O blog da Maria Filó

Óleos essenciais: o que são e para que servem

o que são óleos essenciais

Olá, tudo bem? Eu sou a Adriana Salomão, criadora da marca SER Sinergia, que propõe pequenos rituais de autocuidado, reconexão com nós mesmas e, claro, amor. Hoje venho me aprofundar num assunto que tem dado o que falar: óleos essenciais. Eles são os queridinhos de 9 entre 10 mulheres que buscam formas holísticas de viver melhor. Mas muita gente ainda me pergunta o que são e para que servem esses pequenos frascos transformadores. Além de terem aromas deliciosos, esses óleos dos deuses têm tudo a ver com nosso humor. 

o que são óleos essenciais

Emoções e bem-estar

Em primeiro lugar, precisamos lembrar como as emoções têm poder sobre a nossa vida. Como elas pode mudar o roteiro e a nossa história. O medo que paralisa, as mil informações que surgem e nos distraem do que realmente é importante, a ansiedade que nos tira o sono. Ou até mesmo nos traz a falta de ar ou da respiração consciente, por exemplo.

O bem-estar nunca foi um assunto tão em pauta. Principalmente agora, em meio a uma pandemia. Viver um dia de cada vez e controlar nossos sentimentos parece um desafio ainda maior.

A boa notícia é que não estamos sozinhas. E não estamos falando nem de compartilhar essas emoções com outras pessoas.  Afinal, que atire a primeira pedra quem consegue passar ilesa pelo turbilhão de informações e estímulos que os tempos atuais trazem. Quando falo em companhia, me refiro à natureza. Ela, sempre tão sábia, pode ser nossa aliada nessa jornada em busca da saúde emocional.

O que são óleos essenciais

São substâncias 100% puras, extraídas por destilação ou prensagem das plantas aromáticas. Sejam elas cascas, folhas ou flores. Cada planta tem uma parte que produz esses óleos e nos presenteia com sua energia ao máximo.  

Queridinha da maioria das pessoas, a lavanda produz óleos essenciais a partir das suas flores. Já o alecrim das suas folhas, enquanto o pinheiro e laranja doce das suas cascas e por aí vai.  

Mas você deve estar se perguntando como eles podem te ajudar. Pois saiba que os cheiros têm grande poder. Pense só em quantas sensações e desejos elas despertam, quantas memórias ativam. 

Isso acontece porque suas composições químicas conseguem trabalhar a nossa parte física, emocional e vibracional. Mas apesar de serem naturais, é preciso ser usá-los com muito cuidado, consciência e respeito. Não podemos utilizá-los diretamente na pele, é preciso diluir. Eles são tão intensos que uma gota pode equivaler muitas e muitas xícaras do chá da mesma planta.  

o que são óleos essenciais

Para que servem

A gente explica. As plantas, as ervas medicinais e a aromaterapia nos convida a olharmos para dentro e enxergarmos essas mil emoções que surgem durante o nosso dia a dia. Nos traz luz e consciência para o que realmente vem acontecendo no nosso interior.  

É exatamente aí que a aromaterapia entra. Acima de tudo, ela consegue ajudar a lidar com essas emoções. Na sua forma mais sutil, elas desenlaça os nós e transforma tudo em volta.

o que são óleos essenciais

Calma e relaxamento

A manjerona por exemplo conhecida como a mãejerona nos dá o colinho de mãe que precisamos. Mas calma, não é uma fórmula pronta. Nem sempre a lavanda que me acalma e acolhe será a mesma que te abraçará. Cada um tem uma forma de lidar até mesmo com os aromas. 

Foco e clareza mental

Nem todo mundo pode usar óleo essencial de alecrim, que ajuda a termos um dia mais produtivo e focado. Os hipertensos, por exemplo, devem evitá-lo. 

Mas apesar das restrições, sempre haverá um cheirinho para chamar de seu. O foco e clareza mental para estudarmos ou trabalharmos também pode vir, por exemplo, do limão. Não há contra indicação para usá-lo, exceto se expor ao sol. Afinal, sabemos bem que ele pode manchar a pele. 

Além disso, ele ainda contribui na sua parte vibracional. Como? O limão libera o chakra da garganta, ajudando na autoexpressão.  

Também tem o capim limão, o aroma que praticamente agrada a todos, nos traz leveza, refresca e estimula trazendo mais animo para a nossa vida e ajuda a desanuviar os pensamentos.

o que são óleos essenciais

Alegria e leveza

Outro óleo essencial bem conhecido e de terras brasileiras é o queridinho laranja doce. Um dos óleos essenciais de mais fácil acesso e com um ótimo custo benefício, a laranja traz alegria para a nossa vida, desperta a nossa criança interior. Seu aroma cítrico e doce ao mesmo tempo nos convida a dançar e a lembrar quem éramos. Ela desperta as pequenas alegrias das coisas que realmente importam, além de trazer o equilíbrio para os desafios da vida.  

o que são óleos essenciais

Coragem e força

Outra dica de óleo essencial e um dos meus queridinhos é o óleo de gerânio. Para mim o seu aroma me abraça, me leva pela mão para enfrentar os medos e acreditar que eu sou capaz de seguir os meus sonhos. Esse óleo essencial é incrível para as mulheres, nos ajuda a lidarmos com as nossas diversas fases, nos acolhe com o melhor abraço do mundo. Não apenas nos traz a segurança, mas também a autoestima necessária para desbravarmos a vida. 

Por falar em mulheres, outro que trabalha o poder feminino é o patchouli. Traz o empoderamento, coragem e vontade de viver, nos conecta com a terra. Isso significa fazer com que estejamos no momento presente, ajudando no alinhamento do nosso chakra raiz, que é a nossa base.  

E por falar em coragem, o óleo para lidarmos com os nossos medos é o tomilho, ele nos liberta e nos traz o poder e determinação para enfrentarmos o que for necessário. Essa planta era muito apreciada pelos soldados gregos e romanos e lhes eram dados de presente pela recompensa de serem corajosos. Já os egípcios usavam com uma espécie de incenso para adorar os deuses, pedindo a eles força e determinação.  

É incrível, não é? Como a sabedoria das plantas nos guiam até hoje e fazem nos conectarmos com a nossa verdadeira natureza e nossos propósitos.

o que são óleos essenciais

Como usar e formas de diluir

Já ensinamos aqui como você pode usar os óleos essenciais através de sprays aromáticos. Além disso, você também pode utilizar uma gotinha no seu difusor pessoal. Só cuidados que os aromas cítricos podem manchar a pele quando se expor ao sol, então certifique-se que ele esteja escondido dentro da blusa.

Outra forma que se pode diluir de forma segura são em óleo vegetais 20 ml de óleo essencial e uma gotinha já basta! Não é necessário usar em excesso pois as moléculas do óleo essencial agirão sempre ao nosso favor.

Não tem difusor de ambiente e nem o pessoal não tem problema, você pode pingar umas 3 gotinhas em uma vela, ou colocar algumas gotas em um recipiente e jogar água quente para que o aroma seja volatizado.

  • Tags

  • A pergunta que não quer calar Não lembro a data certa, mas lá pra 2013...
    saiba mais
  • Personalizar a decoração da casa  pode se mais simples do que se imagi...
    saiba mais
  •   Nessa coleção, propomos olhar para dentro de nós e despertarmos...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.