Maria Filó Blog | Dicas e Inspirações de Moda
  • Facebook-2023
  • Instagram_2023
  • Spotify_2023
  • Pinterest_2023
  • Youtube_2023
  • Tik-Tok

Dossiê do tricot: saiba tudo e veja looks com a trama

Pensou em tricô feminino, pensou em Maria Filó. As tramas fazem parte da nossa história e também da sua. Mas o que torna essa técnica tão especial? Por que gostamos tanto dela? Como reconhecer os tipos de tricot e como cuidar deles?

Hoje vamos mergulhar a fundo no tema e explicar tudo que envolve o universo da criação dessa querida trama. Prepare-se para sair dessa aula de tricot pronta para gabaritar qualquer lição de estilo!

Para começar: o que é o tricot? É uma técnica de entrelaçar fios com primor. Ele faz parte da história da indumentária há muito tempo. Tricotar presente e passado une técnicas milenares de criação de tramas. Mas hoje ele ganha novas releituras e surge mais moderno que nunca. Criado com tecnologia de ponta, o tricô sabe como ninguém unir passado e presente com muito estilo.

 

Maria Filó & tricot: uma história de afeto

Como falamos acima, desde 1997, o tricô é nosso fio-condutor. Ele compõe nossas tramas-desejo e inspira ainda mais seus dias. Para nós o tricô tem um ar especial, faz parte do nosso DNA e conta parte da história da Maria Filó.

A combinação entre técnicas avançadas e procedimentos sofisticados nos possibilitam explorar ainda mais as possibilidades na criação de tricôs para vários momentos. Todas as nossas roupas de tricô feminino são criadas 100% no Brasil.

Mas claro que para o resultado ser ainda mais especial, o tricô também ganha o toque de uma equipe afiada que cuida dos detalhes com todo apuro. E garantimos, essa equipe envolve profissionais de várias áreas do processo.

Além de um time de 5 pessoas, entre estilistas, compradora e assistentes, profissionais especializados em tecelagem, como programadores, tecelões, costureiras e remalhadeiras, são aqueles responsáveis pelos acabamentos mais delicados e que merecem cuidado.

Tipos de tricot

Tricô feminino
Foto: Maria Filó

O tricô por si só traz muita história, remonta grandes marcos sociais e mostra que toda sua complexidade envolve processos delicados. Mas existe apenas um único tipo de tricô? Nada disso, existem vários e nós queremos que você conhece cada um deles.

Intársia

O termo parece muito diferente, mas certeza que você já viu um ou até mesmo tem uma peça com intársia. Ela é uma técnica usada para a elaboração de tecidos com várias cores. O mecanismo tem um trabalho tão preciso que, muitas vezes, o ponto do tricô cria uma imagem que parece real, com um quê de obra de arte.

A intársia trabalha com blocos de cores que compõem diversas formas e desenhos. Essa simetria perfeita é o destaque das peças que são feitas a partir dessa técnica. Por isso, uma roupa em intársia é não falha no quesito adicionar uma dose mais elaborado e interessante ao look tricotado.

Jacquard

O jacquard foi criado em 1801 pelo francês Joseph-Marie Jacquard. Criada a partir de formas de entrelaçamento bem complexas num tear de cala, a técnica seleciona fio a fio de acordo com suas cores. Criando, assim, um tecido mais resistente e de grande durabilidade.

Seus fios entrelaçados criam seus desenhos, ou seja, não existe jacquard estampado. Todas as figuras representadas nas peças que usam a técnica são feitas com suas próprias tramas.

Os destaques do jacquard são seus desenhos e padronagens. Eles chamam atenção por serem os responsáveis por um toque a mais de elegância a mais no visual e até mesmo na decoração.

Rendado

Um encontro de técnicas e fios que resulta em peças repletas de beleza. Esse match perfeito é composto pelo tricô rendado.

A renda que tem história para contar, já que foi criado há muito tempo atrás, no século XVI. Ela surgiu na Europa, mas logo atravessou os mares e chegou ao Brasil junto com os portugueses.

As tramas elaboradas do tricô se unem à renda para criar roupas delicadas de ver e de sentir. Essa dupla poderosa traz aquela sensação gostosa de um abraço leve.

Lurex

O tricô também sabe brilhar, literalmente falando. Quando os fios metalizados do lurex acompanham as tramas tricotadas, o selo shine da vez é garantido com muita vivacidade.

Não existe um período exato para o début do lurex na moda, mas no século XIII, já existia uma produção intensa desses fios. Na época, ele chamou atenção por seus banhos de ouro e prata, o que tornavam o lurex ainda mais precioso. Não existe um período exato para o début do lurex na moda, mas no século XIII, já existia uma produção intensa desses fios. Na época, ele chamou atenção por seus banhos de ouro e prata, o que tornavam o lurex ainda mais precioso.

