O blog da Maria Filó

Como combinar cores: dicas e truques

Como combinar cores: dicas e truques

Quando o assunto é moda, entender de cores se torna uma lição básica. Afinal, elas têm o poder de transformar a produção e trazer muita informação de moda ao look. Por aqui, o nosso colorbook não nos deixa mentir.

Por isso, vamos revisar nossas lições de como combinar cores. Assim, a nota da sua produção será a máxima e você não terá medo de misturar.

O primeiro passo de qualquer look é você se sentir segura com o que está usando. De nada adianta sair de casa com aquela sensação que você errou e todo mundo vai pensar nisso.

Para muitas pessoas, essa não é uma missão muito fácil. Mas nós vamos ajudar! Antes de mais nada, entenda mais sobre a natureza das cores e qual proposta mais combina com você.

As tonalidades trazem um mundo de possibilidades aos looks, já que você pode misturar quanto desejar. Das cores análogas às candy, o que não faltam são opções que combinem com o seu estilo e personalidade. Alguma vai dar match com você, com toda a certeza!

Pois bem, é hora de montar sua nova paleta preferida e ativar o modo colorfull.

Círculo cromático

Como combinar cores: dicas e truques

Antes de colocar mão na massa, ou melhor, nas roupas, é bom entender um pouco sobre o círculo cromático. Ele nada mais é do que uma forma que possui 12 cores no total: 3 primárias, 3 secundárias e 6 terciárias.

Analisar o círculo é uma mão na roda na hora de criar combinações, independentemente da quantidade de cores. A partir dele, fica mais fácil visualizar os tons complementares, tríades e análogos.

Cores análogas

Como combinar cores

As tonalidades análogas são aquelas que estão próximas no tal círculo cromático. São vizinhas que juntas formam um visual para lá de harmônico. Ou seja, você pode usar duas cores que estejam no mesmo eixo, numa transição agradável aos olhos.

Tons de rosa, vermelho e laranja vão muito bem juntos. Outro combo que não deixa nada a desejar é o dos verdes e azuis. As estampas também são grandes aliadas na hora de compor o look com cores análogas.

Peças únicas como vestidos e macacões podem vir acompanhadas de sapatos e acessórios coloridos. Por exemplo: que tal um macacão rosé, com brincos vermelhos e sandália laranja?

Cores complementares

Como combinar cores

As cores complementares são as tonalidades que estão em posições opostas no círculo de cores. As principais duplas são: vermelho e verde, amarelo e roxo, azul e laranja.

Quando o assunto é colorir a produção, vale usar ainda mais a criatividade. As peças lisas são as suas preferidas? Então a proposta do colorblocking promete cair muito bem.

Mas se seu estilo é mais contido, as estampas podem ser ótimas aliadas. Isso porque você pode escolher um print com pinceladas mais sutis de cor, por exemplo, com contraste menos evidente.

O truque dos acessórios também vale nessa proposta. Abuse de um look monocromático e invista na cor oposta numa bolsa, que tal? Equilíbrio é tudo!

Cores tríades

Como combinar cores

Quando falamos de tonalidades tríades, o próprio nome já dá a dica quantas cores serão usadas. Isso mesmo, três! Basicamente, as cores tríades são formadas por 3 cores que estão equidistantes no círculo cromático. Ou seja, elas se encontram exatamente na mesma distância dentro dentro da forma colorida.

Parece difícil, não? Mas fique tranquila que não é. Basta você escolher uma cor, pular três outras e selecionar a próxima. A harmonia cromática segue reinando e as principais tríades são: vermelho, amarelo e azul (tríade primária) e verde, roxo e laranja (tríade secundária).

Assim, como as outras combinações, você pode se divertir com as tonalidades e criar um match perfeito com estampas, blocos de cores e acessórios.

Looks monocromáticos

Como combinar cores

Se na hora de se vestir o modo easy going é o seu preferido, os looks monocromáticos são as melhores opções. Para compor um visual nesse mood, você vai usar peças de uma mesma cor.

Mas se engana quem pensa que esse é um caminho mais seguro. Pode ser básico, se você apostar em tons mais escuros ou de bege, por exemplo. Ou ainda mais exuberante, se optar por tons vibrantes e/ou pastel, como vermelho, ou verde água, respectivamente.

Na hora de compor uma produção monocromática não existem muitos segredos. Escolha uma cor e vá coordenando outras peças no mesmo tom ou em variações. Use acessórios e sapatos que também entrem no jogo, da cabeça aos pés.

Blocos de cores

Como combinar cores

O color blocking marca presença nos looks não é de hoje. Desde as décadas de 1960 e 1980 ele deu o ar de suas cores e não saiu mais do visual. Para investir nessa vertente, o truque é simples: forme blocos de tonalidades com suas roupas e acessórios. Sejam complementares ou tríades, o importante é que sejam vibrantes, cheias de vida.

Para montar looks coloridos, faça do círculo cromático seu melhor amigo. Veja referências de combinações e entenda qual visual quer criar. No color blocking, vale usar uma peça de cada cor ou até mesmo apostar em uma única. Roupas bicolores podem deixar o visual com uma paleta interessante e descomplicada.

Candy colors

Como combinar cores

Seja com o nome de candy color, tom pastel ou sorbet, as cores mais clarinhas e que transmitem um perfume doce não passam em branco. Os tons de azul, lilás, rosa e até o marrom se tornam os protagonistas da vez, mas sem perder a leveza. Uma ótima de criar um look fresh e easy-chic, sem apelar para o bege.

As candy colors são versáteis e atemporais por si só. Por isso, na hora de criar seu visual, vale criar duos ou até trios. O melhor dessa proposta é que ela dificilmente não dá certo, você pode misturar as mais variadas nuances que o resultado costuma ficar harmônico. Mas se as produções monocromáticas são as suas as queridinhas, aposte numa combinação de cor única e deixe ela falar por si só.

Da teoria à prática

Depois de estudar, vem a parte prática: pegue suas peças e experimente. Brinque e divirta-se, veja quais peças estão faltando no seu repertório cromático e, aos poucos, deixe seu armário mais robusto, com a sua cara.

Crie uma pastinha com seus looks favoritos, assim você não perde tempo de manhã montando as produções. Pegue imagens de street style como referência, tente reproduzir colocando seu toque.

Pronto, agora que você tem mais propriedade para criar looks que abusem das cores, fica mais fácil de se sentir segura, sem aquele medo bobo de errar.

O mais importante é ser você mesma, é daí que vem a certeza de que está acertando. E convenhamos que é impossível agradar a todo mundo, não é mesmo? Então concentre seus esforços em criar looks que traduzam a sua personalidade e espalhe sua personalidade por aí.

A paleta de cores mais bonita é aquele e que você se sente mais confortável. É hora de colorir!

  • Tags

  • Colorbook: ton sur ton
    02.07.2020 • Moda
    Falar sobre looks coloridos é um dos assuntos preferidos por aqui. Por...
    saiba mais
  • Os dias de temperaturas mais baixas chegaram e a hora de aquecer os lo...
    saiba mais
  • Misturar peças não é uma novidade no mundo da moda. Brincar com possib...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.