Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Tendências 2021: o que podemos esperar do próximo ano?

 

O ano de 2020 foi um dos mais atípicos e inesperados dos últimos anos. Quem imaginaria que viveríamos uma pandemia? Ninguém! Aprendemos a nos reinventar, sofremos alguns golpes, mas estamos aqui. E por isso, algumas perguntas surgem: quais serão as tendências de 2021? O que nos aguarda?

São essas perguntas que vamos responder hoje. Claro que todos os fatos de 2020 vão seguir reverberando e isso ainda nos afetará em um futuro próximo. Isso porque ainda estamos em meio a uma grave situação e precisamos de cuidados especiais.

Hábitos esses que refletem em todas as áreas da nossa vida. Desde o modo como nos relacionamos com nós mesmas, como vemos o mundo, como nos vestimos, sentimos nossa casa e por aí vai. Então, embarque conosco nessa viagem que nos leva a um futuro que está bem pertinho de nós.

Protagonismo no topo

Tendências 2021
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Os tempos de vídeo-chamadas e comemorações online marcaram mesmo o modo como usamos acessórios, principalmente ao redor do rosto, já que ele é a parte que mais fica em evidência nas telas. Isso passou a contar mais do que nunca e influenciou o modo como os adornos serão vistos daqui para frente.

Portanto, acessórios como brincos, colares e lenços chegam no ano novo com um perfume mais imponente e desejando o destaque que tanto merecem. O contraponto dos looks confortáveis será feito com os brincos com pedras e penduricalhos, estruturas mais rígidas e correntes à mostra.

Gargantilhas e duplas de colares, brincos coloridos e óculos divertidos serão os statement da temporada. Afinal, mesmo através das telas ou passeando por aí, os acessórios vibrantes sempre adicionar um quê a mais ao nosso astral. Então, não economize nas proporções e divirta-se!

Confortavelmente elegante

Tendências 2021
Fotos: Maria Filó e Reprodução

Não sabemos bem qual será o destino do nosso modo de trabalhar. Se será home office, escritório todo dia ou em um modo mais híbrido. Mas uma coisa é certa: os looks para os dias úteis não serão mais os mesmos.

O conforto dos looks que marcou 2020, segue firme no ano seguinte e será o responsável por repaginar as peças de alfaiataria. Shapes menos estruturados, peças mais amplas e com combinações mais cool, como o blazer + jeans, ganham de vez espaço nos looks de trabalho formais e nos mais easy going.

Aliás, o clássico jeans vai aparecer em modelagens mais retas e vão pedir por companhias mais chiques e imponentes. T-shirts com blazers oversized pedem passagem e mostram que o jeans merece estar bem acompanhado.

Armário inteligente

Tendências 2021
Fotos: Reprodução e Maria Filó

Passar mais tempo em casa nos fez refletir sobre o modo como lidamos com nossos bens e, consequentemente, com nossas roupas. Identificar nossos estilos, vontades, rever as peças que mais temos e usamos é algo que veio para ficar.

Revisitar looks que são verdadeiros clássicos do seu armário deve ser sua nova tarefa de moda preferida.

Cada vez mais as produções que exploram ao máximo os estilos autorais contam com combinações que misturem o que é atemporal com as tendências da temporada de uma forma mais equilibrada.

Então, fique de olho nas calças mais amplas, peças com ombros em destaque, nas cinturas marcadas e nas roupas com carinha mais vintage. Esses são alguns dos hits que vão marcar presença nos looks do próximo ano.

Para otimizar seu armário e visualizar todas as peças que têm nele, que tal fazer uma boa arrumação? Aproveitar os últimos dias do ano para dar a famosa geral no closet é uma ótima pedida!

Care além do skin

Fotos: Unsplash

Cuidado foi uma das palavras que mais fez sentido em 2020. Isso porque, mais do que nunca, nos cercamos de todos os cuidados possíveis, muito álcool em gel, máscara e distanciamento. Mas além desse tipo de cuidado, por estarmos mais tempo em casa, as rotinas de skin e haircare ficaram mais constantes.

Se antes não tínhamos tanto tempo para nos dedicar à nossa pele, ao longo dos últimos meses, ganhamos ao menos uns minutos a mais para isso. Fazer uma máscara de argila enquanto lemos um livro, hidratar o cabelo enquanto preparamos uma refeição. Otimizar que fala, não é mesmo?

Se antes um bom skincare contava com muitos passos para ser eficaz, um hábito que promete se firmar em 2021 é o do skin fasting. Ele é basicamente composto por três pilares fundamentais: a limpeza, hidratação e fotoproteção. Pela manhã, você lava o rosto e aplica um protetor solar e hidratante. À noite, faz a limpeza facial para retirar quaisquer resíduos que se acumularam ao longo do dia.

