Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Maria Filó + Sistema B

A Maria Filó tem orgulho em anunciar que é uma empresa certificada pelo Sistema B.​ O Sistema B, ou B Corp, é uma iniciativa que busca promover um novo modelo de negócios, no qual as empresas buscam o equilíbrio entre fins lucrativos e impacto positivo na sociedade e no ambiente. Empresas certificadas como B Corps demonstram um compromisso com a responsabilidade social e ambiental. Por isso, elas passam por rigorosas avaliações que avaliam seu desempenho em áreas como governança, trabalhadores, comunidade, clientes e meio ambiente.

Essas empresas buscam não apenas maximizar lucros, mas também contribuir para a construção de um mundo mais sustentável e justo. Portanto, o Sistema B representa uma abordagem inovadora que visa transformar o paradigma tradicional dos negócios. Além de seguir em direção a uma economia mais consciente e responsável.

Maria Filó e o Sistema B

Muitos anos de preparo, 6 meses de auditoria e 310 questões respondidas, que incluem governança, time da marca, comunidade, meio ambiente e clientes. Foi assim que conquistamos o selo desse movimento global de empresas que​ busca o desenvolvimento socioambiental.

​Para conseguir a certificação, tivemos muitos avanços internos. Entre eles, a parceria com a EuReciclo, nos tornamos Carbono Neutro, ganhamos o título de Great Place to Work, garantimos o selo ABVTEX em nossa cadeia. Também caminhamos​ na direção de ter nossas lojas abastecidas por energia solar, nos conectamos à Rede Asta, avançamos em políticas de sustentabilidade, equidade e inclusão, segurança do trabalho. Além de termos criado o censo de diversidade e o código de ética.​ E estamos só começando.

​Iniciativas socioambientais

Algumas das nossas iniciativas contribuíram para a nossa certificação. Desde o carbono neutro até a Rede Asta, estamos sempre em busca de evoluir no que se refere à ESG. Afinal, queremos seguir sendo agentes de transformação na moda e na sociedade.

Rede Asta

Pensa só numa iniciativa linda, que além de capacitar 10 mil mulheres a serem donas dos próprios negócios, ainda diminui o impacto negativo no meio ambiente. Sua missão é dar um novo destino para os retalhos de tecido da Maria Filó. As artesãs reaproveitam aparas com todo carinho e talento, transformando o sonho da independência financeira em realidade.

Carbono Neutro

Com o objetivo de compensar a emissão de CO2 causado pelo deslocamento do nosso time, matéria-prima e peças, investimos em energia solar, que é limpa e renovável, através de crédito de carbono.

EuReciclo

Desde 2018, em parceria com a Eureciclo, compensamos todos os volumes de sacola, papelões e papéis de seda utilizados. Em 2022, mais de 64 toneladas foram recicladas.

Energia solar

Hoje, 12 lojas da Maria Filó são abastecidas por painéis solares. Até 2025, nossa meta de usar 100% de energia renovável nas unidades administrativas e fabris.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.