Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Mulheres na arte: 5 criativas que você precisa conhecer

Representar sonhos, desejos e movimentos em forma de manifestações artísticas é uma das coisas mais mágicas já criadas. Falar sobre mulheres na arte é enaltecer a produção incrível de referências que esbanjam talento. Por isso, estamos sempre de olho em criativas como a Mary Dutra, artista plástica e empreendedora.

Através de suas obras repletas de cores e nuances, a artista já foi destaque em centros culturais cariocas, além de ter rodado diversas cidades ao redor do globo.

Hoje é dia de conhecer um pouco mais não apenas sobre Mary Dutra, mas também de outras criativas. Listamos aqui mulheres artistas que merecem sua atenção. Confira:

Mary Dutra e a arte

As obras de Mary Dutra tratam do tempo e da luz, de histórias de pessoas e espaços. Além disso, a artista explora várias linguagens através da pintura, vídeo, fotografia, escrita, escultura, instalação e de performances ao vivo. Nesse sentido, sua produção artística e criativa está sempre associada ao seu olhar inovador e maturidade de execução. Há 18 anos, a carioca expõe para o mundo toda a poesia e inspiração que leva consigo.

A intensidade e os contrastes de cores nos trabalhos de Mary chamam atenção dos olhos e provocam sensação em que os admira. Experimentações com folhas, carimbos e outros materiais também fazem parte de sua criação. Dessa forma, suas obras ganham uma aura ainda mais especial e visualmente potente.

Mulher, artista e empreendedora

Unir arte e empreendedorismo é o que muitas artistas fazem e se aventuram entre seus pincéis e as várias outras funções que desempenham. Mary é fundadora do Abstrato Azul, realiza exposições, projetos de arte, dá palestras, cursos, e Consultoria Criativa para Negócios. Ufa!

Não para por aí: a carioca mistura seus dois universos em diversas iniciativas que vão desde exibições de suas obras até projetos internacionais. Sua jornada empreendedora se mantém sólida ao longo dos 15 anos em que atua na área.

Suas obras já fizeram parte de exposições no Rio de Janeiro e em Nova York. Elas também podem ser encontradas em 7 países de 4 continentes diferentes, ou seja, sua arte realmente ganhou o mundo. A última exposição individual ‘Se foi, tempo’, no Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, abordou de forma poética e visual o passar do tempo na pandemia. 

O projeto internacional de encomendas de Mary pelo mundo já apareceu em países como Estados Unidos, Itália, Holanda, Suíça e Malásia. Uau! Sem dúvidas, palmas para ela.

Artistas mulheres para ficar de olho

Valorizar a produção artística feminina e mostrar seus trabalhos para o mundo é uma tarefa deliciosa e que nós adoramos. Sejam através das pinceladas e técnicas de Mary Dutra ou em outras manifestações de criadoras, a arte produzida por mulheres encanta e com toda certeza merece todo o destaque possível.

Queremos trazer outras referências que dão um verdadeiro show no mundo da arte. Criar pinturas, objetos e colagens de encher os olhos é com elas mesmas. Por isso, encante-se pelo trabalho de artistas que mostram que a arte pode ser ainda mais interessante e potencialmente feminina. Então embarque em uma viagem ainda mais especial através do que vemos.

Pia Riverola

A beleza e a delicadeza da natureza representadas em uma foto. O colorido da natureza é um dos protagonistas dos registros da fotógrafa espanhola Pia Riverola. Sua paixão por flores e pelos detalhes especiais é o que permeia em suas fotografias. Cores que encantam e cenas cotidianas também chamam atenção no trabalho de Pia que registra suas viagens pelo mundo através de imagens preciosas e de encher os olhos.

Elisa Pêssoa

Elisa Pêssoa é uma colagista carioca que mostra toda sua arte e criatividade em forma de trabalhos singulares e especiais. Suas colagens mesclam figuras femininos com formas da natureza, além de trazer símbolos que deixam suas obras ainda mais autorais. Acima de tudo, ela busca no universo dos sonhos a inspiração perfeita para criar uma arte que convida você a libertar a imaginação. 

Natalia Vico

A artista visual Natalia Vico apesar de ter estudado publicidade e ter trabalhado na área, foi com os pincéis na mão que construiu sua carreira. Madrilenha de nascimento, Natalia explora formas e cores delicadas em obras que retratam mulheres em ambientes interiores e formas naturais com muita delicadeza e apuro de sobra.

Maria Rosa

A designer e colagista Maria Rosa cria obras que misturam arte e representatividade de forma ímpar. Seu trabalho artístico celebra o feminino, exaltando a força, o imaginário e a resistência das mulheres negras. Em suas colagens ela retrata figuras importantes como Lélia Gonzalez, Dandara, Angela Davis, Mary Beatrice e Conceição Evaristo. Suas artes podem ser adquiridas no site de sua marca, a Arte de Maria, onde as colagens estrelam cadernos e outros itens de papelaria.

Agora que você já conhece mais sobre os trabalhos de mulheres que dão um verdadeiro show na arte, aprecie e apoie suas criações. Para isso, siga seus perfis no Instagram, visite suas páginas e acompanhe o desenvolvimento de suas obras. Afinal, devemos sempre celebrar a arte feminina.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.