O blog da Maria Filó

Entre as tramas: saiba mais sobre os tipos de tricô

Tricô que é

O tricô é uma técnica que faz parte do nosso DNA e essa arte de entrelaçar fios e inspiração resulta em peças com toque suave e elaborado. Tramas especiais são tecidas a cada temporada. Mas você sabe o que é tricô? Como e quando ele foi criado? Quais seus tipos? Pois bem, vamos responder essas e outras curiosidades.

Você certamente nãos e lembra quando viu uma peça de tricô pela primeira vez. Talvez desde sempre ela esteja nos seus looks, nas roupas das amigas, da mãe, irmã. Não se sabe exatamente quando ele foi criado, mas estima-se que as tramas existam desde o período a.C, ou seja, há bastante tempo.

Em grandes obras como Odisseia, o tricô ganha praticamente o status de personagem na trama. As esposas tricotavam enquanto esperavam seus maridos voltarem da guerra.

O ato de tricotar ainda fazia parte do plano de Penélope para reencontrar Ulisses. Já que ela iniciava uma peça e à noite a desfazia, tudo isso para adiar a decisão de seu pai para que encontre um outro pretendente.

A história do tricô tem vários capítulos ricos e cheios de detalhes que tornam suas tramas ainda mais primorosas e interessantes. Com o tempo, as técnicas para organizar, colorir e tricotar foram aprimoradas. Vamos adicionar ainda mais vocabulário ao seu glossário de tricô e falar um pouco mais sobre cada tipo.

Jacquard

Tricô o que é

Um tear, algumas ideias e vários fios. Foi esse o start para a criação do jacquard em 1801. O francês Joseph-Marie Jacquard é o inventor desse tecido que é feito a partir a partir de um tear de cala que seleciona fio a fio de acordo com suas cores.

O resultado? Um tecido mais resistente e complexo, que grande durabilidade, já que foi criado a partir de padronagens complexas de entrelaçamento.

A marca do jacquard são seus desenhos e padronagens que saltam aos olhos e adicionar uma dose de elegância a mais nos looks e até na decoração.

Curiosidade: não existe jacquard estampado. Afinal, seu desenho é criado pelo entrelaçamento dos próprios fios. Então, para conferir se seu jacquard é original, repare no avesso do produto. Você notará que a padronagem estará presente ali também.

Mas falando de estilo, as tonalidades e a composição das roupas em jacquard são verdadeiras aliadas na hora de montar uma produção. A combinação de textura sofisticada com nuances elaboradas dá um toque a mais de estilo, seja no look de trabalho quanto em um mais descontraído.

Intársia

Tricô o que é

Esse é mais um termo importante para o dicionário do tricô. A intársia é uma técnica usada para a elaboração de tecidos coloridos. O trabalho tem um apuro tão certeiro que muitas vezes a precisão do ponto do tricô cria uma imagem real, uma aparência de fotografia.

A intársia trabalha com blocos de cores que formam formas variadas. Essa simetria perfeita é o highlight das peças que são feitas com essa técnica de tricô. Portanto, uma peça em intársia é a garantia de adicionar uma dose mais cool ao visual tricotado.

Lurex

Tricô o que é

O tricô também tem seus dias brilhantes quando acontece o encontro com o lurex. O resultado desse match perfeito são tramas vivas e com uma dose de brilho trazida pelo fios metalizados.

Não existe uma data certa para o uso do lurex no vestuário, mas no século XIII, já existia uma forte produção desses fios. As tramas da época chamavam atenção por receberem banhos de ouro e prata, o que tornavam o lurex ainda mais precioso e diferenciado.

Gente é para brilhar, por isso, não deixe o lurex de fora das suas produções. Os fios metálicos fazem toda a diferença no visual e ainda passam longe da mesmice. Você ainda pode aproveitar para trazê-los a produções diurnas, dando aquele toque de glamour ao dia a dia. À prova de tédio!

Rendado

Tricô o que é

Assim como a vida, a moda é arte dos encontros. Mais uma vez, um match de técnicas e fios se une para um resultado repleto de beleza. Estamos falando do tricô rendado.

A renda é mais um tecido daqueles que tem origem há muito tempo atrás, mais precisamente no século XVI. Ela começou a ser produzida na Europa, mas logo atravessou o oceano e chegou ao Brasil com a vinda dos portugueses.

As tramas elaboradas do tricô se unem à renda para criar roupas delicadas de ver e de sentir. Essa dupla deliciosa forma peças que são gostosas como um abraço leve.

O resultado? Tramas mais leves e ao mesmo tempo apuradas, com assinatura feminina e complexo nível de detalhamento. Dessas que você não vê por aí todos os dias.

Canelado

Tricô o que é

O tricô canelado é sinônimo de conforto e elegância na medida certa. Isso porque seu toque mais macio, leve e flexível deixam a silhueta em evidência e cria um visual mais uniforme.

Por ser uma combinação de técnicas mais easy going, suas peças passeiam dos visuais mais casuais aos formais. Além disso, são atemporais e podem tranquilamente atravessar temporadas como verdadeiros coringas do armário.

Sua principal característica é a textura com nuances em relevo e outras mais baixas. Por isso, acaba ganhando uma abordagem mais esportiva e, ao mesmo tempo, ajustadas à silhueta. Para valorizar o desenho natural do seu corpo de forma moderna e comfy!

Trama aberta

Tricô o que é

Vazamentos e perfurações não são problemas quando se trata de tricôs com tramas abertas. Os fios dessa técnica são combinados de forma que as roupas fiquem mais frescas e com aquele mood de primavera que tanto amamos.

Blusas e cardigans com estruturas vazadas garantem que os looks fiquem bem ventilados. O charme do tricô flerta com detalhes fresh e deixa tudo ainda mais cool.

Rayon

Tricô o que é

Rayon nada mais é um tipo de tecido que vem da polpa da madeira e tem características parecidas com o algodão. Apesar de ser uma fibra desenvolvida em um processo industrial, sua origem natural acaba trazendo conforto de sobra às roupas. É muito resistente, macio e desenha a silhueta. Precisa de mais alguma coisa?

Aula de história: surgiu em 1885, ganhando fama como “seda artificial”, mas o nome “rayon” só se estabeleceu em 1924. Elegante que só, ele dá vida a alguns dos nossos looks mais especiais.

Como já falamos, o tricô faz parte da nossa história e fazemos questão de contar mais sobre sua riqueza de detalhes. Agora que você já conhece mais sobre a origem dos fios e suas diferentes técnicas, é hora de conhecer nossa coleção especial de tricôs. Lux combina a elegância e o primor dos fios com um toque esportivo.

  • Tags

  •     Shape alinhado, estruturado e elegância de sobra, essa é...
    saiba mais
  • Pensou em tricô feminino, pensou em Maria Filó. As tramas fazem parte ...
    saiba mais
  • Praticidade, versatilidade, coringa para todas as horas… Consegu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.