Maria Luiza e Oscar Americano: av. Morumbi, 4077.

Para comer

Lugares para ir em São Paulo

Depois de relaxar, que tal esticar num lanche? Com toda a certeza, restaurante chinês em São Paulo não é novidade. Mas um que só venda guiozas, os tradicionais pastelzinhos orientais, isso ainda não existia na cidade. O Panda Ya, criado por Victor Wong, que é filho de pai chinês, é um pequeno restaurante na rua Lisboa, em Pinheiros. Ele serve 5 opções de guiozas:

  • Clássico (porco com camarão)
  • Frango com nirá, veggie (cogumelos variados e abóbora)
  • Fréxico (porco, lula, limão e hibisco)
  • Wings (asa de frango desfiada levemente apimentada)

Além deles, uma panqueca chinesa de massa muito fina e de um macarrão com molho de pasta de amendoim, limão e shoyo. Victor vendia por encomenda os pastéis que aprendeu a fazer com a avó. Até que teve a ideia de abrir uma lojinha.

Nesse meio tempo, achou um imóvel, um pouco maior do que ele pretendia. Foi então que resolveu encarar o desafio e fazer o restaurante. Mas para quem quiser se garantir em casa, há um freezer para comprar os guiozas congelados. Em outras palavras: tem para todos os moods!

Panda-Yá: rua Lisboa, 971.

Confira aqui mais dicas de restaurantes incríveis em São Paulo.

  • Tags

  • #Lugares para ir em São Paulo
  • O que assistir no Netflix
    19.03.2020 • Cultura
    O mood mais caseiro foi ativado e agora o que vale é buscar opções par...
    saiba mais
  • 5 dicas para fazer home office
    18.03.2020 • Comportamento
    Tudo muda o tempo todo com muita rapidez. Surgem novas formas de se fa...
    saiba mais
  • Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Composte...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.