Jardins à moda italiana
Passeando entre o mar e a montanha italianos, sempre dá tempo (e vontade) de conhecer um pouco mais sobre seus românticos jardins. Quem vem?
Fotos: visittivoli.eu| airimatges.files.wordpress.com | greenparkmadama.it/en/| rocaille.it
Topiária, flores, muitas frutíferas, terraços em diferentes níveis, templos, grutas artificiais, estátuas e, claro, a presença obrigatória da água caracterizam o típico jardim italiano que incorporou, no traçado geométrico, o calor do mediterrâneo e rompeu com a excessiva formalidade de outros estilos.
A topiária aparece de forma parecida com o estilo francês, mas com menor rigidez. Cercas vivas conduzem o visitante a pontos de contemplação principais dentro do jardim, com vistas panorâmicas quase sempre memoráveis, como acontece na Villa Cimbrone e Villa Rufolo ou, muito frequentemente, culminando em espaços com a água como protagonista em fontes, chafarizes ou espelhos d’água.
Fotos: civitavecchiaprivatetransfer.com | Riccardo – Creative Coomons | borghesegardens.com | forums.superherohype.com
Muito comuns também são os jogos de água. Villa D’Este, em Tivoli, é um ótimo exemplo de como esses eles acontecem dentro do jardim italiano, além de ser considerado obras-prima dentro do maneirismo, estilo em que se enquadra.
Aos jogos d’água somam-se o design de floração e de folhagem (perene e caduca) de uma exuberante e variada vegetação, que provoca uma constante transformação do jardim italiano ao longo do ano, explodindo em cores na primavera. À paleta floral se junta as nuances cromáticas das frutas de cada estação – macieiras, romãzeiras, laranjeiras e limoeiros são algumas das árvores frutíferas mais comuns nos jardins de estilo italiano.
Fotos: theslowpace.com + fondoambiente.it
Outra característica destes jardins são os terraços organizados em diferentes níveis, oferecendo diversas experiências e perspectivas dentro do jardim. Caramanchões, arcos, grutas artificiais, templos mitológicos, estátuas de ninfas e deuses, além de outros elementos ornamentais que também surgem como protagonistas.
Tudo bem que fica difícil trazer tamanha grandiosidade para casa, mas vai dizer que não é uma belíssima inspiração? Ou para já escolher o destino da sua próxima viagem, quem sabe até casar com um cenário desses, puro sonho!