Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Sejam bem-vindas, mantas de tricô

Que atire a primeira pedra quem não parou para cuidar da casa com ainda mais cuidado nessa quarentena. Se já tínhamos um caso sério com um belo décor, agora assinamos embaixo e renovamos nossos votos todos os dias. Não é para menos. Deixar a nossa casa cada vez mais aconchegante e com a nossa cara é delicioso. Cada ambiente pode ter toques especiais que nos deixam ainda mais à vontade.

Falando em relacionamentos a longo prazo, o tricô – presente no nosso DNA há 23 anos, faz sua estreia triunfal na nossa linha Casa & Décor. Além de fazer parte dos nossos looks do dia a dia, ele migra para novos itens e também passa a deixar nosso lar ainda mais especial.

Isso mesmo. Nossas novas mantas de tricô chegam para adicionar um toque mais cozy ao seu espaço. Versatilidade é seu sobrenome, portanto, a manta pode marcar presença no sofá da sala, numa poltrona e também no quarto.

As opções de uso são várias e os locais também. Para completar, ela ainda te esquenta nos dias frios. Imagine só você assistindo a um filminho enrolada na sua manta. Hummm… Deu até vontade de ir fazer uma pipoca!

 

 

Raio X das mantas

Inspiradas na geometria do artista Sol Lewitt, nossas mantas são todas double face. Ou seja, você pode usá-las dos dois lados, que brincam com os mesmos grafismos, num jogo de positivo-negativo.

Para criar as peças, usamos fios reaproveitados e com toque gostoso. Com acabamento manual de barbicachos, elas foram desenvolvidas a partir do jacquard, técnica elaborada que possibilita ir a fundo em seu design.

As linhas de Sol LeWitt

Além de decorar o ambiente, as mantas dão outra cara ao móvel. As estampas são as responsáveis por transformarem o elemento quase em um objeto de arte. Isso porque seus prints foram inspirados nas obras de Sol LeWitt, que ficou conhecido por seus traços minimalistas.

Nascido nos Estados Unidos, Sol é um dos grandes nomes do minimalismo na arte. A geometria é o fio condutor do trabalho do artista que faleceu em 2007, aos 78 anos. As linhas de LeWitt formam um match perfeito entre arte e decoração. Afinal, a beleza e a simetria dos traços combinam perfeitamente com qualquer lugar.

Manta clara

Mantas em tricô para sofá
Fotos: Maria Filó e Board ans Batten Siding

As mantas de tons claros são perfeitas para harmonizar o décor sem interferir tanto na paleta. Bege, rosa, amarelado e outras tonalidades clarinhas são fáceis de combinar tanto com o móvel onde você vai usá-la quanto com o colorido do espaço.

Entender a paleta de cores que você usa no seu ambiente pode facilitar muito a sua vida na hora de adicionar novos itens. A manta de tricô pode dar novo astral a vários lugares. Como assim? A gente explica! Você pode usá-la no sofá, numa poltrona ou cadeira do seu home office, por exemplo.

Manta cinza e preta

Mantas de tricô para sofá
Fotos: Maria Filó e Reprodução

Assim como na moda, tons mais neutros como o cinza e o preto são verdadeiros coringas. Se a decoração da sua sala ou quarto usar muitas cores vibrantes, investir em uma manta com tonalidades mais escuras é certeza de praticidade e versatilidade.

O toque macio e delicioso do tricô proporciona um aconchego a mais onde sua manta estiver. Por isso, não abra mão de criar uma energia acolhedora dentro do seu lugar no mundo. Puffs, tapetes e outros itens feitos com as tramas podem abraçar ainda mais você e a quem ama.

Manta azul

Mantas de tricô para sofá
Fotos: Maria Filó e Serena and Lily

Tranquilidade, a beleza do céu e do mar, serenidade e otimismo. Esses são alguns dos significados da cor azul. Mantas com essa tonalidade e suas variações trazem um ar mais easy a qualquer ambiente e/ou móvel.

Por ser uma cor primária, o azul compõe duplas ou trios perfeitos com quase todas as outras nuances. Quadros, vasos e outros itens decorativos com detalhes azulados podem complementar os tons da sua manta.

Usar pequenos objetos nas mesmas cores, além de reforçar a paleta de cores do ambiente, traz uma paz visual, a chamada harmonia cromática. Mas se seu estilo não for tão clássico, vale também misturar com outros tons. Afinal, o marinho é um grande clássico e combina com quase todas as cores: vermelho, rosa, laranja, amarelo…

Manta colorida

Fotos: Maria Filó e Black and Blooms

Abusar das cores tanto na moda quanto na decoração é o que muda o astral do ambiente de imediato. Vermelhos e tons terrosos figuram entre as cores que colorem a sua sala de estar, quarto e até varanda sem fazer muito esforço.

Portanto, se você for adepta às cores, não hesite em explorar elementos dessas tonalidades na décor do seu espaço. Pense na combinação entre a manta e almofadas, coordene também com detalhes de quadros, tapetes. Uma manta listrada, por exemplo, pode ganhar a companhia de poás no mesmo tom para uma mistura divertida.

Quando falamos de decorar um ambiente, suas preferências e criatividade ficam lado a lado para criar um lugar que tenha verdadeiramente a sua alma.

Como usar mantas no sofá

Usar mantas no sofá é mais uma oportunidade de mudar a cara da sua casa com pequenas (ou grandes) itens. Portanto, nosso papo agora é direto e vamos dar algumas dicas práticas para usar e abusar da manta na sua sala de estar.

  • Experimente! Depois de escolhida a cor da manta, busque uma peça que tenha uma textura diferente do seu sofá. Assim como nos looks, mesclar tecidos e materiais dá um up imediato no espaço.
  • Falando mais sobre a escolha das cores, estude um pouco sobre o significado delas. Trabalhar com sensações através dos seus objetos, assim falando de todos os elementos da sua sala, é uma forma rica e gostosa de deixar tudo mais leve ou vibrante. A escolha é sua!
  • As estações do ano podem influenciar na hora de eleger sua manta. Fibras mais leves são ótimas para os dias quentes, já que em contato com a pele não elevam a sensação de calor. Já no clima mais frio, tramas feitas em tricô ou crochê mais encorpados são ótimas pedidas para aquecer.
  • Usar a manta dobrada no encosto do sofá é uma opção perfeita para proteger o estofado do móvel e dar outra cara à ele.

As mantas fazem toda a diferença na sua casa e podem trazer um perfume para lá de artístico ao seu espaço. Por isso, é hora de pensar em adicionar mais um elemento colorido no seu sofá, poltrona ou onde mais quiser. Explore o lado geométrico das mantas em jacquard e eleve o astral do seu lar.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.