Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Casa com estilo: 6 pinturas criativas de parede

Fotos: Banyan Bridges e Reprodução

A cada dia fica cada vez mais provado que a criatividade não tem limites. De fato, é realmente impressionante o que as pessoas conseguem fazer com as próprias mãos, inclusive na decoração de interiores. As possibilidades de inventar cenários, imaginar e pintar paisagens é não somente uma ferramenta de decoração, mas também de libertação de ideias.

Pintar uma parede inteira de uma só cor é lindo, mais prático e uma técnica que chama atenção logo de cara. Mas por que não inovar na pintura? Quando se tratar de usar formas, cores, detalhes e ferramentas para destacar um ambiente através da parede, pode se usar praticamente de tudo.

Nesse texto, nós iremos mostrar algumas soluções bem diferentes e criativas de pintura em parede. Esses trabalhos provam ser possível deixar os ambientes da casa muito mais interessantes, começando pela pintura das paredes!

Liberdade criativa

Fotos: The Lovely Drawer e Reprodução

Um jeito simples e rápido de transformar decorações é através da pintura de paredes. Temos no mercado diferentes opções de tinta acrílica, sendo o melhor tipo de tinta para a cobertura dessas superfícies das casas.

E as pessoas podem cobrir as paredes dos seus lares de forma homogênea, ou até mesmo criando desenhos únicos, baseados na sua imaginação – o que é perfeito para tornar o décor mais bem personalizado.

Claro que isso é um tipo de coisa que exige habilidade manual. Quem tem alma de artista pode enxergar as paredes do seu imóvel como telas em branca prontas para serem preenchidas com as mais lindas paisagens, figuras humanas, figuras de animais, ou outros desenhos do seu gosto. E com pincéis e canetas pode fazer um lindo pano de fundo colorido para sofás, camas, mesa de escritório e mais.

E não podemos esquecer de citar os lindos trabalhos em grafite. Esta técnica é bastante utilizada para criar arte urbana em diversas capitais mundiais. E neste mesma “pegada” é possível criar uma decoração extremamente expressiva, linda e surpreendente para casa, como nada igual.

Pintura com limites

Fotos: Domino Magazine e Wonder Forest

Quem não possui habilidades manuais não precisa ficar de fora dessa brincadeira. Existem alternativas mais fáceis para fazer pinturas criativas nas paredes das casas.

Uma ideia é fazer desenhos na parede com ajuda de um molde – é a chamada técnica de pintura com estêncil. Se as figuras imaginadas apresentam forma simples, é possível fazer esses moldes com fita adesiva. O passo seguinte é preencher as partes internas desse desenho com uma cor ou cores diferentes. O resultado é impressionante. 

Através desta solução, podemos até criar falsas cabeceiras e quadros de parede. E o melhor é que, com isso, conseguimos preencher as paredes, mas gastando muito menos quantidade de tinta.

Formas geométricas

Fotos: Reprodução

Essas pinturas feitas com utilização de moldes geralmente resultam em pinturas em formas geométricas, como círculos, quadrados e triângulos. Essa tendência está em alta para as decorações. 

Vale fazer paredes listradas, como papel de parede. Faixas colorindo a parte de baixo dos ambientes. E sobreposições de formas geométricas ou formas geométricas em tamanhos diferentes, ou ziguezague, criando um efeito de movimento.

À mão livre

Fotos: Reprodução

Citamos antes a utilização de canetas para a personalização de paredes. Exatamente, em lojas de artesanato é possível encontrar canetas próprias para esse tipo de trabalho artesanal. 

Você pode fazer pinturas coloridas nas paredes e dar um acabamento com a caneta, por exemplo, criando bordas, pintinhas, plantas, elementos lúdicos ou olhos. Ou mesmo preencher as paredes com dizeres motivacionais, ou segundo a função do local em diversas tipografias.

Esfumado

Fotos: Casa Vogue

Se você tiver uma espuma velha, limpa, grande e macia, pode utilizar para fazer um efeito de degradê na decoração da sua casa. Este efeito esfumado pode ser o pano de fundo para outras pinturas que virão por cima – como flores, por exemplo. 

Ou ele pode simplesmente simular o efeito de um entardecer, ou fundo do oceano, criando um clima especial compatível com a decoração imaginada para o ambiente.

Carimbo

Fotos: The Lovely Wall e The Everygirl

Por fim, devemos citar que tanto as espumas quanto placas feitas de outros materiais, como madeira, podem ser utilizadas como carimbo, para criar figuras repetidas na parede. 

Lojas de materiais de construção que vendem itens de pinturas, você pode encontrar uma versão de rolo de borracha com imagens em alto-relevo que também servem para criar figuras repetidas em parede, muitas vezes lembrando papéis de parede floridos.

Então, ficou animada com alguma destas ideias? Experimente na sua casa!

Essas dicas de décor foram criadas pela equipe Viva Decora.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.