Molhos saudáveis
Pegando um gancho no post anterior, que tal algumas dicas de molhos para agregar sabor e saúde às massas e peixes? A grande maioria dos molhos é calórica e, quando industrializada, ainda pior, já que vem carregada de conservantes e sal. Os melhores molhos são aqueles feitos com ingredientes naturais, como ervas frescas, especiarias, vegetais e azeite de oliva.
Molhos à base de iogurte podem até ser magros, mas vão atrapalhar a absorção de ferro, mineral fundamental para prevenir e tratar a anemia, disfunção comum em mulheres. Vegetais verdes escuros, brócolis, feijão e carnes são boas fontes de ferro, mas quando consumidos na mesma refeição que alimentos ricos em cálcio (como leite, queijo e iogurte), não conseguimos absorvê-lo. Nesse contexto, sugiro algumas opções de molhos que podem acompanhar tanto massas quanto peixes:
- Pesto: opção saudável, feito com azeite, oleaginosas e manjericão. Quem está controlando o peso deve moderar na quantidade.
- Sugo: um dos molhos menos calóricos e mais saudáveis. Leva tomate, alho, cebola, azeite e manjericão.
- Bolonhesa: contém os mesmos ingredientes que o molho sugo, além de carne moída e vinho tinto seco. Para o molho ficar mais saudável, basta escolher cortes de carne magros, como patinho e alcatra.
- Frutos do mar: feito com camarão, lula, mexilhão, vôngole, tomate e alho. Contém baixas calorias ao mesmo tempo que é rico em proteína, iodo e zinco, nutrientes importantes para a saúde. Mas atenção: se você tem alergia a frutos do mar ou luta contra o colesterol alto, deve fugir dessa opção.
- Puttanesca: a receita original é feita com azeite extravirgem, alho, pimenta dedo de moça, anchovas, tomates, alcaparras e azeitonas. Para deixá-la mais saudável, basta reduzir o teor de sódio, deixando as azeitonas e alcaparras de molho na água filtrada e drenando as anchovas em uma peneira para eliminar o excesso de sal e óleo, além de não usar sal durante o preparo.
- Alho e óleo: para deixar esse molho perfeitamente saudável, basta usar azeite no lugar do óleo, adicionar alguns vegetais como brócolis picado e cenoura ralada por exemplo e, claro, alho… muito alho!
Buon appettito!