O blog da Maria Filó

Caminho português: conheça a história da Lupe

Está pensando em percorrer o caminho português de Santiago de Compostela? Então escute o conselho da Lupe, que fez o trajeto em 2015: vá com tudo! Hoje ela compartilha aqui sua experiência para inspirar você a se aventurar nessa rota tão especial.

 

Há 5 anos, a carioca e suas amigas decidiram vivenciar essa jornada. Durante os quilômetros percorridos, Lupe conta ter sentido toda a energia de estar conectada com a natureza e as pessoas.

A viagem foi feita em uma semana. O ponto de partida do grupo foi a cidade de Porto, em Portugal. O roteiro incluiu passagem por Tui, Porriño, Redondela, Pontevedra, Caldas de Reis e Padrón, até chegar ao destino final de Compostela.

Os significados

Da cidade fronteiriça (Portugal-Espanha) de Tui até Santiago, os desafios foram vários. Antes de mais nada, o mais importante é se preparar para enfrentá-los, principalmente na parte física. “Nunca pensei ‘não vou conseguir’, sabia que chegaria bem. E cheguei mesmo, sem bolhas, sem dores no corpo. Havia me preparado, física e mentalmente”, explica.

Por isso, percorrer o caminho foi, acima de tudo, sinônimo de superação para Lupe. “Ele [o caminho] acabou tendo alguns significados… O primeiro é o desafio, a superação. Sabia que ia caminhar cerca de 20km por dia, então tive que fazer uma preparação física antes de seguir viagem”, conta ela.

As companhias tiveram participação fundamental para a carioca. Além de aproveitar a própria companhia e viver um momento delicioso de autodescoberta, Lupe pôde se aproximar de outras mulheres que a ajudaram a seguir em frente.

“O caminho também me mostrou o valor da amizade. Éramos 5 mulheres, caminhando, conversando, às vezes em silêncio, mas o tempo todo unidas”.

Sentimentos

O autoconhecimento faz parte de todas as nossas jornadas. Todo dia é dia de se conhecer um pouco mais, aprender e olhar mais para dentro. Se aventurar em lugares que proporcionam um maior encontro consigo mesma é extremamente  rico.

Se descobrir também é uma das etapas do processo de entender melhor quais são seus objetivos e planos. O Caminho de Santiago de Compostela é uma jornada intensa por si só. Para Lupe Aranha, seu camino fez com que se sentisse mais forte. Estar em contato com a natureza despertou o sentimento de positividade e ela passou a ver ainda mais beleza na simplicidade.

A vida é a arte do encontro

Durante a rota escolhida, os encontros com outros viajantes ou locais são inevitáveis, já que o Caminho é uma das peregrinações mais importantes do mundo. Lupe ficou encantada com pequenos atos ao longo do Caminho Português de Santiago de Compostela: “A simpatia das pessoas que encontramos pelo caminho, o prazer em ajudar, dando uma fruta, um copo de água. Uma essência, que no mundo moderno, às vezes fica despercebida”.

Os momentos proporcionados pelas experiências sempre marcam de alguma forma. Seja por uma atitude ou seja pelo outro em si. E teve um encontro em especial que marcou nossa protagonista. “Uma portuguesa muito simpática nos ofereceu uvas deliciosas. Ela ficava lavando roupa fora da casa e conversando com a gente. Tinha tudo em casa, inclusive máquina de lavar, mas gostava mesmo é de ficar ao ar livre, fazendo as coisas de casa, vendo gente e com um sorriso no rosto”.

A história de Lupe Aranha transmite inspiração, coragem e leveza. Além de mostrar a importância da amizade e da sororidade. Esse capítulo não termina por aqui. Em breve falaremos mais sobre sua experiência e dicas de restaurantes deliciosos para quem escolher o Caminho Português de Santiago de Compostela.

  • Tags

  • #Caminho português de Santiago de Compostela
  • O que assistir no Netflix
    19.03.2020 • Cultura
    O mood mais caseiro foi ativado e agora o que vale é buscar opções par...
    saiba mais
  • 5 dicas para fazer home office
    18.03.2020 • Comportamento
    Tudo muda o tempo todo com muita rapidez. Surgem novas formas de se fa...
    saiba mais
  • Amor no Caminho
    04.03.2020 • Comportamento
    A escolha de alguns caminhos pode mudar, marcar a vida para sempre e d...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.