Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como usar parka: veja ideias de looks

Parka como usar

Algumas peças realmente chegam para ficar por muitas temporadas nos looks do dia. A parka, sem dúvidas, é uma delas. Nos dias mais amenos, ganha status de peça-chave para aquecer o visual e esbanjar estilo. Mas como tudo começou? Da onde surgiu esse item utilitário e com perfume casual?

Pois bem, hoje vamos não apenas contar um pouco da história da peça, como também dar dicas de como usar a parka. Spoiler: nossas inspirações vão além dos looks mais comfy. Também temos ideias de formas de aderir à peça nas produções work.

História da parka

Imagens: Reprodução

O nome parka é originário da língua dos Nenets, um povo que vive em ilhas muito frias e remotas da Rússia. O termo significa pele animal e isso tem muito a ver com a estrutura da roupa, que geralmente é bem quentinha. Mas já se foi o tempo que ela é sinônimo de look para o frio extremo.

O termo só surgiu no inglês a partir de 1625, até então nunca tinha se escutado falar o nome. Já na moda, a parka com a modelagem mais parecida a que conhecemos surgiu nos anos 1920.

Inicialmente, ela fazia parte de uniformes militares durante o inverno. Uma de suas características mais fortes e que até hoje se mantém é o fato que a cor mais comum da roupa ser o verde militar.

Nos anos 1960, os mods, um grupo cultural de Londres, adotou a parka como uma de suas marcas fashion. Assim, a peça entrou com tudo nas produções mais despojadas da época. Músicos britânicos usavam em seus shows e contribuíram muito para a popularização da parka, que hoje transita muito bem entre looks da meia estação, como primavera e outono, por exemplo.

Falando do agora, a parka é uma das peças do armário feminino que dá uma outra cara ao visual. Por ter bolsos, ela se consagrou como um dos itens mais utilitários do closet. O que isso significa? Que facilita nossa vida, unindo o útil ao agradável aos olhos.

Com a cintura ajustada ou não, a roupa é uma terceira peça que não passa despercebida. Afinal, a cada temporada ela ganha shapes mais modernos e detalhes de tirar o fôlego.

Look confortável com parka

Parka como usar
Imagens: Reprodução e Maria Filó

No quesito moda, aliar conforto e elegância realmente é unir o melhor dos mundos. Seja para um encontro durante o dia ou um momento mais descontraído à noite, vale colocar a parka para jogo.

Falamos mais acima que ela é uma terceira peça de respeito. Mas já pensou se ela reinar absoluta no topo da produção? Basta usá-la fechada, com o cinto arrematando. Assim, a parka rouba a cena e ganha status de blusa.

Para compor seu look comfy chic, a parka pode acompanhar tanto uma calça, saia ou short mais despojados. Você pode usá-la tanto por fora quanto por dentro das peças, para dar aquela cara de blusa elegante. Se quiser sair do lugar comum da roupa, aposte em uma parka com um tricô mais leve e com mood esportivo.

A parka assina seu tratado de versatilidade e permite que você abuse dos complementos. Por isso, não economize nos acessórios e escolha o calçado que preferir, dos tênis aos saltos. Siga seu caminho fashion sem medo de misturar estilos.

Parka com short

Parka como usar
Imagens: Maria Filó e Reprodução

Dias de calça, dias de short. A parka, coringa que só, também pode formar uma dupla de peso com os shorts dos jeans aos de alfaiataria. Ela pode migrar dos looks com os mais diversos tipos de calça para um dia mais ameno, em que as pernas merecem sentir uma brisa.

Para evidenciar a silhueta com um ar mais despojado, o short clochard pode ser o eleito para andar bem junto com a parka. Afinal, brincar com os shapes e as proporções é sempre uma ótima proposta de estilo.

Esse duo pode transitar por vários momentos. Por exemplo: trocando um complemento ou outro, o look que parecia mais básico ganha ares glam para uma ocasião menos casual. É nessa hora que os acessórios e os calçados podem fazer o trabalho de elevar o status da produção.

Look para o trabalho com parka

Imagens: Olivia Palermo/Reprodução e Maria Filó

Os looks de trabalho, principalmente aqueles para ambientes mais formais, costumam abusar das peças clássicas. Mas um workwear mais alinhado e sóbrio também pode receber uma boa dose de estilo.

A produção do horário comercial pode receber uma assinatura mais contemporânea e despojada. O blazer de todas as reuniões pode dividir seu protagonismo com uma boa parka. Por que não?

No work look, a parka pode complementar uma boa camisa ou até mesmo ser usada unicamente no topo do visual. Além de atualizar a modelagem, vale também investir em uma paleta de cores mais cool, dentro das possibilidades, claro. Tons arenosos e terrosos vão muito bem com o preto e o branco.

A parka já mostrou que, desde os esquimós russos até os dias de hoje, passou por grandes transformações. Afirmou-se como uma roupa atemporal e que merece seu devido espaço dos looks casuais chic até os mais elaborados e formais. Portanto, invista em uma boa parka para te acompanhar por muitas temporadas.

Identifique seu estilo, suas preferências e pense nos vários looks e ocasiões em que você pode usar uma parka. Mais uma vez, o exercício de conhecer o seu armário e experimentar novas combinações é mais do que recomendado. Agora que você já tem boas dicas de como usar a peça, é hora de ir para a prática!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.