Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Por aí

Tous les jour

No ano de 2014, todos os dias, o russo Constantin Mashinskiy acordou cedo, ou tarde, tomou o café da manhã calmamente, ou cheio de pressa, esteve mau-humorado, radiante de felicidade, entediado, triste, zangado… Ele, como qualquer uma de nós, viveu emoções e teve sua rotina alterada por diversos fatores, mas todos os dias do ano, independente do clima ou humor, o diretor de arte saiu pelas ruas de Paris e clicou uma pessoa que sintetizava o espírito da cidade que ele escolheu pra viver.

Dos belos registros, sempre em preto e branco como faziam mestres franceses que capturavam a essência das ruas, como Cartier Bresson, saltam alguns clichés que fazem parte do nosso imaginário da cidade. São jovens misteriosos, meninas cheias do famoso “je ne sais quoi“, mulheres glamurosas, senhores elegantes e intelectuais vestidos de preto, mas também muitas nacionalidades e personalidades surpreendentes que formam o grande caleidoscópio cultural que é a capital mais charmosa do mundo atualmente.

porai-blog2

Além de registrar as expressões, Constantin também resumia em frases simples como “aposto que ele tinha muitas coisas pra contar”, ou “ela sorriu quando me viu”, sua experiência em fotografar o escolhido do dia. Pessoas normais, anônimos que através dos seus cliques se transformaram em personagens intrigantes e cheios de alguma história que ficamos curiosos a desvendar.

O projeto chamado “365 parisienses” começou por acaso, um dia um menino lhe pediu um cigarro e ele como pagamento pediu um retrato. Assim se seguiram todos os dias, até a sexta-feira dia 26 de dezembro, quando Constantin clicou o último rosto do projeto, a moça morena cheia de sardinhas, com expressão calma e um leve sorriso, que encerrou belamente o que se tornou um grande e sensível retrato das diversidades de Paris dos dias de hoje.

 Que tal aproveitar esse ano novo inteirinho pela frente pra criar um projeto inusitado?

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.