Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Um novo destino para as mulheres

As mulheres cada vez alçam novos voos e usam sua força como combustível para diminuir a distância rumo à igualdade entre gêneros. Prova disso é que passamos a ter um belo motivo para celebrar. Se em 2017 tivemos o registro de 370 licenças de pilotas e mais de 12,9 mil de pilotos, nesse ano comemoramos a formatura da 1ª turma exclusivamente de comandantes mulheres da aviação comercial brasileira.

Para celebrar, hoje conversamos com Paula Babinski, que há 8 anos se tornou pilota. Aos 33, ela é um exemplo para muitas jovens que querem dar asas ao sonho de trabalhar entre as nuvens. “Não há como não se sentir bem e realizada ao poder pisar em solo até pouco tempo atrás ‘proibido’ para mulheres”, conta ela.

Que nem o céu seja o limite!

Confira a entrevista: 

Conta um pouco sobre sua trajetória. Como chegou à aviação?
Iniciei minha vida à aviação quando, ao procurar um estágio, me deparei com a oportunidade de trabalhar no despacho operacional de uma empresa aérea. Cuidava do atendimento dos passageiros e despachava as bagagens e, depois, fazia o encerramento do voo já na área de embarque. E foi nesse primeiro contato, mais pertinho dos aviões, que conheci a carreira de piloto e logo me apaixonei.

Você escolheu a aviação ou ela te escolheu? Sempre teve esse sonho?
Eu não seria tão presunçosa de achar que fui eu que escolhi a aviação. A aviação faz as suas escolhas próprias. Brincamos que somos seres humanos tomados por uma bactéria chamada “AEROcocus”. Confesso que sempre sonhei em trabalhar viajando e conhecendo lugares novos, mas nem no meu mais ousado sonho eu pude vislumbrar pilotar um avião!

O que voar significa para você?
Há quem diga que voar não é um verbo que se conjuga, é intenso demais. Voar se tornou a nossa vida, nossa rotina, e vai muito além de um simples trabalho e profissão. É um estilo de vida. Quase como uma religião.

Qual é a melhor parte da sua profissão?
Além de conhecer novos lugares e costumes, a sensação de liberdade e responsabilidade são constantes nessa profissão. O domínio e respeito pela máquina tornam essa parceria entre ser humano e avião uma harmonia perfeita.

Como é ser uma mulher em uma profissão predominantemente masculina?
Normalmente, nós, mulheres, chamamos a atenção por atuar nesta profissão. Por ainda ser incomum ter mulheres no cockpit, convivemos com cochichos e olhares curiosos, com a admiração de alguns e até com a dúvida de outros. Recentemente, fiz um voo especial só com a tripulação feminina e foi muito legal ver a receptividade e resposta tão positiva dos passageiros, nos parabenizando e pedindo para tirar fotos na cabine depois do pouso. Muitas pessoas me abordam e dizem que gostariam de ter a minha “ousadia” e também é muito legal receber o carinho sincero das crianças. Não há como não se sentir bem e realizada ao poder pisar em solo até pouco tempo atrás “proibido” para mulheres. Nesse sentido, a formatura de pilotas da Avianca Brasil foi uma inciativa muito importante. Essa ação é só uma das frentes do Donas do Ar, que além de atuar para aumentar a presença de mulheres no comando das aeronaves da companhia, inclui ainda outras ações, como a realização de palestras em escolas para conscientizar alunos de que todos podem ser o que quiserem. Quando o programa teve início, a presença feminina no time de tripulantes técnicos (comandantes e copilotos) da companhia era de 1,6%. Hoje, nós mulheres já representamos 5% dos pilotos no quadro da Avianca Brasil – a maior porcentagem entre as aéreas brasileiras e a sétima maior do mundo. A meta da empresa é que, nas próximas formaturas de pilotos, ao menos 30% dos formandos sejam mulheres.

Já passou por alguma situação difícil por ser mulher nesse cargo?
Não. Nunca senti a necessidade de me fazer provar por ser mulher. Já tive que lidar com um pouco de preconceito bem no início da carreira. Já ouvi algumas piadas, mas nada que não fosse contornável.

Qual é a seu recado para as mulheres que querem seguir essa carreira?
Muna-se de todas as informações que puder a respeito da carreira. Como qualquer escolha profissional, ela deve ser feita tendo ciência de todos os prós e contras. Aquilo que serve para alguém, pode não servir para você. E só venha para a aviação se realmente for um sonho muito grande, pois a carreira demanda bastante.  Não desista perante as dificuldades, pois elas aparecerão de novo e de novo. Quase como um teste diário. Seja firme no propósito e carreira que abraçou.

O que você gosta de fazer quando não está voando?
Sonho com estar voando… (risos). Brincadeiras à parte, gosto muito de ler e estudar – se for sobre avião, melhor ainda. Mas gosto muito também de conversar, trocar conhecimento com os outros para aprender com suas experiências e histórias de vida.

O que mais faz você tirar os pés do chão? Quais são suas outras paixões?
Claro que preciso dar o devido crédito de paixão ao meu namorado. Mas não simplesmente pelo fato óbvio, mas porque nossas profissões se complementam. Ele é Controlador de Voo e muito me ensina a respeito de vários outros aspectos da aviação que vão além da cabine de comando.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.