Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Decoração tropical: 4 estilos para apostar na sua casa

Nosso país é extremamente abençoado pelas suas belezas naturais. Vivemos em um clima com características mais tropicais e isso, de algum modo, sempre influenciou as composições brasileiras de arquitetura, decoração e até na moda. 

E esta realidade ainda não mudou. É mais do que permitido, pensando nesse clima e astral, considerar uma decoração tropical para casa. Quer saber como? Então, confira nossas dicas preciosas para adicionar um visual mais do que especial ao seu lar.

Paisagem

Não podemos falar de decoração tropical sem, antes, falar sobre a arquitetura tropical. Sempre que possível, devemos explorar a beleza da paisagem de nosso país. A arquitetura trabalha com grandes janelões abertos para esses cenários, permitindo não apenas ver de dentro de casa a natureza lá fora, mas liberando também a entrada de luz e ventilação natural. E isso tudo deve ser respeitado pela decoração, começando pelo desenho de layout dos ambientes.

Agora, tem mais outra coisa dessa estratégia arquitetônica que influencia a decoração, que é o olhar sensível do projetista, trazendo detalhes dessa natureza para os interiores. Ou seja, as texturas, cores, formas e até espécies de animais e plantas não só podem como devem servir de inspiração para a criação dessa decoração tropical. E é claro que tudo isto pode ser representado de modo orgânico ou abstrato. E ainda vamos falar mais sobre isso.

Cores

Muitas são as cores que saltam aos nossos olhos quando admiramos uma paisagem tropical – tanto tonalidades frias quanto quentes. Claro que podemos destacar duas, que são aquelas que traduzem justamente as duas coisas mais importantes que encontramos nessa natureza, vegetação e água, que é o verde e o azul. E quando falamos de clima tropical, lembramos também do seu calor, por isso as secundárias seriam laranja, vermelho e amarelo.

Todas estas cores que citamos formariam a base desta decoração. Depois, seria importante explorar as complementares, que podem dominar o pano de fundo e até mesmo ajudar a regular a temperatura desses ambientes. Por exemplo, para ambientes onde as cores principais são frias, complementa-se com bege, creme e amadeirados. Já para ambientes de cores quentes, o complemento poderia ser cinza, branco e gelo.

Aqui vão duas dicas importantes. A primeira delas é que, para manter a atmosfera de tranquilidade e frescor do tropicalismo, o recomendável é usar preto, por exemplo, só em pequenos detalhes, com muita sutileza. Segundo, mesmo que cores como amarelo representam bem o tropical, não se deve adicionar demais elementos nestes tons dentro dos ambientes para não aquecê-los além da conta, comprometendo o conforto.

Arte

É claro que o Brasil é rico por sua natureza, mas também por sua cultura. Sempre fomos um povo muito criativo, e herdamos isso através das nossas raízes indígenas e africanas também. O resultado são lindas peças de artesanato feitas com matéria-prima natural extraída da nossa própria terra – quase todas de modo bastante ecológico e sustentável; itens que ficam lindos contrastados com itens com pegada industrial, ornando também um estilo de vida mais urbano. Eis uma lista de possibilidades para você:

  • tramas em bambu e palha;
  • cadeiras suspensas e redes;
  • cestarias;
  • peças em barro;
  • esculturas em madeira;
  • e móveis feitos com peças de troncos e galhos.

 

Natureza

O movimento desta natureza tropical deve ser retratado em toda esta nova decoração da nossa casa. O modo como as peças são posicionadas nos ambientes, ora lembrando o balançar das folhas das árvores e ora o balanço do mar, já pode guiar o nosso imaginário, nos fazendo acreditar que estamos do lado de fora. Os estampados também podem ajudar nisso – como geométricos colocados em sentidos diferentes.

Combina com este estilo de decoração também as estampas com desenhos de plantas – como folhas de palmeiras. E não podemos nos esquecer dos próprios objetos – vasos, jarros e mais – em formato de pássaros, peixes, borboletas, onças e outros animais, além de abacaxis e outras frutas comuns em nossas plantações e florestas. Vale também investir em miniaturas de barcos, cocares e mais coisas que lembrem as atividades dos nossos povos.

Não há nada no mundo como o nosso lar. O tropicalismo é especial e merece ser valorizado e retratado tanto na arquitetura quanto na decoração. Experimente na sua casa e deixe seus ambientes ainda mais interessantes e repletos de detalhes.

 

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.