Mas o care necessita ir além do skin e a tendência é a de que ele cada vez mais vá! Aliar cuidados com a pele com momentos de relaxamento, longe das telas, por exemplo, merecem fazer parte da sua rotina. Fazer o próprio spa em casa é uma forma de incorporar rituais e unir o melhor dos mundos.

Olhar para a alimentação com mais atenção também é mais uma forma de cuidado. Procurar um profissional especializado e buscar opções mais saudáveis de alimentos faz parte desse care que começa de dentro. Beber mais água é um desses cuidados que refletem na hidratação do corpo todo, inclusive da pele.

Refúgio particular

Fotos: Reprodução e The Fig House Lounge

Nossa casa mais do que nunca se tornou um refúgio. Talvez seja por isso que agora estejamos olhando com mais carinho para ela. Mas como transformar o nosso lar naquele espaço ainda mais especial?

Através da decoração isso é mais do que possível e vamos conferir quais são os itens que vão bater ponto nas paredes e entre outros locais da casa.

Para criar um verdadeiro deleite para os olhos, os ambientes, ou melhor, suas paredes, merecem um toque de pinceladas ou desenhos inspiradores. Eles podem ser feitos tantos de forma livre ou aparecerem prontos em papéis de parede. Tons pastel podem ser ótimas opções para comporem a paleta artística da sua casa.

A casa que acolhe, abraça, conta com vários detalhes que fazem toda a diferença. Como a pandemia afetou todos os setores econômicos e sociais, o dos móveis não foi diferente. Com isso, o design das peças ganhou alguns toques que proporcionem maior união entre quem vive naquele lugar, aquele aconchego gostoso.

Um grande exemplo disso é que os modelos de sofás que voltaram para ficar são os de formato curvo. Eles surgiram na época do Art Déco como um símbolo de imponência. Agora mostram que querem mesmo é reunir as pessoas para uma roda de conversa. Os rituais em casa ganham ainda mais força e estímulo.

Lar ao natural

Imagem: Greenery Unlimited

Apostar em objetos feitos em ráfia, sisal e linho também são grandes apostas para criar esse clima mais cozy na decoração. Além disso, reutilizar e ressignificar objetos é uma tendência que segue. Ela dita o mood mais maker que se estabeleceu em 2020 e deve permanecer por muito tempo. Crie seus móveis, transforme outros e brinque com as possibilidades.

Falando em casa, a pandemia trouxe uma nova mania: plantas e mais plantas. Na falta de darmos um passeio em meio à natureza, nos cercamos de verde por toda parte. Praticamos o cuidado, a atenção. Vimos nossas mudas crescerem junto à nossa capacidade de resiliência e paciência. Evoluímos junto a elas, percebemos o que realmente é fundamental.

Foram nos nossos vasos que depositamos muita da nossa energia, que mantivemos nossa sanidade, nosso respiro em meio ao concreto. Cultivo, contemplação, tempo, espera: esses são alguns dos dos aprendizados que a beleza verde nos proporcinou.

Vontade de campo

Fotos: Reprodução e Venlani

Uma das vontades que mais bateu forte este ano foi a de viajar. Fronteiras fechadas, riscos de contaminação, foram só alguns dos fortes motivos que impediram que visitássemos outros lugares.

Mas essa vontade toda refletiu em um misto de saudade e saudosismo com os dias em que passamos em contato com a natureza. Isso se refletiu, já neste ano, na estética cottage core. Ele resgata alguns aspectos marcantes do campo para a moda, com vestidos fluidos de floral liberty, por exemplo. Chega até à decoração com peças de madeira e muitas flores em evidência.

Com todas essas influências, a vontade de passar um tempo em contato com a natureza vem com tudo. A simplicidade da vida camponesa desperta também uma conexão maior com nós mesmas e com o que e quem está ao nosso redor.

Portanto, assim que possível, esperamos que seja no próximo ano, os movimentos para locais como fazendas, sítios e chácaras serão ainda mais fortes. As chamadas road trips serão ainda mais constantes. Tirar uns dias em um paraíso perto de casa sairá do terreno dos desejos e se traduzirá em realidade.

2020 foi aquele ano que a gente achava que só acontecia no cinema, que não veríamos tão cedo uma pandemia acontecendo. Nossas rotinas mudaram, nossa casa virou nosso maior local de trabalho, diversão e descanso. Ufa, foram meses intensos!

Por aqui, nosso desejo é que tenhamos um 2021 mais leve. Repleto de mais motivos para desfrutarmos do melhor da vida com muita saúde, amor e felicidade!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.