Os fios metálicos não passam despercebidos no visual e colocam a mesmice de canto. Seja nos looks para o dia, até no trabalho ou à noite, glamour e brilho em primeiro lugar. Os fios metálicos não passam despercebidos no visual e colocam a mesmice de canto. Seja nos looks para o dia, até no trabalho ou à noite, glamour e brilho em primeiro lugar.

Canelado

O tricô canelado alia conforto e elegância em uma fórmula quase mágica. Isso porque seu toque mais macio e o caimento mais sequinho se destacam sem esforço.

Por ser uma combinação que trabalha com técnicas mais easy, suas roupas transitam com estilo entre as produções mais casuais e as formais. Além disso, são grandes coringas e podem atravessar temporadas compondo os mais diferentes looks.

Sua principal marca é a mescla entre texturas com nuances em relevo e outras mais baixas. Assim, ele ganha um perfume mais esportivo e, ao mesmo tempo, sensual, já que se ajusta bem à silhueta.

Trama aberta

Tricô ventilado? Sim, isso é possível! As tramas mais abertas são as queridinhas de peças de tricô mais leves como cardigans e blusas.

Os fios dessa técnica se unem para que as roupas fiquem mais frescas e com aquele ar primaveril e fresh que é delicioso de sentir. Por isso, nada de abandonar o tricô nos dias mais quentes, as tramas abertas são a alternativa para que ele esteja no seu dia a dia.

Como cuidar do tricô

O tricô merece cuidados especiais desde à sua lavagem até a hora de guardar a peça no armário. Isso porque suas tramas são complexas e na maioria dos casos bem delicadas. Portanto, toda a atenção é necessária para que sua roupa de tricô tenha vida longa.

  • Lave sua peça sempre à mão;
  • Não deixe de molho;
  • Na hora de pôr a roupa para secar, opte por deixá-la deitada e não pendurar.
  • Evite encostar em objetos pontiagudos. Eles são grandes vilões das tramas e podem estragar seu look.
  • Não use roupas de tricô com bolsas que puxam fios, como as de palha, por exemplo.
  • Guarde as roupas dobradas. Os saquinhos que vêm com as peças são perfeitos para isso.

Direto do túnel do tempo

Tricô feminino
Fotos: sheepandstitch.com

Não existe uma data certa para marcar a origem do tricô. Mas acredita-se que as tramas deram o ar de sua graça desde o período a.C, ou seja, há muito tempo. Fizemos uma investigação para saber quando o primeiro tricô veio ao mundo.

Segundo estudos, ele surgiu no Egito, já que uma das primeiras peças criadas com a trama, um par de meias, foi encontrado lá. Na época, o entrelaçamento dos fios era feito de forma bem rústica com madeira e ossos.

A arte imita a vida. Essa famosa frase também se aplica à trajetória do tricô. Ainda no Egito Antigo, a famosa obra Odisseia, coloca o tricô como um de seus personagens principais.

Tricô feminino
Imagem: Reprodução

Isso porque ele adianta uma realidade que viria acontecer muito tempo depois. As mulheres se reuniam para tricotar enquanto esperavam seus maridos voltarem da Primeira Guerra.

Penélope, uma das personagens de destaque da obra, espera o marido Ulisses regressar, passa o dia tricotando uma peça que à noite é desfeita, adiando assim a ordem do seu pai para que ela eleja seu novo pretendente.

Tricô feminino
Imagens: Tricô Cursos

Mais história

Na Europa, os belgas foram os pioneiros em usar a técnica e logo que chegou até os ingleses. As mulheres da época usavam o tricô para confeccionar cachecóis e outras roupas para protegerem elas e suas famílias do rigoroso frio das regiões onde viviam.

Muitos anos depois, ainda na Inglaterra, em 1589, William Lee inventou a primeira máquina de tricotar. Seu invento foi um marco para a época e impulsionou ainda mais a arte de tricotar. Já no século 20, a moda abraçou definitivamente o tricô e ele nunca mais saiu de cena.

O tempo passou e as técnicas de tricô foram aprimoradas e novos modos de unir os fios também surgiram. Portanto, o ar handmade ainda permanece, mas a tecnologia também tem sua contribuição de peso no processo.

Agora que você já recebeu seu certificado de especialista em tricô, que tal adicionar peças com as tramas nos seus looks do dia? Temos uma seção exclusiva no nosso site para você conferir modelos tricotados para lá de elegantes.

compartilhar post

MARIA FILÓ © 2024 Todos os direitos reservados.