O blog da Maria Filó

Ponte Aérea

Tomie Othake

Além dos celulares Nokia, o design finlandês tem muita história para contar. Sabendo disso, programei uma visita ao Instituto Tomie Othake assim que soube que estava em cartaz uma exposição com esse tema.

A Finlândia conquistou espaço de destaque no design mundial desde que o adotou como política de desenvolvimento do país, fortalecendo todo o processo produtivo, inclusive através da legislação.

Ora utilizando formas simples e minimalistas, ora se inspirando em formas orgânicas, o design finlandês é atemporal. Fiquei encantada com a diversidade de técnicas utilizadas nas peças de vidro e cristal e com as linhas limpas e sinuosas das mobílias e da arquitetura.

Para quem adora estampa, a exposição trouxe os grafismos da Marimekko http://www.marimekkotarina.fi/, que ganhou fama quando Jackie O. Kennedy desfilou suas roupas nos anos 60. Foi reservada uma sala inteira com vestidos e mantôs da grife. A marca registrada é a padronagem com cores vibrantes, referência constante em várias coleções de moda vistas por aí. Ao final da exposição, vale conhecer a lojinha do Instituto, que conta com objetos de design de artistas brasileiros, além de livros e filmes de arte.

Depois da exposição bateu aquela fome? Uma pedida irresistível é sentar na varanda do Sachinha e relaxar tendo como cenário o visual da Vila Madalena. O bar fica no alto da Rua Paschoal Vita, a uns 10 minutos do Instituto, mas parece uma cidade do interior, com suas ruas tranqüilas e casebres antigos. A boa é a costela no bafo com Serramalte de garrafa.

Se quiser fazer esse roteiro, segue o link do caminho do Instituto Tomie Othake ao Sachinha http://migre.me/vItS

  • Instituto Tomie Othake

Av. Brigadeiro Faria Lima, 201

Estrelas do Design Finlandês – Até 2 de maio de 2010, de terça a domingo, das 11h às 20h – entrada franca

  • Sachinha

Rua Paschoal Vita, 208

  • Tags

  • Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Composte...
    saiba mais
  • Amor no Caminho
    04.03.2020 • Lifestyle
    A escolha de alguns caminhos pode mudar, marcar a vida para sempre e d...
    saiba mais
  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.