Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Estampa no décor: papéis de parede para a sua sala de estar

Foto: House Beautiful

Personalizar a decoração da casa  pode se mais simples do que se imagina. Primeiramente, como sempre falamos nos nossos posts de moda: esqueça o medo. Ele só te trava. Sem experimentar, nunca vamos descobrir nada de novo. Agora, imagine quanto você pode se surpreender com o resultado final. 

Pense, por exemplo, em como a sua sala poderia ser mais alegre ou com um visual mais impactante se tivesse uma parede em destaque, ressaltando, em frente, um painel para TV, sofá ou mesa de jantar. Pois temos uma ótima ideia: este pano de fundo pode ser feito por um lindo papel de parede ou outro material.

Não é segredo que adoramos um belo desenho por aqui. Nossas estampas que o digam! Poder levar belos contornos não apenas para roupas, mas também para seu lar, é nossa inspiração do dia!

Opções de papéis para decoração de sala

Foto: Antônio Ferreira Junior e Mário Celso Bernardes

Papel de parede é um recurso antigo para dar uma outra cara à sua casa. Afinal, a ideia já era utilizada em projetos de palácios europeus, visando também a melhoria do conforto ambiental.

Mas por aqui, nos trópicos, o material chegou apenas como acessório de decoração. Hoje, há uma variedade imensa de tipos de papéis de parede à venda nas lojas. Por isso, alguns, em especial, apresentam camadas em vinil que ajudam a aumentar o seu ambiente visualmente.

Se a parede da sala está lisinha, sem resíduos de cola, desníveis, trincas e mais, então pode receber uma abertura de papel de parede, sem problemas.

Fotos: Society 6 e Reprodução

Dentre as opções de papel que são vendidas no mercado e que podem ficar lindas em decorações de salas, há os papéis lisos em cores neutras ou mais vivas. Também os papéis que simulam materiais como tabuão de madeira, cimento queimado e tijolinho. E os papéis com estampas geométricas, poás desenhos abstratos e florais.

Aqui, neste texto, existem muitos bons exemplos de salas decoradas com papel de parede. Além do mais, nossa missão é te inspirar com ótimas ideias para dar um up na parede da sua sala.

Perceba como os papéis em cores neutras e estampas discretas são mais fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração. Contudo, que papéis com cores vivas e desenhos ou texturas bem chamativas – usadas na dose certa, claro – tornam os cenários decorados mais atrativos.

Tipos de aplicação do papel de parede

Papel de parede sala
Fotos: Aquazurra e Côté Maison

Podemos aplicar papel de parede em muitas superfícies da sala, até mesmo em móveis ou no teto do ambiente, algo mesmo comum de se ver em decoração. 

No geral, é preferível a aplicação de papel apenas às paredes das casas. Assim, ambientes amplos podem ter todas as suas paredes cobertas de papel – até mais de um modelo no local. Agora, em salas mais compactas, o uso do material deve ser mais restritivo.

O ideal é aplicar papel em apenas uma parede da sala – ou fazer um ‘L’ numa área estratégica da proposta. Esta cobertura pode criar ilusões impressionantes, sobretudo de profundidade. 

Planeje antes como vai compor o ambiente

Por isto, é importante planejar a finalidade que ela terá na decoração da sala. Por exemplo, uma parede com papel na cor camurça pode destacar um conjunto de rack com painel todo em branco que, do contrário, ficaria “apagado” no cenário.

Outra ideia é fazer uma faixa de parede revestida de papel, alternado com placas de espelho para destacar a zona de mesa de jantar, sendo pano de fundo para um buffet. 

Dependendo da proposta, o papel de parede pode ser fundo para um sofá da sala. Mas é preciso estudar as combinações do papel escolhido com estas peças mobiliárias. Portanto, as duas coisas devem contrastar sutilmente e não competir entre si.

Se você quer destacar ainda mais esta parede da sala, mas sem poluir o visual do cenário, pode apostar nos desníveis de parede e também nas diferentes alternativas de iluminação. 

Certas luminárias, como arandelas e abajures, postas nas laterais dos móveis e extremidades deste grande painel personalizado, podem dar um charme a mais no décor. E também é possível manipular pontos de luz focal, como spots, partindo do teto para a parede decorada. O efeito pode ser para lá de teatral. Se você gosta de impacto, vale investir!

Como aplicar papel de parede você mesma

Papel de parede sala
Fotos: Graham Brown e Sunny Circle Studio

O primeiro passo é passar a cola com o rolinho na faixa onde o primeiro rolo do papel será aplicado. Ele deverá ser instalado começando de baixo para cima, com ajuda de uma espátula.

Na sequência, devem ser aplicados os demais rolos do papel, cuidando para encaixar a estampa. Então, os excessos do material nas laterais da parede e próximos ao teto devem ser cortados com estilete. E qualquer bolinha de ar surgida no papel deve ser empurrada com a mão através da ajuda de um pano seco.

Outras ideias de pano de fundo para a decoração da sala

Fotos: Revista Viva Decora e Thistle Woodfarms

Agora, vamos falar sobre outros jeitos de personalizar as paredes de casa – algumas soluções mais ou menos difíceis que a do papel de parede.

Pois bem, se você deseja criar um efeito personalizado, usar fotografias de família P&B com paspatur é uma ótima ideia. Alterne tamanhos e conquiste um visual mais dinâmico.

Usar quadros de diferentes não apenas de diferentes tamanhos, mas também com cores diversas, também funciona como forma de trazer uma assinatura autêntica à parede.

Por fim, há outros jeitos mais simples ainda de personalizar as paredes de uma sala. Pintura é uma delas. Também há os adesivos, os quadros e as fotografias. E sempre é possível criar as famosas boiseries – molduras de parede –, com ripas de madeira pintadas na cor da própria parede.

Essas dicas de decoração para paredes da sala foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.