Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Encontro marcado: looks com vestidos acinturados

Evidenciar a silhueta e equilibrar proporções através dos looks é mais uma forma de se divertir com a moda. Por aqui, adoramos falar sobre como as roupas podem adicionar uma energia diferente não só ao visual, mas a quem veste também. Escolhemos uma peça que tem tudo a ver com o que falamos, o vestido de cintura marcada. Afinal, seu shape que mistura o vintage e o moderno sabe como ninguém fazer a diferença no visual.

As peças com cintura marcada, como o vestido, de fato marcaram época. Desde a década de 1940 elas apareceram na moda como um símbolo de feminilidade mais forte e nunca mais saíram de cena. Mas falaremos de dados históricos mais à frente. Nossa missão de hoje é mostrar que o vestido acinturado é mais uma daquelas roupas versáteis. Garantimos que pode transitar facilmente por vários momentos. Então, embarque com a gente nessa viagem de estilo e história!

Vestido acinturado

Em primeiro lugar, um bom vestido acinturado é aquele que não só deixa em evidência a região onde é mais justo. Mas também equilibra como ninguém as proporções do visual. Mas claro, como falamos que a peça esbanja versatilidade, a justiça também é feita na cintura para criar um visual mais longilíneo e em sinal de igualdade.

Do mesmo modo que outros modelos podem ser combinados com várias outras peças, o acinturado também pode e deve andar bem acompanhado. Então, fique à vontade para trazer uma segunda ou até terceira roupa para o show. Afinal, as sobreposições estão com tudo e, no inverno, merecem atenção especial.

Falando novamente em equilíbrio, se o vestido totalmente ajustado ao corpo, vale usar uma jaqueta ou casaco com modelagem oversized, por exemplo. Esse jogo visual é uma fórmula garantida para um visual harmônico e despojado.

Cintura marcada + recorte

Sabe aquele pequeno detalhe que acaba fazendo toda a diferença na produção? Então, se ele estiver na parte da cintura, pode garantir que a peça fique ainda mais ajustada ao corpo. Os recortes são ótimos aliados de peças lisas e estampadas, pois sempre estão posicionados estrategicamente para dar um perfume contemporâneo ao vestido.

Se você apostar em um vestido acinturado liso, suas possibilidades de combinação são quase infinitas. Uma delas é a de criar um match com mais de uma textura. Se a peça única que escolheu for de um tecido mais fluido, traga um cardigan ou cachecol de tricô, por exemplo. O contraste entre o leve e o pesado cria um visual com muita informação de moda.

Vestido com cintura marcada por faixa

Para estreitar ainda mais os laços entre você e seu estilo, está mais do que permitido acinturar o vestido com uma faixa. Essa dica vale para qualquer peça única que seja mais ampla na parte da cintura. Também vale ajustar o visual tanto com a faixa, que em muitos casos vem com a própria roupa, como também com um lenço. Temos dicas espertas que podem te inspirar a usar o acessórios de várias formas.

Tanto o lenço como a faixa podem ser amarrados de diversas formas. Uma delas é apertar um pouco mais o laço e suspender o vestido levemente para cima. Assim, você adiciona um volume a mais na parte de cima e experimenta mais uma forma de usar sua roupa.

Vestido com cintura marcada por cinto

Se antes falávamos sobre estar na faixa com o seu vestido, agora a conversa chega até o cinto. Mais uma daqueles acessórios que podem transformar o look em alguns furos. Os dresses mais fluidos também podem ter seus dias de acinturados e assim se tornarem ainda mais versáteis.

O uso do cinto no vestido pode tanto ter o objetivo de realmente ajustar a peça ao corpo, como também o de apenas dar um up especial no look. Independente de sua função, uma coisa é certa, o cinto pode dar outra cara ao visual. Portanto, se aventure na escolha da cor dele e em sua textura. Que tal criar uma combinação análoga com o vestido + cinto? Cores como vermelho e rosa são ótimas pedidas!

Moodboard da vez: cintura marcada

Mostramos quatro formas especiais de usar o vestido de cintura marcada ou de ajustar a peça. Mas como a moda é múltipla e as possibilidades são muitas, montamos um painel de ideais para te inspirar ainda mais. Afinal, nunca é demais reunir referências e interpretá-las ao seu modo.

As peças acinturadas podem estar presentes tanto em looks mais despojados e descomplicados quanto naqueles com perfume fancy. Então, justiça seja feita, ter um bom vestido que marque a cintura é garantia de ter uma peça que vai te acompanhar por muitas temporadas.

História da cintura marcada

Vestido cintura marcada
Fotos: Reprodução

Agora que você já sabe como combinar seu vestido acinturado, como ajustar o visual e se inspirou ao máximo, vamos fazer embarcar em uma viagem especial pela história da cintura marcada na moda.

O vestir sempre esteve intimamente ligado aos acontecimentos históricos da sociedade. Cada revolução social trazia e ainda traz consigo novos códigos de comportamento, tendências novas e algumas repaginadas. Mas uma coisa é certa, o modo como nos vestimos sempre é influenciado de alguma forma por esses ciclos.

No caso da cintura marcada, ele esteve muito presente nos vestidos usados por princesas e rainhas das cortes mais populares do mundo, como a inglesa. Mas nessa época, estamos falando de idos do século XVIII e XIX, as vestimentas eram complexas e representadas por uma feminilidade que continha muitas camadas de tecido.

Mas dando um salto no tempo e chegando ao século XX, mais precisamente no ano de 1947, pós Segunda Guerra Mundial, uma coleção marcou época, literalmente falando. O estilista Christian Dior e sua famosa collection ‘Carrole’ trouxeram a cintura marcada para os holofotes de uma forma diferenciada e moderna para a época. O chamado New Look era composto por uma casaqueto de seda e uma saia plissada que chamava atenção por sua cintura evidenciada.

Desde então, esse shape quer revolucionou o vestuário feminino não saiu mais do pódio fashion. A cintura marcada não só trouxe um ar mais moderno ao look das mulheres, mas também mostrou que existiam outras formas de vestir.

Nosso encontro marcado de hoje mostrou que os vestidos acinturados dão um show quando o assunto é feminilidade. Portanto, é hora de escolher o seu novo modelo preferido e desfilar com ele em vários momentos.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.