O blog da Maria Filó

Na Viagem

Roteiro pelo Porto

Capital europeia da cultura, o Porto é a cidade mais procurada pelos estudantes europeus para fazer intercâmbio. Não é à toa, já que ela oferece uma vasta vida cultural, alta gastronomia e um mergulho na história, rodeada por ícones de arquitetura e design.

Passei quatro dias na região, convidada pela Agência Regional de Promoção Turística Porto & Norte de Portugal e pela TAP, junto com outros cinco blogueiros para conhecer e promover esta parte de Portugal. Ao visitar o Porto, o que mais chama atenção é o contraste entre o moderno e o antigo. São construções do século XIX lado a lado de projetos arrojados, desenhados por jovens arquitetos.

O hotel em que ficamos hospedados é um bom exemplo. O Teatro Hotel funcionou originalmente como um teatro há mais de cem anos, até que foi atingido por um incêndio e virou, anos mais tarde, um hotel super moderno com inspiração em artes cênicas. O restaurante se chama Palco, há figurinos espalhados pelo hall, além do clima de “bastidores”, que permeia o lugar.

Outro hotel que visitamos e agradou a todos, foi o Infanta de Sagres, o cinco estrelas mais tradicional da cidade. Construído nos anos 50 e remodelado várias vezes até sua última reforma em 2009, é ali que se hospedam chefes de estado e celebridades.

Batizado em homenagem ao descobridor de mesmo nome, figura empreendedora da cidade do Porto, o hotel mantém a estrutura clássica dos anos 50, sem perder a contemporaneidade. O belo jardim convida para um drinque ou refeição ao sol, nesta época de primavera.

Estamos no coração do centro da cidade, onde funciona o boêmio bairro de Clérigos, nome dado a partir da torre que pode ser vista de toda a região. É ali que fica uma das livrarias mais famosas do mundo, a Lelos, segundo jornal inglês The Guardian, já que a autora best seller J.K. Rowling, do fenômeno Harry Potter, era frequentadora assídua quando morou na cidade. Dizem que a livraria serviu de inspiração para cenário dos filmes e partir daí, ela não parou mais de receber visitantes de todo o mundo.

Continuando pela área de Clérigos, era aqui onde a burguesia ia fazer compras no início do século XX, até entrar em decadência por conta da Revolução dos Cravos e voltar à moda há poucos anos. As ruas Galeria de Paris e Candido dão o tom ao bairro, com seus cafés e lojas originais, como a Vida Portuguesa, cheia de artigos kitch.

Um passeio que não pode faltar nesta região é visitar uma vinícola. Conhecemos a Ferreira, que fica em Gaia, do outro lado da cidade, e depois de aprender toda sua história, fizemos uma degustação de vinhos, imperdível!

Dois programas culturais são imprescindíveis de se fazer na cidade: um, é tentar ver um show ou concerto na Casa da Música, ou então, ao menos conhecer a casa de espetáculos. Com desenho arrojado que contrasta com o estilo arquitetônico da cidade, já passaram por lá grandes artistas, inclusive os brasileiros Caetano Veloso, Gilberto Gil e recentemente, Adriana Calcanhoto.

A Fundação Serralves tem os jardins mais bonitos da cidade. A visita é válida tanto por dentro como por fora do museu-casa. Não há exposições permanentes, apenas temporárias, mas o must da Fundação são mesmo seus belos jardins. Tivemos sorte de pegar um lindo dia de sol e a paisagem era deslumbrante! A dica é depois do passeio almoçar lá mesmo, já que a comida é caseira e ótima!

Em termos de gastronomia, o Porto não fica pra trás de outras metrópoles. Conhecemos vários restaurantes interessantes, como o Book, que fica onde funcionava uma antiga livraria, no centro da cidade e o DOC, de cozinha de autor, no caso, do chef Rui Paula, mas sem perder as raízes portuguesa. Provamos um menu degustação de cair o queixo.

Então, agora você já sabe, se planeja ir até Portugal, não fique só em Lisboa, vá também para o Porto que há muito o que fazer por lá.

Roteiro

Onde se hospedar:

Onde comer:

Passeios:

 

www.youmustgo.com.br

  • Tags

  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  •       Sabe aqueles momentos de mudança, quando sentimos...
    saiba mais
  • Lua de mel romântica no Caribe
    07.01.2020 • Cultura
    É sempre difícil escolher o destino da lua de mel, mas é fácil imagina...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.