Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Fundação Laço Rosa

Fundação Laço Rosa

Por aqui estamos sempre atentas a iniciativas que mudam vidas e somam forças, espalhando empatia e transformação. Foi assim que nos encantamos pela Fundação Laço Rosa, que busca melhorar a autoestima de quem enfrenta o câncer de mama.

Durante o mês de outubro, vamos reverter para a instituição parte da renda da venda da nossa blusa. Quer conhecer melhor o projeto e se unir a essa corrente? Hoje conversamos com a fundação sobre seu objetivo, histórias e projetos que têm o objetivo de conscientizar sobre a doença.

Confira nosso papo:

Fundação Laço Rosa

Conta um pouco sobre a Fundação Laço Rosa.
A Fundação Laço Rosa nasceu no ano de 2011, pelas mãos de 3 irmãs: Aline, Marcelle e Andréa. Após Aline passar por um câncer de mama durante sua gravidez e Andréa enfrentar a doença na tireoide, elas criaram a instituição com a missão de ajudar a salvar outras pessoas. Inspiradas na história de Nancy G, Brinkera, fundadora da maior instituição de prevenção ao câncer de mama do mundo, elas resolveram somar forças para mudar a realidade do câncer de mama no Brasil. Leia mais aqui.

Como vocês ajudam as mulheres com câncer de mama? Em quais frentes vocês atuam?
1 – Resgate da autoestima: um exemplo é o Banco de Perucas Online, que já beneficiou mais de 5 mil famílias e pretende fortalecer a mulher nesse período em que sua aparência muda. Qualquer paciente em todo Brasil pode solicitar sua peruca on-line, escolhendo o modelo que mais se identifica para receber gratuitamente em sua residência, junto com outros mimos, como lenços, esmaltes, batom, cartinha, etc.

2 – Defesa dos direitos da paciente com câncer de mama (Advocacy): acreditamos que informá-las também é empoderamento. Quando uma mulher paciente de câncer de mama tem sua voz amplificada sobre seus direitos.

Alguma história em especial que gostariam de compartilhar?
Esse vídeo é sobre a Patrícia Gil, embaixadora da Fundação Laço Rosa e vitoriosa também. No vídeo, a Patrícia estava em tratamento e hoje está superbem, com cabelão ao vento e militando pela causa.

Quais são os conselhos para quem convive com alguém que está enfrentando a doença?
A medicina está muito avançada, mas ela por si só não é o suficiente para o caminho da cura. O amor e o carinho dão forças e ânimo para superar as batalhas mais difíceis da vida. Seja positivo, não importa a gravidade do paciente. Aqui estão algumas dicas:

  • Não pressione a pessoa para falar do assunto, ela deve digerir a notícia sem se sentir sufocada. Converse sobre outros assuntos. Quando ela sentir que deve desabafar, ela o fará. Quando esse momento chegar, ouça tudo o que ela tem a dizer calmamente, sem interromper. O momento é muito difícil e ela precisa despejar tudo que está lhe afligindo.
  • Esteja sempre por perto, mesmo que não falando nada. Se mostre presente, mas não fique muito em cima perguntando coisas. Verifique se está na hora de comer e leve alguma coisa, sendo sempre proativo.
  • Não fique comentando sobre situações alheias de pessoas com a doença e se tudo ficou bem ou mal no final. Cada caso é um caso.
  • Se a pessoa estiver muito desanimada e querendo ficar apenas no seu canto deitada, leve-a para fazer uma caminhada, sair, respirar novos ares, ver pessoas e a natureza. É importante que ela não se sinta isolada.
  • Se por acaso a pessoa tomar atitudes que não são normais dela, seja compreensivo e não leve para o lado pessoal. Ela está muito fragilizada.
  • Sempre que puder faça a pessoa dar boas gargalhadas. O humor é um grande remédio.
  • Leve ou busque nas sessões de quimioterapia, reveze com outros familiares. Dê todo o amor e carinho que você puder, faça aqueles mimos que você sabe que ela gosta, dê o colo. Não transpareça tristeza e nem sofrimento. Os sorrisos são muita força para seguir em frente.

Fundação Laço Rosa

Como uma pessoa pode ajudar vocês? Como se voluntariar?

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.