O blog da Maria Filó

Ritmo de viagens com crianças

Viajar com crianças

Sempre fui a favor das viajar com crianças. Acho que elas me aproximam dos meus filhos, os momentos que passamos junto nas férias são muito ricos em troca: em ouvir, em contar histórias e, principalmente, em desacelerar.

Na correria do dia a dia, estamos sempre com pressa, atendendo o celular, respondendo mensagens, pedindo para os filhos escovarem os dentes, pegarem a mala, desligarem a televisão, sempre cobrando. Quando viajamos, este ritmo muda. Temos o tempo a nosso favor.

Viajar com crianças

Viagens de carro, passeios mais longos ou até filas de espera em atrações concorridas são uma ótima oportunidade de conversar com calma e sem interrupções.

Por isso, sempre defendo que as viagens com crianças não devem seguir um ritmo alucinado, tentando ver o máximo de atrações no mínimo de tempo possível. Não importa se alguma novidade ficou de fora do passeio, o que importa é conhecer o local, passear, ver o destino através dos olhos dos filhos. Sempre deixo um tempo para as crianças brincarem no escorregador ou correrem atrás das pombinhas em uma praça.

Uma das principais dicas para evitar a correria nas viagens é chegar com antecedência nos check-ins de aeroportos, peças de teatro ou atrações que tenham horário marcado. As perninhas das crianças são pequenas, eles não dão passos pequenos e muitas vezes simplesmente não entendem o porquê da pressa.

Viajar com crianças

Viagens para desacelerar

Alguns estilos de viagem propiciam ainda mais estes momentos. Ano passado fiz uma viagem pelos canais da Holanda. Passamos uma semana dormindo no barco, brincando de casinha. A velocidade do barco não passava de 10 km/h, ou seja, a vida acontecia em um ritmo lento. Brincamos, jogamos, conversamos e curtimos a paisagem à beira dos canais. Passamos por plantações de tulipas, casas típicas holandeses e moinhos de vento.

Nas pequenas cidades, passeamos de bicicleta e compramos pão, queijos e delícias locais.

Viajar com crianças

Foi uma viagem incrível, com 2 crianças e 2 bebês. Voltamos sem aquela sensação de precisar descansar nas volta das férias. E o mais importante, curtimos muito as crianças!

Para saber mais sobre essa viagem, veja o vídeo e leia post completo e sobre o Jardim de Tulipas Keukenhof

Para completar:

Melhor época para ir: fim da primavera, quando o Keukenhof ainda está aberto ou verão. No inverno é muito frio da Holanda e passeios de bicicleta deixam de ser agradáveis.

 

Faça esta viagem se… você tiver espírito leve, gostar de paisagens novas e levar a vida em família como diversão. Amarrar e desamarrar o barco, por exemplo, exige espírito aventureiro. Lembra um pouco a viagem de motorhome, embora seja mais urbana.

Momento Instagram… compre um pão artesanal, queijos locais, uma bebida preferida e faça um piquenique no gramado de um parque ou mesmo de uma praça que encontrar no caminho. Com certeza será um dos momentos da viagem que vai ficar na memória.

Viajo com filhos adverte… indicado para filhos adolescentes que ficam entediados com facilidade!

Patricia Papp é autora dos livros “Como Viajar Com Seus Filhos Sem Enlouquecer” e “Praias do Nordeste com Crianças” e coautora do blog Viajo com Filhos. Mãe da Luiza e do Pedro.

 

  • Tags

  • #Canais da Holanda
  • #Viagens com crianças
  • #Viagens para desacelerar
  • #Viajar com crianças
  • Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Composte...
    saiba mais
  • Amor no Caminho
    04.03.2020 • Lifestyle
    A escolha de alguns caminhos pode mudar, marcar a vida para sempre e d...
    saiba mais
  • Chego em casa e vejo uma vela no formato de um ponto de interrogação e...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.