Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Guia de viagem: Itália por Julia Tiberio

O espírito easy chic e tropical dos balneários ao redor do mundo inspiram nossa coleção de verão. A Itália tem alguns dos cenários mais bonitos do mundo. Para dar dicas sobre a região da Puglia, convidamos Julia Tiberio, jornalista e influenciadora, para compartilhar os hotspots da sua viagem.

A Puglia, região localizada no sul da Itália, é conhecida por sua arquitetura medieval e praias paradisíacas. A criativa visitou algumas cidades charmosas dessa parte do mundo e nos conta tudo. Confira:

 

Fasano

Para se apaixonar e voltar sempre. Usamos Fasano como base e dali saímos para conhecer outras cidadezinhas da Puglia, como Polignano al Mare e Monopoli (que foi minha preferida para jantar e passear no centrinho). Aliás, lá é indispensável alugar carro, pois existem pouquíssimos táxis e não tem trem de uma cidade para outra.

Recomendo pelo menos uns 5 dias pra dar tempo de conhecer tudo, acho que vale visitar todos os paesini da região. Nos acabamos fazendo um schedule bem de férias: praia o dia todo e depois jantar fora com direito a passeio por lojinhas e drinks em bares de música ao vivo. Achei o mar da Puglia belíssimo, de água azul cristalina e mais: a região também é cheia de praias de areia, o que aqui é exceção.

Nos hospedamos na Masseria San Domenico. As masserias são construções típicas daquela região, a do nosso hotel existe desde o século XVIII. O que mais gostei é que a estrutura é enorme (coisa não comum aqui na Itália), mas ainda assim você tem a sensação de um lugar intimista, onde as pessoas se conhecem. Para mim um dos pontos altos foi o jantar típico que eles oferecem no domingo: panzerotto, mozzarella e churrasco pugliese, tudo feito na hora.

Aliás, a culinária na região é divina. Não vá embora sem antes provar os orecchiette ao pomodoro! O meu preferido foi o de um restaurante chamado Mare Mosso, em Monopoli. Acreditem se quiser: eu comi dois pratos.

Ladispoli

Uma cidadezinha no litoral de Roma que virou o nosso paraíso – Francesco e eu vamos todo ano. Ainda não é um lugar muito conhecido pelos brasileiros, apesar de ser queridinho entre famosos e fashionistas – poucos dias antes da minha chegada, o designer Jacquemus passou uns dias por lá.

O hotel La Posta Vecchia foi construído no século XVII em cima de ruínas romanas que datam de mais de dois mil anos atrás. Pra gente é o destino perfeito pra uma escapada romântica. Pois a estrutura é maravilhosa e você de fato esquece da vida e relaxa. De dia dá pra aproveitar praia e piscina e a noite eles servem um típico aperitivo italiano com música ao vivo e um cenário com direito a por do sol de tirar o fôlego. Dali os hóspedes seguem para o restaurante ao lado para jantar.
Ali acho que 2 ou 3 dias são suficientes pois o programa é realmente curtir o hotel.

Alberobello

Legal pra ir passar o dia, a famosa cidadezinha dos trulli é outra joia da Puglia. As construções existem há séculos e hoje abrigam restaurantes fofíssimos, hotéis, lojinhas de produtos típicos e casas. Eu cheguei de manhã e fui embora no final da tarde. Acho que a quantidade de tempo foi ótima. É desses lugares que existem no nosso imaginário desde sempre e vale conhecer. Recomendo vestidos frescos e sapatos confortáveis pra caminhar por ali.

Matera

Foi a primeira parada da nossa viagem e me impressionou demais. Chegamos de noite, a tempo do show de um cantor italiano que eu adoro e que rolou em meio a ruínas rupestres. Matera é a segunda cidade mais antiga do mundo, com mais de 8 mil anos de história. Inclusive, as casas chamadas de sassi (construções escavadas e esculpidas nas pedras) são habitadas desde então. Dá pra acreditar?

Dica: se tiver alguns dias na cidade, fique em um hotel fora dos sassi para aproveitar mais. Durma uma noite no centro milenar para entender como viviam/vivem as pessoas. As casinhas e hotéis são únicas no mundo, é uma experiência bem uau.

Maremma

É a zona de mar mais bonita da região da Toscana, com águas cristalinas e paisagens verdes de tirar o fôlego. Eu acho lindo porque é como se você tivesse montanha e praia no mesmo lugar. A zona é inclusive famosa pela produção de leite, ovos, carne, tomate…

Muitas das famílias mais tradicionais de Florença passam o verão ali, como os Ferragamo, por exemplo. Lá você descansa em vilas e hotéis maravilhosos (o meu preferido é o Pellicano) e come muuuuito bem.

Looks para usar na Itália

O clima especial da Puglia pede looks frescos, shapes descomplicados e peças especiais. Para sua temporada na região, Julia Tiberio apostou em produções com fluidez e detalhes importantes de sobra. Afinal, nada melhor do que vestir peças que deixem a viagem ainda mais especial.

Para os dias quentes do verão europeu, Julia investiu em vestidos com caimentos mais frescos. O decote ombro a ombro é uma ótima aposta para deixar o visual ainda mais easy chic.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.