Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Túnica já: veja formas práticas de combinar a peça

Vestido fluido ou blusa longa? As túnicas femininas chegam para unir o melhor dos mundos na moda e reinarem absolutas nos looks do dia. A peça que tem origem nos anos antes de Cristo, com os romanos, era um item indispensável do vestuário de vários outros povos. Mas como será que até hoje a roupa se mantém no armário feminino? A resposta é fácil: a túnica se renova a cada temporada e surge em shapes para lá de interessantes.

Inicialmente, a túnica era usada por homens e mulheres e era feita de materiais mais encorpados como lã, linho e algodão. Suas modelagens eram retas e sem muitos detalhes. Mas assim como outras peças, ela era também um símbolo de status. O armário feminino das nobres contava com túnicas feitas em seda que serviam para deixar em evidência sua posição social.

Mas hoje, as túnicas mostram que não estacionaram no passado. Pelo contrário, elas seguem firme na estrada com versões em tecidos mais leves, shapes repletos de movimento e detalhes estratégicos. Estampas, botões e decotes também são highlights nas túnicas da vez. Afinal, elas sabem se reinventar como ninguém.

Nosso guia de estilo de hoje traz dicas espertas para você adicionar a túnica aos looks do dia e explorar ao máximo as possibilidades da peça.

Túnicas claras

As túnicas de cores como o branco, offwhite e bege são verdadeiras coringas para qualquer visual. A combinação com o jeans, seja uma calça ou short, é certeira para compor um look básico mas com informação de moda. As duas roupas juntas são perfeitas para momentos que vão desde um office look mais descontraído ou em um encontro com as amigas.

Um truque esperto e prático para adicionar mais bossa ao look com túnica é jogar com os recortes dela. Brinque com uma abertura e deixe o bottom mais em evidência, dê laços ou nós na parte da frente da peça. Ative o modo criativo e deixe seu estilo ainda mais autoral. Experimente jogar com acessórios também, como os lenços, que podem entrar em cena com amarrações diferenciadas.

Túnicas coloridas

Injetar uma boa dose colorida ao visual é garantia de elevar o astral sem muito esforço. Uma túnica de cor única pode reinar absoluta na paleta e deixar o mood monocromático para lá de interessante. Mas claro, quando é assunto é cor, vale misturar sem medo de ser feliz.

A túnica já é uma roupa que chama atenção por si só, mas nada impede que você crie outros pontos de atenção na produção. Traga acessórios de outros tons, varie as cores e não tenha receio de experimentar. Falamos com tranquilidade que usar o colorido a seu favor é mais uma oportunidade de se divertir com as possibilidades do vestir.

Mas como misturar a cor da sua túnica com outras que deixem a paleta harmônica? Temos algumas formas para fazer isso. Usar tonalidades análogas é uma opção para investir em cores vizinhas que ornam perfeitamente. As complementares se encontram para trazer uma explosão colorida com toques mais especiais vindos de lados diferentes do círculo cromático. Quer formar um trio de nuances? Eleja tríades que são amigas inseparáveis mesmo vivendo em extremos da roda de cores. Divirta-se!

Túnicas estampadas

Se uma túnica lisa já dá um frescor especial ao visual, uma túnica estampada dá muito mais! Sabemos bem que a peça já chama os holofotes para si por sua modelagem mais easy going, mas um bom print pode renovar completamente o look.

Independente do bottom que você usar, lembre-se de que não existem regras fixas de como combinar a túnica. Se quiser deixar a produção mais uniforme, com um mood conjuntinho, experimente apostar em uma túnica ou calça na mesma estampa. Essa é uma das maneiras de jogar com os prints e equilibrar os pontos. O efeito tudo igual pode dar a impressão até de que você está usando um macacão com sobreposição. Mais uma forma cool de apostar na túnica.

Como falamos anteriormente, o clássico jeans também é uma ótima companhia para sua túnica estampada. Mas que tal trabalhar com uma parte de baixo colorida? Isso é possível de uma forma prática e rápida. Selecione uma cor que esteja na estampa da primeira peça e a traga em um short ou calça. O resultado é um look despojado e com a paleta em equilíbrio total.

Dicas práticas para usar túnicas

  • Por ser uma roupa mais fluida e folgadinha ao corpo, procure brincar com as proporções e combinar a peça com uma peça de baixo mais justa. Calças skinny, short de cintura alta e saias que evidenciam a silhueta são ótimas opções.
  • Vale usar a túnica como vestido? Isso pode variar de acordo com o shape da peça, com seus recortes e outros detalhes. Mas fazendo os ajustes necessários, sim, vale transformar a peça em outra.
  • A túnica é versátil e pode transitar por vários estilos e ocasiões. Portanto, seja a verve mais romântica ou contemporânea, existe um modelo para chamar de seu.
  • A última dica mas não a menos importante: divirta-se ao máximo com as formas de uso da peça, também crie as próprias e vá transformando cada vez mais a sua forma de vestir as próprias roupas.

Se você começou a ler o post e ainda estava em dúvida se deveria ou não usar túnica, esperamos que isso tenha mudado. A peça é leve, tem um movimento delicioso e o melhor de tudo, é fácil fácil de combinar. Então, escolha uma versão que combine com o estilo, analise as possíveis combinações com roupas que já tem no armário e jogue-se!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.