Com tempero nacional
Reza a lenda que ele surgiu na Holanda no século XVI, mas a verdade é que o gim – feita de uma espécie de Cedro conhecida no Hemisfério Norte como Juniper – se popularizou mesmo na Inglaterra. É possível cruzar com um bar para tomar um ótimo Gin & Tonic em todo bairro badalado em Londres, cidade que popularizou o drink que, convenhamos, é um charme.
Uma das bebidas mais populares na Terra da Rainha, geralmente é acompanhada de água com gás ou água tônica e uma rodelinha de limão ou pepino para refrescar a mistura, que anda crescendo em popularidade pelas bandas de cá.
E se o G&T, como é chamado pelos mais íntimos, ainda não ameaça tomar a popularidade da caipirinha como bebida nacional, pelo menos há de se dar o braço a torcer que é também uma ótima pedida para o verão.
Para comemorar com um drink a nova estação, aproveite o último fim de semana do Circuito Carioca de Gim, que leva receitas novas, misturas exóticas e brasileiríssimas feitas com o gim nacional para alguns dos bares mais bacanas do Rio. Anotamos aqui alguns que ficamos com muita vontade de provar:
Meza Bar – Águas de Março: gim, soda de pepino, melão, Grand Marnier, limão e xarope de cumaru.
Irajá Bistrô – Gim da Praia: Gim, mate e limoncello.
Vizinho – Tiki, pero no mucho: gim, xarope de tônica, mel fermentado com gengibre, limão taiti e angostura.
Braseiro – Drink Braseiro: gim, água tônica, zest de limão, tangerina e zimbro.
Quadrucci – Chaveco: gim, suco de limão siciliano, xarope de especiarias (falernum), chá de camomila, mel e baunilha, água com gás.
Quitéria – Doce Balanço: gim infusionado com banana, água de coco, banana desidratada, lascas de coco e capim santo.
Para passar o fim de semana com os pés para cima e com o riso solto!