Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Versões saudáveis de pratos italianos

Versões saudáveis de pratos italianos
Foto: vikalinka.com

Pizza, lasanha, espaguete, risoto… Hummm, as delícias italianas parecem não ter fim. Na hora de buscar uma alimentação saudável, esses clássicos pratos costumam ser nossos principais inimigos. Mas calma, estamos aqui para ajudar você a encontrar alternativas repletas de sabor, sem trazer danos à saúde.

Versões saudáveis de pratos italianos
Foto: wrytoasteats.com

A massa e a pizza são os mais famosos, mas também temos a deliciosa lasanha, nhoque, ravióli! Hummm, um ravióli recheado com nozes e gorgonzola é divino, mas com queijo de búfala, tomate e manjericão é ao mesmo tempo saudável e delicioso. Neste mesmo contexto, espaguete com frutos do mar, tortellini com ricota e espinafre, nhoque de batata baroa com molho de tomate e carpaccio com alcaparras e folhas verdes também são excelentes opções. Para os amantes da lasanha, basta rechear com carne moída e molho de tomate, sem queijo ralado e limitando a quantidade. Aliás, limitar a quantidade de pratos mais pesados é sempre uma bela solução!

Versões saudáveis de pratos italianos
Fotos: notey.com |  saveur.com

O cardápio típico começa pelas entradas (antipasti), que geralmente são leves como saladas, vegetais, sopas, etc. Depois serve-se o primeiro prato de massa ou arroz, e carnes ou pescados acompanhados de hortaliças. Para finalizar, sobremesa ou frutas da estação. A dica é escolher como entrada uma salada verde ou uma sopinha de legumes ou uma bruscheta na versão mais saudável (ver abaixo) e ficar com apenas um dos pratos principais. Ao invés da massa ou arroz e  peixe ou carne, fique com alguma massa sugerida acima ou com um peixe (ou carne) acompanhado de vegetais (sugiro aspargos ou alcachofras), por exemplo. De sobremesa, frutas, claro!

Versões saudáveis de pratos italianos
Foto: themediterraneandish

Um dos pontos altos da culinária italiana é ter como base ingredientes simples e naturais. Os temperos e ervas aromáticas são usados para realçar o sabor e, de quebra, agregam vários benefícios à saúde. Dizer que um prato está “temperado” significa que ele está sóbrio, equilibrado. Alecrim, orégano, manjericão, salsa, sálvia, noz-moscada e pimenta calabresa são os principais temperos dos pratos  italianos com ações terapêuticas incríveis.

Versões saudáveis de pratos italianos
Fotos: lepassevite.com | carlsbadcravings.com

O alecrim, por exemplo, aumenta o foco mental e pode ajudar no combate a depressão e sintomas da TPM.

Já o orégano é digestivo, antioxidante, anti-inflamatório, fungicida e antibacteriano. O manjericão melhora a circulação e também age como antioxidante e anti-inflamatório natural.

A salsinha é diurética e a sálvia uma erva poderosíssima que reúne ações digestivas, diuréticas, hipoglicêmicas (baixa a glicose no sangue), antissépticas e antioxidantes, além de ajudar no funcionamento do intestino e prevenir até queda de cabelo.

Para finalizar, a noz moscada ajuda a controlar a ansiedade ao passo que a pimenta calabresa tem ação descongestionante e expectorante, ajuda no emagrecimento diminuindo o apetite e aumentando o metabolismo e é excelente para as pessoas que sofrem de enxaqueca. Por isso, faça uso de temperos e ervas sem moderação.

Abaixo como tornar saudável alguns dos pratos italianos típicos:

1) Brusqueta: fazer com torrada integral, tomatinhos frescos, manjericão, azeite extravirgem, pimenta e alho.

2) Risoto: substituir o clássico arroz arbóreo pelo arroz integral ou preto, usar azeite no lugar da manteiga e combinar com lula ou polvo.

3) Espaguete: fazer no alho e azeite (ao invés de óleo) ou à primavera (com abobrinha, berinjela, cenoura, ervilha, pimenta, cebola  e manjericão) no lugar da versão à carbonara feita com ovos, queijo gordo (pecorino) e bacon.

4) Lasanha: melhor de carne do que com molho branco, mas ainda melhor é trocar a massa por berinjela (ou abobrinha), usar molho de tomate caseiro, orégano, azeitonas e queijo curado para gratinar.

5) Arroz à piamontese: substituir alguns dos ingredientes clássicos como o arroz branco pelo integral, o óleo pelo azeite, o champignon em conserva pelo fresco, o queijo mussarela pelo curado e o creme de leite de vaca pelo creme de arroz. Fica delicioso e mais saudável.

6) Pizza: substituir a farinha de trigo pela integral ou pela de quinoa, ou ainda usar tapioca ou pão sírio integral. Rechear com molho de tomate caseiro, cebola, brócolis, rúcula e queijo minas padrão light (ou mussarela light).

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.