Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Mix de cores: verde e rosa na decoração

Já sabemos que verde e rosa é uma dupla de cores que dá samba. Mas será que na decoração ela também se destaca tanto assim? Nossa resposta é: SIM! Os dois tons são ótimos aliados para quem quer passear entre contrastes coloridos. Assim, você adiciona um ar ainda mais especial à sua casa. Afinal, quando falamos de combinações cromáticas de encher os olhos, não existe monotonia.

Nossas dicas são perfeitas para quem deseja dar um up na paleta e deixar a casa com o astral lá em cima. Mas será que a mistura das cores é over ou chamativa demais? Vamos provar que é possível passear tanto por tons mais claros quanto em mais escuros dentro dessas nuances. Portanto, prepare-se para começar a amar uma nova dupla de cores.

O círculo cromático e a decoração de interiores

O que combina ou não em decoração passa longe de achismos – quem trabalha assim está equivocado. Porque, na verdade, planejar ambientes tem a ver com buscar a sua harmonização, que depende totalmente de um olhar mais científico sobre o tema. 

Com base em um estudo físico, por exemplo, algumas cores, quando agrupadas, poderiam criar uma combinação favorável para a perspectiva humana, transmitindo boas energias.

Sem contar a contribuição das cores neutras, que poderiam sempre complementar qualquer decoração, são seis opções diferentes de combinações possíveis. 

Uma delas é tema aqui neste nosso texto, que é a das cores complementares, que seria a união, por exemplo, de uma cor primária, como o verde, com uma cor secundária, como o rosa. Portanto, este é, sim, um casamento que super é bem-vindo no design e na arquitetura de interiores.

Equilíbrio das cores

Responda essa: você acredita que a dupla ‘verde e rosa’ poderia ser destinada a decorações masculinas ou combinaria melhor com decorações femininas? 

Acertou se você pensou que se trata de uma resposta que vale para tudo, seja quarto de menino ou menina, cozinha, escritório e mais. Já sabemos que as rosas são sempre voltados às mulheres; então, a questão é “dar mais peso” aos verdes e cores neutras complementares para fazer o cenário “mais masculino”, como o desejado.

Compreendeu como é simples chegar a esse equilíbrio? Tudo é questão de pesos e medidas. E é importante ainda destacar que essas cores não vão trabalhar sozinhas na construção dessas decorações. 

Existem as texturas, as volumetrias, os brilhos… Tudo isso, junto, deve ser trabalhado para que os ambientes ‘verde e rosa’ possam ser mais sofisticados ou casuais, com mais humor ou até com uma pegada mais retrô.

As melhores formas de utilizar verde e rosa dentro de casa

Onde aplicar verde e onde aplicar rosa? Bem, mais uma vez, tudo vai depender da intenção do projeto. Mas, neste momento, vamos nos deter a falar de uma combinação que está em alta desde 2016, que é o “rosa antigo” com o “verde militar”. 

Nesse caso, para não deixar os ambientes muito escuros, opta-se por colocar o rosa – cor mais clara da dupla – nas paredes; com exceção de quando a ideia é usar o verde para:

  • camuflar elementos, como portas; criar faixas nas linhas dos móveis, alongando os cômodos; fazer pano de fundo para quadros em cores claras, como dourado; também em cabeceiras, pensando na melhor facilidade de manutenção; e para criar falsos panos verdes, como se existisse um jardim vertical no local.

Temos mais outras boas ideias para o uso de um modo geral de verde e rosa nas decorações de residências. Confira.

Para os verdes: em estantes, prateleiras, nichos, revestimentos de sofás e poltronas, tapetes, quadrinhos, moldura de espelhos, vasos de plantas, almofadas e bases de camas.

Para os rosas: quadrinhos, cadeiras, estantes divisórias, biombos, cortinas, base de vasos, almofadas, cúpulas de luminárias, caixas decorativas, roupas de cama, estruturas de mesinhas auxiliares.

Verde e rosa na sala

A sala de estar é um dos principais ambientes da casa, aquele que muitas é responsável por ser o cartão de visitas do lar. Nesse cômodo, vale explorar ao máximo todo o potencial dos esverdeados e rosados, seja na paredes ou nos móveis. Uma estratégia interessante é brincar com os contrastes, usar rosa claro + verde escuro ou o contrário. Assim, o equilíbrio é garantido.

Outra forma de harmonizar ainda mais a paleta é investindo em estofados que tenham as cores selecionadas. Sofás, puffs, chaises e poltronas podem compor um visual para lá de interessante quando são coloridos. Eles se tornam as peças de destaque do espaço e, de quebra, ornam muito bem com paredes e outros itens de cores neutras.

Explorar os têxteis e texturas tanto em móveis quanto nos demais objetos também é outra maneira de aplicar o verde e rosa na decoração de uma forma diferente. É mais do que possível criar uma composição repleta de cores e detalhes especiais.

Quarto colorido

Falar em dormitório é falar de um espaço onde o aconchego e conforto tem que reinar. Mas como tudo que é bom pode ficar ainda melhor, trazer nuances para o ambiente pode deixar tudo ainda mais especial.

Assim como em outros cômodos da casa, as possibilidades de usar o verde e rosa na decoração são as mais diversas possíveis. Isso porque é possível adicionar cores em quase todos os itens do quarto. Se a sua parede é branca ou de outro tom neutro, é possível que os tons esverdeados ou rosados apareçam nos itens decorativos nela pendurados. Mas o foco é mudar sempre de cores, investir em têxteis é uma ótima pedida para atualizar com praticidade e beleza a paleta do seu lugar de descanso.

Se você gosta mesmo de suavidade e tons da natureza, as nuances de rosas bem claras podem ornar muito bem com o verde das plantas. Crie uma pequena selva dentro do quarto. Além de garantir um ar mais puro, já deixa o visual mais elaborado da forma mais natural possível.

Cores na cozinha

A cozinha é aquela área da casa onde alguns sentidos são muito bem estimulados. O tato na hora de preparar a comida e o olfato para sentir seus aromas. Mas nada impede que a visão também receba um estímulo de encher os olhos com uma decoração verde e rosa. Há quem pense que esses tons podem não combinar tanto com o ambiente. Mas garantimos que o conjunto da obra torna qualquer cozinha com esse colorido um lugar mais do que atrativo.

A tendência em apostar em paredes mais claras e mobiliário mais escuro é perfeita. Caso você não queira comprar móveis nessa cor, vale pintar o que já tem ou experimentar pintar apenas uma gaveta ou outra alternada. Vale reunir inspirações e transformar sua cozinha.

Se você acha a combinação muito ousada, aposte na paleta em itens decorativos, organizadores, talheres e têxteis nessas cores. De uma forma sutil, você atualiza o colorido do seu espaço de forma prática e sem dramas.

Verde e rosa nas roupas

Se na decoração a dupla de cores já dá samba, quando falamos de roupa, dá moda! O verde e o rosa andam muito bem juntos tantos em produções mais casuais quanto nas mais formais. Por isso, vale trazer a combinação da decoração de cada e levá-la para desfilar por aí.

Os contrastes, mix de texturas e de estilos que também dão um verdadeiro show no décor, quando se trata de estilo, todas essas ferramentas são mais do que válidas. Brincar com os visuais e ainda deixá-lo harmônico é uma das tarefas mais interessantes na hora de compor o look. Portanto, divirta-se e use as cores totalmente a seu favor.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.