O blog da Maria Filó

Ponte Aérea

Vanguarda Paulistana e a “Casa de Francisca”

Em meados dos anos 70 e início dos anos 80, quando o foco do investimento da indústria fonográfica era o rock’ n’ roll, um grupo de paulistanos interessados em fazer música brasileira e experimental, juntou forças para fazer a diferença e aparecer à margem do mainstream. Surgia então o movimento musical “Vanguarda Paulistana”, underground, independente e maldito.

Só para citar alguns nomes: Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé (que lançou um dos primeiros discos independentes do Brasil), Grupo Rumo, Alzira Espíndola, esta última é figura constante nos meus playlists.

O palco principal para as apresentações dessa turma era o teatro “Lira Paulistana”, um marco dessa época em São Paulo, por ter aberto as portas e ter servido de inspiração para grandes bandas que estourariam nas FMs do Brasil: Ultraje a Rigor e Titãs.

E por quais palcos andam os nossos queridos vanguardistas? Um dos redutos oficiais é a Casa de Francisca http://www.casadefrancisca.art.br/ . Uma casa bem pequenina e incrustada entre prédios modernosos e espaçosos nos Jardins. Eu decidi ir lá conferir um show da Alzira Espíndola. O lugar parece um cabaré e a acústica é ajudada pelas cortinas e mobílias de madeira. Como os tempos de vanguarda e anarquia já passaram, o ideal é fazer reserva, porque a lotação da casa é rápida. Dá para jantar ou comer delícias como uma polentinha com ragú de carne servida em uma mini panela Le Creuset. Combinação perfeita para o frio que já está bombando em São Paulo.

Curiosidades: Ano passado foi filmado um documentário sobre os 30 anos do Teatro “Lira Paulistana” http://lirapaulistana.net/.

Se liguem nos filhos dos vanguardistas que já estão dando o que falar: Iara Rennó, Clarice Espíndola, Dani Black, Luz Marina, Anelis Assumpção, Lucas Espíndola, Tulipa Ruiz, Mariana Aydar.

  • Tags

  • Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Composte...
    saiba mais
  • Amor no Caminho
    04.03.2020 • Lifestyle
    A escolha de alguns caminhos pode mudar, marcar a vida para sempre e d...
    saiba mais
  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.