O blog da Maria Filó

Pensamento colaborativo

Cada vez mais empresas e marcas estão buscando novas formas de fazer negócio, com escolhas mais conscientes durante todo processo. Esse olhar ressignifica relações, criando uma maior preocupação em relação ao impacto ambiental e social. Como fonte de inspiração, selecionamos iniciativas inovadoras que estão plantando o bem.

Curto Café

pensamento colaborativo
Foto: Curto Café

@curtocafe é um ambiente aconchegante no Centro do Rio. Ele é localizado em um lugar imprevisível: escondido em uma loja no 2º andar do terminal de ônibus Menezes Cortes. Ali o consumidor é quem decide quanto vale cada café. Nas paredes, as despesas do mês são compartilhadas através de quadros negros, aproximando o cliente do serviço oferecido.

Casa Naara

pensamento colaborativo
Foto: Casa Naara

@casanaara é um espaço múltiplo e encantador: loja, café, galeria e livraria, além de destino para encontros e troca de ideias. O centro artístico reúne pequenos produtores, designers, agricultores e criativos, que organizam debates, exposições e atividades culturais.

Projeto Colabora

pensamento colaborativo
Foto: Projeto Colabora

@colabora é um projeto jornalístico que tem como foco a sustentabilidade e o aspecto social. A plataforma é administrada por 250 jornalistas, designers, videomakers e especialistas, que produzem webséries como Comendo Lixo, que apresenta uma culinária alternativa baseada em sobras de alimentos, e a Web Colaborativa, que visita e entrevista locais inspiradores.

Ciclo Orgânico

pensamento colaborativo
Foto: Ciclo Orgânico

O @cicloorganico é um serviço carioca de coleta de lixo feito por bicicletas. Elas visitam sua casa toda semana para recolher o “baldinho mágico”, usado para separar o lixo orgânico que é levado para uma composteira e transformado em adubo. Nesse processo, ainda ocorre uma troca fundamental, quem assina recebe informações sobre a contribuição real daquela coleta para o meio ambiente. No fim de cada mês, 2kg do composto orgânico e um pacotinho de sementes são entregues, enquanto 2kg do adubo é doado para uma horta comunitária.

Horta Nossa

pensamento colaborativo
Foto: Horta Nossa

A @hortanossa é um movimento criado por um grupo de estudantes que buscam transformar os canteiros públicos da cidade, a partir da criação de hortas coletivas e comunitárias. O olhar cuidadoso e atencioso torna os espaços ponto de encontro para aprendizado e cultivo.

Quer conferir mais iniciativas incríveis? Clique aqui e leia outro post no nosso blog.

  • Tags

  • #iniciativas incríveis
  • #pensamento colaborativo
  • #projetos inspiradores
  • Representar sonhos, desejos e movimentos em forma de manifestações art...
    saiba mais
  • Pedalar para o mundo girar em equilíbrio. É com esse propósito que lan...
    saiba mais
  • Lugar de menina é onde ela quiser, inclusive em postos de liderança e ...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.