Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

So much beauty in the world

 

Maria Canto

Sabe aquela cena clássica do filme Beleza Americana, com um plástico voando junto às folhas caídas das árvores? Ela resume bem a visão da Maria Canto sobre a vida. Para nossa gerente de branding, há muita beleza no mundo, por todas as partes. Voyeur que se atenta à cada detalhe, ela nutre essa forte relação com a estética desde que se entende por gente. Nascida numa família amante da arte, formas e cores, Maria nos empresta o olhar artístico todos os dias.

Essa veia estética é de sangue, mas também dos astros. Com ascendente em Touro, ela se entrega aos prazeres visuais de corpo e alma. Não à toa, o cinema é sua grande paixão, tanto que sempre achou que fosse trabalhar com a sétima arte. A moda entrou na sua vida de repente e acabou a conquistando. E quando tem emoção, Maria não resiste. Ariana, é passional, afetuosa e enérgica. Talvez por isso, o estilo musical que tem escutado é latino, com ritmos animados e calientes.

Que nunca falte paixão e beleza na vida da Maria!

Maria Canto 3

Como começou sua carreira? Conta um pouco sobre o caminho que você percorreu até aqui.
Eu tenho paixão por cinema, achei que fosse trabalhar com isso. Fiz comunicação, estagiei em agência, canal de TV, depois fui para uma produtora grande de cinema e publicidade. E nas horas vagas, quando eu precisava de grana, trabalhava em loja, fazia bico de vendedora. Eu vendia bem, a carreira deu certo, e logo me encantei pela moda. Fui chamada para ser do departamento de marketing na marca onde eu trabalhava. Amei e nunca mais quis saber de cinema e TV para trabalhar, virou só hobbie.

O que você mais gosta em trabalhar com moda? Sempre se imaginou fazendo isso?
O que eu amo na moda é que ela é muito dinâmica. Eu acho uma das maiores formas de expressão. Eu sabia que queria fazer comunicação, preciso trabalhar com gente, em grupo, com contato pessoal. Acho que a moda combina tudo isso. Para quem gosta de pessoas, comunicação, psicologia, comportamento e movimentos humanos, acho que a moda é uma ótima opção de carreira. Não me imagino trabalhando numa coisa parada e a moda é muita coisa ao mesmo tempo. Adoro isso.

Maria Canto
Nada como ter avós inspiradores. Maria bem sabe!

Como é a sua relação com a moda?
A minha relação com a moda vem desde pequena e eu diria que tenho uma relação com a estética desde que eu nasci, é uma coisa de família. A minha avó fazia roupa, teve uma grife nos anos 60, 70, era pianista e desenhista. A moda sempre fez parte do convívio da nossa família. Tenho familiares ligados à arte. Meu avô foi arquiteto, diretor de museu, por isso sempre convivi com estética. A moda é natural para mim. Sempre tive intimidade com cor e forma. Poderia ser outra coisa ligada à estética, talvez arquitetura, mas é a moda. Ela me escolheu. Curioso que meu pai é um cara que gosta de moda, mais do que a minha mãe. Meu pai, meu tio, filhos desses avós, usam calça e sapato colorido, blusa estampada. Sempre foram para frente, nunca caretas. Meu pai sempre me deu roupa legal, ele tem olho. Meu irmão também.

Como define seu estilo? O que ele diz sobre você?
Não sei se tenho um estilo definido… Sou casual, clássica, equilibrada. Gosto de minimalismo, mas não sou reta. Do estampado, mas numa certa quantidade. A delícia da moda é que um dia você está romântica, no outro você quer sair para jogo, tem dias que você está colorida, alegre, no outro nem tanto… A moda é uma amiga. É muito gostoso poder escolher um mood. Acho que sou simples, não gosto de excessos. Menos é mais.

Quais são as principais características que você destaca na sua personalidade?
Eu sou muito Áries, meu signo. Impulsiva, amiga, extrovertida, afetuosa. Se pudesse, seria menos ansiosa. Mas também sou muito Touro, meu ascendente. Sou o equilíbrio entre os dois signos. Gosto de rotina, trabalho duro, dos prazeres da vida. O Áries levanta esse Touro e esse Touro abaixa esse Áries. A lua é em Escorpião. É tudo bicho. Eu não tenho ar, isso é interessante. Sou bem pé no chão.

Como elas te ajudam a trabalhar com nosso universo?
Touro é muito estético, é dos prazeres, é da comida. Isso ajuda no meu trabalho. A facilidade em comunicação também. Uma coisa que fala muito de mim é que eu nunca quis ser estilista. Gosto de marca, da criatividade de uma outra maneira, da imagem que melhor vai representar, do texto, em tudo. Somos tão criativos quanto quem cria a roupa. Amo toda a parte de branding. As histórias que vamos contar, a vida que cada produto tem. Esse lado B enorme por trás de uma roupa. Também adoro o trabalho de gestão. Os caminhos, os processos, trabalhar em equipe.

Maria Canto 1

O que você gosta de fazer nas horas vagas?
Cinema, música. Sou uma DJ frustrada (risos), adoro fazer playlist, comer. Não sou cozinheira, mas amo comer. Um dos programas que mais gosto. Filme e comida.

O que tem visto, escutado?
Os últimos que vi e adorei foram “Juventude”, do Sorrentino, o do Tom Ford, o “Animais Noturnos” e “A Bigger Splash”. Gosto muito de cinema francês porque fala de relação humana. Adoro filme com histórias possíveis. Gosto de cinema argentino também. E em relação à música, sou muito ampla. Gosto de quase tudo. Estou numa fase latina, ritmos animados para dançar, calientes.

O que te inspira na vida?
Pessoas, gente. Se eu estou triste, gosto de sair na rua e ver gente. Se estou feliz, gosto de compartilhar com gente. O humano me inspira.

Não gosta de ficar sozinha?
Adoro ficar sozinha, moro só há alguns anos. Mas vejo filme, mesmo que fale de solidão. Sou muito observadora. Adoro viajar sozinha, comer sozinha, mas vou ficar num restaurante de vouyer, vendo o mundo. E vou achar bonito, me emocionar. Sabe aquela cena do plástico voando no Beleza Americana? “There is so much beauty in the world”. Entendo completamente isso. Você pode estar sozinho e não se sentir só. Tem pessoas que vivem acompanhadas e são solitárias. O mundo está dentro de mim.

Da onde você acha que vem seu senso estético? Quais são suas referências?
Do berço. Tive referências e gostei desse assunto. Casou. Poderia não ser. Meu irmão teve as mesmas referências e trabalha com logística. Mas é músico nas horas vagas. Cada um pega suas referências e transforma.

Poderosa ou emponderada? Emponderada.
O mundo é seu ou você é do mundo? Eu sou do mundo.
Mídi ou longo? Curto.
Preto ou branco? Preto no branco.
Calor do deserto ou frio da neve? Calor.
Cacto ou flor? Flor.
Jazz ou blues? Os dois são uma maravilha.
Salto ou solto? Solto.
Art Déco ou Art Nouveau? Art Déco.
Real ou surreal? Real.
Eu mudo a moda ou a moda me muda? Os dois.
Sem dor ou sem pudor? Sem pudor.
Meu lugar no mundo é… Minha casa.
Instagram ou Facebook? Facebook.
The Beatles ou Rolling Stones? Rolling Stones.
Liso ou estampado? Os dois.
Cara lavada ou maquiada? Lavada.
Ella Fitzgerald ou Billie Holiday? Escolha de Sofia. Acho que Ella.
Listras ou poá? Poá.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.