Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Como montar uma horta em casa: 10 dicas para começar a sua

Como montar uma horta
Foto: Guilherme Leporace

Deixar sua casa mais verde é sinônimo de trazer vida para o seu espaço. As plantas estão, sem dúvidas, em primeiro lugar na lista de aliados para energizar qualquer ambiente.

E não para por aí. Além de espalharem alegria, cultivá-las pode ser um ato terapêutico. É aquele tempo de parar, estar presente, sentir a terra nas mãos, observar a natureza e depositar todo o seu cuidado.

Quando falamos de horta, então, temos mais motivos para você não hesitar na hora de trazer um pouco de verde para seu lar. Pegar uma erva do próprio pé é prático, natural e delicioso. Ter a certeza de onde ela veio deixa seu dia ainda mais único e saudável.

Como montar uma horta

Precisa de mais razões para investir seu tempo nessa atividade? Pois nós lhe damos! Cada tempero tem seus benefícios para o corpo. O hortelã, por exemplo, ajuda na digestão e tem efeito descongestionante. Já a salsinha ajuda os sistemas nervoso, cardiovascular, imunológico, além de trazer mil outras coisas boas para o corpo . O coentro, por sua vez, é rico em cálcio, potássio, magnésio, ferro e manganês.

Isso sem falar do alecrim, do orégano, do tomilho, do gengibre… o que não falta é opção para deixar seu dia a dia mais saboroso e perfumado.

Convencida que não faltam motivos para começar a sua hortinha? Então veja nossas dicas práticas de como montar a sua!

Como montar uma horta

Com toda a certeza, temos muito o que falar sobre todas as potencialidades das plantas na sua casa. Mas sabemos que a maior curiosidade é a de como montar uma horta.

Por isso, convidamos Renata Carijó, coordenadora, educadora e consultora da CARPE Projetos Socioambientais, para dar um passo a passo esperto de como começar a nutrir o seu cantinho verde.

10 passos para você começar sua horta em casa

Como montar uma horta

  1. Comece observando seu espaço e as diferentes condições de luminosidade que ele apresenta. Para cultivar temperos e hortaliças como manjericão, alecrim, orégano, tomilho, precisamos de um período de pelo menos 3 horas de sol por dia. Já algumas raízes como inhame e gengibre aguentam um cantinho de meia-sombra.
  2. Separe um recipiente, seja um pote de plástico, um vasinho que você já tenha, qualquer item que possa ser furado em sua base para que a água possa escorrer por ela e não encharcar o seu solo.
  3. Coloque argila expandida ou pedriscos no fundo do recipiente para fazer a camada de drenagem.
  4. Preencha com terra adubada, aquela terra bem pretinha. Isso fará toda diferença no crescimento das suas plantas!
  5. Plante o que você tem fome de comer. Plante aquilo que você mais usa no seu dia a dia. E nada de colocar cada espécie em um vaso. Assim como na floresta diversas espécies crescem juntas.
  6. Aproveite as sementes dos legumes e frutas que você comeu no dia e coloque na terra. Talvez algumas espécies sejam grande para o espaço que você tem. Mas você pode fazer mudas e plantar depois em outro local.
  7. Agora você vai cobrir o seu solo. Isso mesmo, pegar folhas secas e verdes, picotá-las e cobrir a sua terra até não ter mais nenhum pedaço exposto. Pois isso fará com que seu solo retenha umidade e fique protegido.
  8. Hora de regar! Se seu vaso estiver em um local de muito sol diariamente, talvez você precise regar todos os dias. Afinal, o importante é checar se o seu solo está seco ou não para acabar não regando demais ou de menos.
  9. Depois de um tempo, que será diferente para cada espécie, vem a tão esperada colheita. Muitos de vocês vão ter apego a tão cuidada plantinha e não vão querer colher. Mas o manejo e a colheita vão revitalizar sua planta.
  10. Por último, tenha paciência e não se frustre caso alguma planta não vingue. Afinal, lembre-se que estamos lidando com vida e essas perdas fazem parte.

O que é preciso para montar uma horta

Como montar uma horta

Conhecimento nunca é demais, por isso, nada melhor do que aprender mais como funciona os processos de plantio, de como começar ou aprimorar sua horta em casa. A CARPE pode te dar uma mão na hora de criar seu espaço verde, além de te estimular a ter um contato maior com a terra.

Para você que deseja incluir ou recriar o hábito de plantar, os kits Plante em Casa podem ser uma ótima pedida tanto para quem gosta de temperinhos quanto quem gosta de ervas. Em cada um deles, você recebe de mudinhas de plantas até a matéria orgânica para preparar o solo, vasos e tudo o que for necessário para que sua horta comece com pé direito.

Além de todo o material físico para começar a sua horta, nos pacotes ainda estão inclusos outras formas de aprender ainda mais. Um manual, uma vídeo-aula para maior imersão no processo de plantio, cuidados e uma consultoria com um dos especialistas da CARPE fazem parte do kit.

Conheça mais sobre os kits de plantio, cursos e iniciativas da CARPE clicando aqui. Ter um maior contato com o que vem da terra é sempre uma experiência para lá de enriquecedora. Não há dúvidas que se aprofundar no assunto e ter hábitos mais saudáveis só vai trazer benefícios para seu dia a dia.

Por fim, queremos que você esteja com a mente cheia de ideias para começar sua horta em casa. Mostramos como você vai poder fazer isso e quais as ferramentas disponíveis para dar os primeiros passos. Pois bem, agora é só colocar as mãos na terra e cuidar com carinho das suas plantinhas!

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.