O blog da Maria Filó

MANCORA, UMA PRAIA LINDA E TRANQUILA NO PERU

Mancora, Peru
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Lá na pontinha do litoral norte do Peru, quase na divisa com o Equador, fica uma praia encantadora chamada Mancora. Conhecida por surfistas do mundo todo e famílias que curtem um estilo mais alternativo, Mancora é uma vila rústica, mas com ótimas pousadas e excelentes restaurantes.

Mancora, Peru
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Nos últimos anos, Mancora tem se tornado um refúgio para pessoas de vários cantos do planeta (encontrei americanos, italianos, franceses, argentinos, colombianos…) que vão até lá em busca de um lugar tranquilo, onde a vida passa quase em câmera lenta. Há muitos que vão para passar férias, outros escolhem a praia para viver em outro ritmo.

O mar é lindo, limpo e bom para mergulhar. Uma das coisas que nos chamou muita atenção foram as revoadas de pássaros durante todo o dia. Eles pareciam dançar no céu. O pôr do sol no mar também é um espetáculo imperdível.

Mancora, Peru
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Quando ir

Chove pouco na região, então a paisagem é desértica e árida. Não faz calor demais e o mar não é tão gelado como em outras partes do litoral peruano. O ano todo tem clima bom e as poucas chuvas que ocorrem caem entre o fim de janeiro e o começo de março.

Mancora, Peru
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Onde se hospedar

A Praia da Vila, embora seja bonita, não é charmosa. Por isso, a minha dica é se hospedar em Las Pocitas, uma praia ao lado onde ficam casas lindas e pousadas gostosas. A faixa de areia é quase deserta e praticamente não circulam vendedores de comida. Os ambulantes que passam por ali vendem apenas chapéus Panamá, redes e artesanato. Nós escolhemos o Hotel Arenas Mancora, um dos mais estruturados da região. Além de lindo, o hotel é muito confortável, com ótimo atendimento, quartos deliciosos e um restaurante espetacular.

Mancora, Peru
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

O que comer

Voltei apaixonada pela comida peruana: desde restaurantes de chefs estrelados até as cevicherias mais populares, se come muito bem em todos os lugares. Na rua principal de Mancora, há opções bem rústicas de comida peruana e também outras especialidades como pizza, hambúrguer e sushi. Um dos mais badalados é o Sirena D’Juan.

Mancora, Peru
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Como chegar

Há três opções de aeroporto: Piura, Talara e Tumbes. De Piura, que fica a 180km de Mancora, há voos frequentes vindos de Lima, mas a estrada é muito ruim. O aeroporto mais próximo é o de Talara, a 80km, , mas os voos para Lima são menos regulares e mais caros. Tumbes fica a 130km e, na alta temporada, há dois voos diários pela Lan. Mas, como é a porta de entrada para várias praias bem turísticas do litoral, os voos costumam ser bem concorridos, tem que comprar com antecedência. Muitos hotéis oferecem transfer de ida e volta para os aeroportos.

Mancora, Peru
Fotos: Fernanda Avila e Fhabyo Matesick

Como se locomover

Nas praias, a melhor forma de locomoção são os tuk tuks (que custam por volta de R$5 a corrida). Como um dos nossos objetivos na viagem era conhecer diferentes praias na região, preferimos alugar um carro.

Fernanda Avila Ferreira é jornalista, autora do Guia de Nova York com Crianças, coautora do blog Viajo com Filhos e mãe da Olivia (9 anos) e Marina (14 anos).

  • Tags

  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  •       Sabe aqueles momentos de mudança, quando sentimos...
    saiba mais
  • Lua de mel romântica no Caribe
    07.01.2020 • Cultura
    É sempre difícil escolher o destino da lua de mel, mas é fácil imagina...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.