O blog da Maria Filó

Poá mania: ideias para inspirar seus looks

Se tem uma estampa que não perde sua majestade jamais, é a de poá. As roupas de bolinhas já dão as caras na moda há tempos. Seja em tamanho maxi, mini, colorida ou preto e branco, uma peça com o print sempre faz bonito. Isso porque ela pode ganhar uma abordagem mais clássica ou moderna, dependendo dos tons, proporções e shapes eleitos por você.

Sem dúvidas, as roupas de bolinha se mostram cada vez mais versáteis. A imagem de um visual ladylike agora divide espaço com prints renovados e até mesmo texturizados.

Mas se não é de hoje que o poá aparece nas produções, quando ele surgiu? Pois bem, existem várias versões para a origem da estampa. Uma delas diz que imigrantes do leste europeu a trouxeram para a América através de uma dança, a polka. Logo se faz a associação com o termo polka dots, que significa poá em inglês.

Já uma outra famosa história é a de que Walt Disney foi responsável pela criação da estampa de bolinha. Dizem que 1928, ao criar a personagem Minnie, ele queria que ela usasse uma peça com padronagem diferente do que era visto na época. Não queria nenhum figurino xadrez ou listrado, por isso, resolver criar o print para a ratinha mais famosa do mundo.

Histórias à parte, chegou a hora de ver como usar a estampa de poá no dia a dia!

Cores clássicas

Roupa de bolinha

Pensando em estampa de poá, o clássico duo preto e branco é o primeiro que vem à mente. Afinal, seu mood mais vintage é um dos símbolos do print. Mas é possível dar um fresh e revelar um lado mais moderno.

A t-shirt é um ícone dos looks casuais. Quando recebe uma dose de poá, ela sai da verve mais básica e ganha uma bossa a mais. Mas você ainda pode acrescentar peças que tirem a produção do comum. Por isso, brinque com texturas e aposte no tule, por exemplo, tricô e até no animal print. Faça seu twist preferido e invente moda!

Além de interessante, aquecer o look com poá pode ser uma ótima forma de experimentar algumas propostas. Por isso, dê uma chance para as sobreposições e divirta-se com as camadas.

O tricô estampado pode vir por cima de uma camisa branca, ou blusa de manga colorida. Tire o P&B da zona de conforto e crie composições. O que vale é você experimentar e criar looks com a sua assinatura.

Poá renovado

Roupa de bolinha

Deixando um pouco a verve clássica do poá de lado, as bolinhas se apresentam em uma versão lunar e cheia de significado. O mini e o maxi andam juntos e mostram que, na matéria colocar o visual no topo, eles dão verdadeira aula de estilo.

O vestido é aquela peça prática e versátil do armário que sempre faz diferença. A padronagem aqui aparece mais do que renovada, ela brinca com tamanhos e proporções. As mangas amplas e a saia assimétrica garantem o tom contemporâneo. Para arrematar, acessórios coloridos e uma bota podem complementar com louvor.

Usar duas ou mais peças de uma mesma estampa deixam o mood conjuntinho em evidência. Por isso, não abra mão de unificar o visual com um mesmo print. O poá lunar da vez, em sua versão de bolas maiores, aparecem em shapes apurados e nada boring. Explore as possibilidades e potencialize as produções.

Conjuntinho

Roupa de bolinha

Falamos acima do conjuntinho e, agora, ele mostra que a versão mais tradicional aparece atualizada e em modelagens nada óbvias. Usar um look total poá nunca foi tão cool.

A jaqueta acinturada e a saia midi formam a dupla de peso que atualizam o visual sem fazer esforço. O modo blue foi ligado e o tom divide as atenções com a estampa de bolinha. Mas nada impede de que você desconstrua o look e use as peças em separado. O jeans pode entrar no jogo e as t-shirts também.

Casacos de poá

Roupa de bolinha

O inverno já está entre nós e os looks com a terceira peça viraram realidade. E é nesse momento que o poá pede espaço para suas versões mais do que especiais. O plush e o crochê chamam a responsabilidade para si e renovam as peças com bolinhas.

Os queridos pelinhos fake, além de trazerem aconchego à produção, dão um toque fancy mais do que necessário para levantar o astral. Os casacos longos ou médios são os protagonistas de looks que flertam com o casual e o chique. Não economize na hora de escolher sua paleta de cores. Tons de lilás, terrosos e verde militar vão muito bem.

O casaco com bolinhas de crochê dá vida à estampa e traz um perfume apurado ao visual. A peça pode ser o seu coringa da temporada e transitar por vários momentos. A brincadeira com as texturas mostra que a roupa de bolinhas pode atingir um outro status e deixar o look mais criativo.

Poá + tule

Roupa de bolinha

Já vimos as mais diferentes versões de poá e provamos de que ele é mais versátil do que parece e, por isso, se mantém no topo das estampas queridas por tanto tempo. Na combinação da vez, o tule recebe um toque de polka dots e traz mais sensualidade à elegante sobreposição.

Montar um look em camadas é explorar ao máximo as possibilidades e entender que as peças juntas podem dar novo fôlego à produção. Com toda a certeza, a brincadeira prova que o preto de óbvio não tem nada. A transparência e as roupa total black garantem que o poá merece também seu lugar no pódio dos visuais mais importantes.

A textura mais suave do tule imprime um ar dramático na medida e assume a dianteira na corrida de estilo. Mais uma vez, a estampa de bolinhas mostra que pode muito bem sair do imaginário vintage, a la Minnie Mouse, para um patamar apurado e repleto de referências.

Está aí a prova que a padronagem pode ser aliada não só das mulheres clássicas, mas também das adeptas de estilos mais contemporâneos ou até mesmo de quem não abrem mão de uma assinatura de romance moderno.

As ideias de como usar o poá foram mostradas. Você pode apostar tanto na sua versão mais clássica, quanto em texturas e em ares cósmicos. Experimente usar apenas uma peça da estampa, um visual total print. Explore e divirta-se na hora de trazer as bolinhas para o seu dia!

  • Tags

  • O topo do look merece uma peça que não economize no quesito estilo. Qu...
    saiba mais
  •     Pensou em praticidade e versatilidade na hora de vestir?...
    saiba mais
  • A hora de escolher uma produção para um dia de trabalho pode parecer u...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.