O blog da Maria Filó

Como decorar a mesa de réveillon

Comece 2022 com as mais positivas energias. Que tal já começar a trabalhar a decoração da sua casa para receber bem os convidados? E se a ideia é mesmo atrair boa sorte, vale de tudo. Vamos estudar as cores, as flores, os frutos e mais que são culturalmente relacionados a esta desta. Está preparado? Confira as dicas e exemplos de imagens a seguir e inspire-se para montar a sua mesa de Réveillon.

O clássico branco e metalizados

Branco e metalizados – como prata, dourado e rose gold – é uma combinação sem erro para festas de Réveillon. Ela representa um modelo clássico de decoração, que transmite uma ideia de sofisticação como nada igual. 

É ideal para qualquer estilo de moradia, podendo ser criada tanto com elementos simples quanto mais elaborados, indo do luxo ao super luxo e representando todas as lindas luzes dos fogos jogados ao céu na noite da comemoração.

Use os tons neutros como pano de fundo e trabalhe os metalizados por cima, criando pontos de iluminação em áreas escuras ou chamando atenção para centros de interesse da festa. Por exemplo, a parede de fundo da mesa de jantar, o centro de mesa, a base dos pratos de refeições e travessas de alimentos. E, nessa linha, vale apostar também em materiais que apresentem purpurinas e paetês.

Sofisticação do preto

A cor preta, em princípio, não combina muito com a ideia que temos de uma decoração de festa de Réveillon. Contudo, ela remete à ideia de sofisticação, de mistério, de glamour e isso já faz sentido com tudo que sentimos em uma festa de Ano Novo. 

Como pano de fundo, ela é perfeita, principalmente quando a ideia é integrar a festa ao cenário ao redor – noite com fogos -, ou tirar o foco da própria decoração e dar mais destaque aos convidados.

Observação: para algumas culturas, o preto representa proteção, blindagem e poder. Então, responda: é isso que você deseja para a sua vida em 2022?

Alegria dos coloridos

Existem pessoas que dão muita importância ao significado das cores utilizadas nesta virada de ano. Por isso, agora, tiramos os metalizados e preto da lista e vamos focar em outras possibilidades. 

Ainda com o branco de fundo, pode-se dar à decoração toques de elementos em laranja, representando alegria e vitalidade. Tem o rosa, do romance e ternura. O verde, da esperança, do dinheiro e liberdade. E o champagne, da tranquilidade e calma.

Flores e frutas

Temos mais uma dica especial de decoração. Saem os enfeites de Natal, entram os arranjos. Os galhos verdes – como de eucalipto e photinia – serviriam para dar estrutura. E no centro destas criações, flores ou frutas, ou flores e frutas. Eis as nossas sugestões:

  • Flores de Ano Novo: buquês de rosas, orquídeas, boca de leão, narcisos, delphinium, callas brancas e orquídeas, representando gratidão, amor, paz de espírito, juventude, transformação de vida e mais.
  • Frutas de Ano Novo: uvas, romãs, maças, damascos e melancias,  representando dinheiro, elegância, fartura, sucesso, grandes conquistas e mais.

PS: todas essas lindas e coloridas frutas, além de decorar, servirão de petiscos refrescantes para a sua festa em casa de Ano Novo.

Objetos para usar no centro da mesa

Sobre a mesa de jantar, espalhe, ao centro do móvel, travessas com fatias formando os mais diferentes desenhos atrativos e coloridos, dando mais movimento à decoração. 

Outra ideia é usar as frutas redondas sobre ramos de pinheiros e pinhas, harmonizando com a decoração de Natal ainda montada. Aliás, em culturas europeias é tradição oferecer frutas como laranjas e mexericas frescas às crianças no Natal.

Agora, se você é bem ligado às tradições brasileiras, preocupado em seguir certos rituais para atrair boas energias para o Ano Novo, vamos te dar mais dicas de decoração. Para a sua festa de Réveillon, pode-se compor uma decoração com vasos transparentes, em vários formatos e alturas, preenchidos com:

  • buquês de rosas-brancas; folhas de eucalipto, hortelã e melissa; romãs; camadas de sementes de uva, lentilhas ou arroz. 

Ao redor disso, é legal expor peças de quartzo. Também toalhas e trilhos em cores específicas, de acordo com as energias que deseja atrair e a mensagem que deseja passar aos seus convidados. 

E não esqueça que nada disso – produção de decoração altamente elaborada e simpatias de Réveillon – adiantarão sem que a casa esteja limpa e impecavelmente organizada. Acredite, pois 2022 pode trazer muita positividade.

Essas dicas de decoração foram criadas pela equipe Viva Decora.

 

  • Tags

  • Nosso país é extremamente abençoado pelas suas belezas naturais. Vivem...
    saiba mais
  • Por Tati Sisti, @triptofollow Recarregar as energias no início do ano ...
    saiba mais
  •   As festas já estão batendo à porta e a hora de escolher o look....
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.