O blog da Maria Filó

Na Viagem

Mercados gastronômicos pelo mundo

Cada vez mais aparecem mercados de comida mundo a fora que viram uma atração para os turistas. Sejam eles mais tradicionais ou modernos e sofisticados.

O post de hoje é dedicado a esses lugares, que considero parada obrigatória em determinadas cidades.

Barcelona

O Boquería é um antigo mercado, que teve seu início no século XVIII, muito bem localizado nas Ramblas, área bem turística da cidade.  Lá, locais se misturam à estrangeiros e é também o lugar onde os chefs dos restaurantes badalados vão comprar seus ingredientes frescos.

O mercado já ganhou diversos prêmios mundiais e seus aromas e cores são realmente únicos! Também acontecem eventos gastronômicos, como aulas de culinária.

Madri

O Mercado San Miguel foi fundado em 1916, foi totalmente reformado e hoje  é mais uma atração para quem visita a cidade. Localizado no centro, bem perto da Plaza Mayor, o principal ponto turístico da cidade, lá encontra-se de tudo: de frios a doces, passando por bebidas, caviar, sorvetes, e por aí vai.

Você pode tanto comer lá mesmo, já que cada estação tem balcão e algumas mesas, como comprar para levar para o hotel.

Já o Mercado San Antón fica no bairro gay de Chueca, de fácil acesso, e começou como um mercado de peixe. Com três andares e arquitetura arrojada, o lugar virou um point e uma ótima opção para degustar os tapas espanhóis. Destaque para o restaurante no terraço, um charme!

Nova Iorque

Em uma cidade com tanta diversão, os mercados gastronômicos se tornaram mais uma  atração imperdível quando se vai a NY. Localizado no bairro de mesmo nome, pertinho de vários restaurantes badalados, o prédio onde hoje funciona Chelsea Market já foi uma fábrica de biscoitos. Além de estações variadas de comida, há também lojas charmosas e eventos ocasionais, como shows. É só ficar ligado na programação.

Já o delicioso Eataly, aberto em 2010, é uma perdição para os amantes da comida italiana. Com vários restaurantes, é uma ótima opção de almoço e também para comprar condimentos, comidinhas e até chocolates. Perto do Madison Square Park, um dos donos é o chef de origem italiana mais conhecido dos EUA e dono de vários restaurantes, Mário Batalli.

Los Angeles

Há vários mercados locais, de bairro, chamados de Farmer’s Market muito legais de ir como passeio. O que mais conheço é o de Santa Monica, que acontece todas as quartas e domingos. É um programa e tanto! As pessoas fazem piquenique, tem show ao ar livre, as crianças se esbaldam brincando na grama, uma delícia! Além das frutas e legumes que têm todos uma cara ótima!


Então, na próxima viagem, já sabe! Vá atrás do mercado gastronômico mais perto de você.

 

Renata Araújo é jornalista e autora do blog de viagens You Must Go.

  • Tags

  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  •       Sabe aqueles momentos de mudança, quando sentimos...
    saiba mais
  • Lua de mel romântica no Caribe
    07.01.2020 • Cultura
    É sempre difícil escolher o destino da lua de mel, mas é fácil imagina...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.