O blog da Maria Filó

Da cabeça aos pés: acessórios para completar o look

Os acessórios de moda da temporada remetem ao design e arquitetura imponente de Marrakech. Brincos, colares, sapatos, cintos e bolsas mostram que vão muito além do trivial e transportam você para viagens inesquecíveis. E, claro, cheias de estilo!

Com assinatura ornamental, as bijus abusam de metais com ar de joia para seu look esbanjar elegância. Além disso, os cintos e bolsas da vez também revelam mais sobre os detalhes da Cidade Vermelha.

Em um voo sem escalas, do Marrocos ao Brasil, a coleção especial mostra que o colorido da tapeçaria e de seus hotspots, como o Jardim Majorelle, deixam o visual ainda mais sofisticado.

Não passar despercebida é o mandamento da vez, pois os cristais coloridos, pérolas e pingentes atraem olhares por onde passam. Colares duplos, brincos pendurados e bolsas com detalhes primorosos complementam o look sem fazer esforço e  mostram-se mais versáteis do que nunca.

História dos acessórios

Acessórios de moda
Fotos: Metropolitan Museum Of Art

Os acessórios estão presentes na vestimenta de muitos povos e culturas. Desde sempre, eles possuem diversas funções que vão muito além de elevar o visual. Em muitos povos e religiões, os acessórios servem como objetos de identificação e representação.

Desde a pré-história, os acessórios que na época eram feitos com ossos, serviam como amuletos e outros signos místicos. Já no Egito Antigo, as joias exuberantes marcavam seu vestuário com muito ouro e pedras preciosas. Os egípcios foram pioneiros na arte de criar acessórios e serviram de inspiração para outros povos.

Em algumas culturas como a indiana e a de alguns países africanos, os acessórios fazem parte de grandes cerimônias. Dos casamentos aos eventos religiosos, colares grandiosos, com muitos detalhes coloridos se tornam verdadeiras atrações do local.

Quando o assunto é moda, os acessórios realmente merecem seu posto de honra no visual. Eles são os responsáveis por arrematar a produção e ainda facilitar sua vida, como é o caso das bolsas, por exemplo.

Então vamos lá ver algumas dicas de peças para dar um up no look do dia!

Brincos

Acessórios de moda

Os brincos são alguns dos acessórios que existem há mais tempo no mundo das joias. No topo do look, eles mostram que tamanho nem sempre é documento, já que as pedras, cores e detalhes é que fazem toda a diferença.

Assimetria, franjas e argolas são os highlights das bijus da vez. Versáteis e atemporais, os brincos podem te acompanhar em muitas ocasiões e complementando vários estilos, do casual chic ao comfy.

Femininos, eles roubam a atenção para seu rosto e iluminam você. Ainda podem brincar com a produção, completando a proposta do look ou criando um contraponto interessante.

Colares

Acessórios de moda
Fotos: Reprodução e Maria Filó

O lado ornamental dos acessórios ganha uma dose a mais de elegância com os colares. O pescoço e colo merecem destaque com peças que vão desde correntes compridas até colares elaborados, duplos, coloridos e com bolas.

Por estarem em um local privilegiado no campo de visão, alguns colares viraram verdadeiros ícones. As pedras de Audrey Hepburn em A Bonequinha de Luxo e de Marilyn Monroe em Os Homens Preferem As Loiras marcaram época e são lembradas até hoje.

O colorido de Marrakech chegou aos colares para dar outra vida à peça e ser mais um item que levanta o astral do look. Por aqui, gostamos muito de combinar cores, então, adicionar um colar repleto de tonalidades é a chave para um visual ainda mais vibrante.

Bolsas

Acessórios de moda

As bolsas, companheiras de todos os momentos, aparecem renovadas e com assinatura de obra de arte. Levar seus essenciais com mais bossa e cor é a missão dos modelos da temporada. Úteis e ainda cheias de informação de moda, elas facilitam sua vida, do trabalho ao happy hour.

Os tamanhos variam, mas o lado elegante e utilitário das bolsas não é abalado em nada. Quando falamos de acessórios, a tal liberdade para escolher cores e texturas ganha ainda mais força, já que com eles, vale explorar todos os detalhes.

Portanto, ouse nas combinações e use bolsas coloridas com roupas estampadas, bolsas com tonalidades mais claras com outras peças vibrantes. Use sua criatividade para deixar as bolsas reinarem em conjunto com os outros itens da produção.

Raio X das novas bolsas

Acessórios de moda

Toda em tricô e com uma intársia exclusiva, a bolsa mais parece uma tela. Uma obra de arte para você sair desfilando por aí e transformar qualquer ocasião em exibição. O arremate final fica por conta das alças feitas manualmente com viés do mesmo material.

O desejo das listras migra para a bolsa P&B. Pois é feita de lona de algodão, seu detalhe é de madeira de reflorestamento. A pintura? Feita com tinta à base d’água que não prejudica o meio ambiente.

Sapatos

Acessórios de moda

Os calçados não ficam de fora na hora de dar aquele up (literalmente!) no look. Principalmente os saltos, que sofisticam a produção num piscar de olhos. Destaque para o toque naturalista da madeira e a palha, que criam um contraponto interessante com os toques metalizados das bijus.

E como as novidades sempre estão no nosso radar, vale trazer ao pódio fashion a sandália branca. Atual e versátil, ela empresta viés clean a qualquer produção, seja qual for a cor protagonista. Ou até mesmo a um look total branco, por que não?

Além deles, amarrações e trançados elaborados, por exemplo, fazem toda a diferença no visual. Tons neutros arrematam a composição e ainda agilizam sua vida. Descomplique sem abrir mão da elegância!

Cintos

Acessórios de moda

Cinto muito! Não, nós não escrevemos a expressão errada. Os cintos da temporada ganharam toques especiais diretos de Marrakech e merecem a devida atenção. A arquitetura local e os tons que lembraram algumas especiarias, como a páprica, revelam um lado mais inusitado do acessório.

Seja para acinturar vestidos, saias, calças ou shorts, o cinto saiu de sua zona de conforto e quer assumir o topo do visual. Para combinar, não existe muito mistério, mas nossa dica prática e rápida é: entender a paleta de cores que você vai usar e escolher o cinto.

Mas como a peça cada vez mais ganha toques elegantes e imponentes, o caminho inverso pode acontecer. Deixe o cinto dar sua palavra de ordem e a partir dele você combinar as roupas.

De coadjuvantes a protagonistas

Acessórios de moda

Aliás, esse truque de coordenar cores, proporções e tamanhos vale para qualquer acessório. Eles podem ditar quais tonalidades e roupas você escolher. Os acessórios não só complementam o visual, as peças têm um papel importante. E vimos que isso vem desde a pré-história. Então uma boa ideia é eleger sua bolsa, sapato, bijus e cinto para, depois, escolher as peças de roupa. Que tal inverter a ordem? Eles merecem!

Moda é inspiração e a nossa veio direto de Marrakech para os looks da temporada. Dos acessórios às roupas, experimente usar peças que contem uma história, mostrem referências de algum lugar, estilo e sinta o vestir de uma forma diferente. Transforme a hora de criar seu look em um momento especial e divertido.

  • Tags

  •     Shape alinhado, estruturado e elegância de sobra, essa é...
    saiba mais
  • Pensou em tricô feminino, pensou em Maria Filó. As tramas fazem parte ...
    saiba mais
  • Praticidade, versatilidade, coringa para todas as horas… Consegu...
    saiba mais
  • compartilhar post

    posts relacionados

      MARIA FILÓ © 2017 Todos os direitos reservados.